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Dafra lança Super 50, uma 'cinquentinha' barata e econômica

<b>Dafra Super 50 chega mirando público de baixa renda e distante dos grandes centros</b> - Divulgação
<b>Dafra Super 50 chega mirando público de baixa renda e distante dos grandes centros</b> Imagem: Divulgação

Da Infomoto

11/08/2010 19h41

De olho nos motociclistas com renda mais baixa que precisam de um meio de locomoção, a Dafra acaba de lançar a Super 50. Os principais argumentos de vendas deste novo ciclomotor -- veículo de duas rodas de até 50cc -- são preço mais acessível, baixo consumo de combustível e agilidade para percorrer pequenas distâncias em trechos urbanos. A "cinquentinha" custa R$ 3.390 e, segundo o fabricante, roda cerca de 50 km com um litro de gasolina.

Para alavancar as vendas, a marca aposta na regulamentação de diversos municípios brasileiros, nos quais não é preciso emplacar os ciclomotores. Ou seja, é um gasto a menos para o piloto. A previsão da Dafra é vender 10 mil unidades da Super 50 já no primeiro ano de sua comercialização. Segundo a marca, o público para este tipo de veículo não está nos grandes centros, mas sim nas cidades mais afastadas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Mas, para pilotar este tipo de veículo, o condutor deve ter mais de 18 anos, uma Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A.

Polêmicas legislativas à parte, a Super 50 na realidade é um "downgrade" da Super 100. O diferencial fica por conta dos piscas menores na Super 50, o adesivo no tanque e, é claro, a motorização. O ciclomotor da Dafra está equipado com um propulsor monocilíndrico de 49,5 cm³ de capacidade, quatro tempos e duas válvulas, que foi instalado de forma horizontal. O motor oferece potência máxima de 3 cv a 8.400 rpm e torque máximo de 0,285 kgfm a 4.800 rpm. O câmbio tem quatro marchas e embreagem centrífuga automática: basta pisar no pedal para trocar de marcha.

Em função de seu desempenho, o veículo tem características estritamente urbanas e a velocidade máxima não passa de 50 km/h. O consumo de combustível é outro ponto forte do produto. Em testes realizados pela montadora, o pequeno ciclomotor chegou a fazer 53 km/l. Com um tanque de dez litros de combustível, a autonomia pode chegar a cerca de 500 quilômetros.

Para atender à legislação dos ciclomotores, o módulo CDI (Ignição por Descarga Capacitiva) efetua o corte da ignição do motor pela rotação equivalente a velocidade de 50 km/h, independentemente da marcha acionada. "Ou seja, no caso da Super 50 o sistema realiza o corte de ignição em função da marcha engatada, aproveitando o máximo de torque e respeitando a legislação", explica Victor Trisotto, diretor de desenvolvimento da Dafra Motos. Por exemplo, se o motor estiver em quarta marcha, o corte é feito a 7.800 rpm. Entretanto, se estiver em terceira marcha, o corte ocorre a 9.800 rpm. "Com esse sistema, o motor da Super 50 apresenta um ganho de cerca de 10% na potência", garante Trisotto.

A Super 50 tem sistema de catalisadores e de alimentação que a enquadram nas exigências da legislação nacional. Por isso o nível de emissão de CO2 do modelo está 65% abaixo do limite máximo estabelecido, e a emissão de NO (óxido de nitrogênio) e hidrocarbonetos está 26% abaixo do limite.

CICLÍSTICA E PREÇO
Com estilo retrô das motos street dos anos 70 e construída sobre um chassi monobloco estampado, a Super 50 conta com receitas tradicionais na suspensão e nos freios. Na dianteira, garfo telescópico e, na traseira, sistema bichoque, com ajuste na précarga da mola. Ambas as rodas contam com freio a tambor. O ciclomotor, que pesa 94 quilos, está calçado com pneus nacionais Rinaldi de medidas 2.50 - 17.

Completo para a sua categoria, o painel de instrumentos traz hodômetros total e parcial, indicadores de direção, conta-giros e indicador de seleção de marchas. Além de partida elétrica, embreagem automática com acionamento centrífugo, pedaleira fixada à balança e bagageiro.

Disponível nas cores preta e vermelha, as vendas da Super 50 começam já em agosto. O preço público sugerido de R$ 3.390 é R$ 600 mais baixo que o da Honda Pop 100, que custa R$ 3.990. O novo modelo também pode ser adquirido pelo Consórcio Nacional Dafra, em plano de 60 meses, com parcelas a partir de R$ 71,45. (por Aldo Tizzani)