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Feita em fibra de carbono e titânio, NCR Millona16 tem mais de 200 cv de potência

Supermoto é pouco para descrever a NCR M16. Em diversos aspectos, ela supera até os protótipos da MotoGP - Divulgação
Supermoto é pouco para descrever a NCR M16. Em diversos aspectos, ela supera até os protótipos da MotoGP Imagem: Divulgação

Da Infomoto

01/08/2010 10h00

Você já imaginou uma moto na qual a grande maioria das peças -- parte mecânica, motor e chassi -- fosse fabricada com materiais de última geração como, por exemplo, fibra de carbono e titânio? Isso sem falar em um design inconfundível e na tecnologia embarcada vinda diretamente dos protótipos usados no Campeonato Mundial de MotoGP -- categoria máxima da motovelocidade mundial. Assim é a italiana NCR Millona16 equipada com motor que poder gerar mais de 200 cv de potência máxima. Além de utilizar os sistemas mais modernos da atualidade em termos suspensão e freios. O modelo exclusivo, montado apenas sob encomenda, é fabricado em Bolonha, Itália.

Apesar de rodar com desenvoltura pelas paisagens européias, a NCR M16 tem DNA proveniente dos modelos de competição. Só para se ter uma idéia da sofisticação tecnológica inserida neste projeto, esta superbike italiana conta com controle de tração, três diferentes mapas de resposta do motor, suspensões reguláveis e até telemetria.

MOTOR E CICLÍSTICA
Com o objetivo de construir uma moto de alto desempenho, oferecendo aos amantes da velocidade uma máquina mais próxima dos modelos utilizados na MotoGP, a NCR apostou todas suas fichas na alta tecnologia, qualidade e desempenho. Para dar vida ao modelo, nada melhor que um coração italiano, que pulsa em altos giros. A empresa, fundada em 1967, adotou na NCR M 16 o motor Ducati usado na superesportiva Desmosedici 16RR, que conta com sistema de comando de válvulas Desmodrômico e já foi utilizado na MotoGP. O câmbio tem seis velocidades e a embreagem traz sistema deslizante. Já o escapamento, por exemplo, foi construído inteiramente em titânio. A saída do escape, em forma retangular, está posicionada no meio da rabeta.

O peso reduzido da superbike italiana -- 145 kg -- se deve a utilização de muitas peças fabricadas em materiais nobres. Segundo a empresa, a NCR M16 é mais leve do que uma moto de MotoGP! Só para comparar, a Yamaha M1 de Valentino Rossi pesa 150 quilos e também tem mais de mais 200 cv de potência máxima.

Apesar dos números de desempenho -- potência e torque -- não serem divulgados pelo fabricante, o que impressiona é a relação peso/potência (145 kg / 200 cv). Ou seja, 1,38 cv por quilo. Com certeza a NCR M16 é uma das motos de rua que impressiona por esta combinação de números. Só para comparar, a Yamaha YZF-R1 tem 0,98 cv por quilo.

Para ancorar a parte ciclística, a moto conta com um chassi confeccionado em fibra de carbono. O garfo telescópico invertido (upside-down) da grife Öhlins é ajustável e conta com tubos de 43 mm de diâmetro. Na traseira, monoamortecedor também Öhlins completamente ajustável.

Agora o que chama a atenção mesmo é o sistema de freios. Os dois discos Braketech de 320 mm de diâmetro são fabricados em compostos cerâmicos. Já as pinças são Brembo e fixadas de forma radial, com quatro pistões em titânio. O freio traseiro também conta com disco cerâmico de 220 mm. A moto está equipada ainda com rodas de fibra de carbono, calçada com pneus Metzeler Racetec nas medidas 120/70 R 17 (D) e 190/55 R 17 (T).

Para completar, a carenagem frontal, o tanque e o banco traseiro foram todos concebidos e fabricados pela NCR em fibra de carbono, utilizando a tecnologia e processos de fabricação avançadas para minimizar o peso, muitos deles utilizados na Fórmula 1. O projeto simples e funcional é assinado pela Ippoliti. Enfim, uma moto especial, para pilotos especiais e com a conta corrente bastante recheada! A NCR não divulga o preço desta jóia, mas certamente fica acima dos 50 mil Euros. (por Aldo Tizzani)