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Sundown Motard 125 tem potência menor, mas visual é diferenciado

<b>Sundown Motard 125 tem preço acessível (R$ 7.240) e estilo para se destacar na cidade</b> - Gustavo Epifanio/Infomoto
<b>Sundown Motard 125 tem preço acessível (R$ 7.240) e estilo para se destacar na cidade</b> Imagem: Gustavo Epifanio/Infomoto

Da Infomoto

11/06/2010 18h33

Quando foi lançada em 2007, a Sundown STX 200 Motard causou euforia no mercado. Afinal, o modelo foi a primeira motocicleta supermotard original de fábrica a ser vendida no Brasil. Antes dela, quem gostava do estilo tinha que se contentar em comprar uma moto trail e transformar o modelo. Com o sucesso da categoria, o mercado cresceu e outras fábricas entraram na onda das supermotards. A Yamaha lançou a XTZ 250 X e a XTZ 125 X, e a Kawasaki lançou a D-Tracker X 250, só para citar os modelos de baixa cilindrada.

Porém, com a entrada em vigor do Promot 3 (o atual padrão de emissão de poluentes para veículos), em 2009, a Sundown teve que fazer adaptações em sua pioneira supermotard de 200 cm³. No Salão Duas Rodas 2009, em outubro do ano passado, a marca apresentou uma supermotard 125 cm³, aposentando o modelo anterior, mas não o carburador. Porém, os principais diferenciais e qualidades da linha continuam no novo modelo, agora chamado somente de Motard 125.

Assim como no modelo anterior, a nova Sundown 125 é vendida em versão única, bastante completa. São itens de série o freio a disco na dianteira e a partida elétrica. As cores disponíveis também são iguais, preta ou prata. Com preço sugerido de R$ 7.240, o novo modelo também ficou mais acessível -- o modelo de 200 cm³ custava cerca de R$ 9.000.

FICHA TÉCNICA: Sundown Motard 125

Motor:Monocilíndrico, OHC, 124,5 cm³, refrigeração a ar, quatro tempos.
Potência máxima:10,87 cv a 9.500 rpm.
Torque máximo:0,86 kgfm a 7.000 rpm.
Alimentação:Carburador.
Câmbio:Cinco marchas com embreagem multidiscos banhada em óleo. Transmissão final por corrente.
Suspensão:Dianteira por garfo telescópico invertido (190 mm de curso); traseira por balança mono-
amortecida (190 mm de curso).
Freios:Dianteiro com disco de 241 mm de diâmetro com pinças de dois pistões; traseiro a tambor de 130 mm de diâmetro.
Chassis:Berço duplo.
Dimensões:2.060 mm x 830 mm x 1.110 mm (C x L x A); 1.400 mm (entre-eixos); 210 mm (altura do solo).
Peso:118 kg.

ESTILO SUPERMOTARD
O estilo supermotard, ou supermoto, nasceu nos anos 1970 em uma corrida que continha trechos de asfalto e terra. Os modelos mais usados eram motocicletas de motocross com pneus de rua e rodas com aro de 17 polegadas. Com essa configuração e ajustes nas suspensões, era possível fazer curvas no asfalto com extrema rapidez. Não demorou muito para que o motard chegasse às ruas. Com suspensões de longo curso é possível absorver buracos e valetas das ruas. Já os pneus de rua garantem tração máxima no asfalto e melhor inclinação em curvas.

A Sundown Motard 125 é equipada com rodas aro 17 de alumínio pintadas de preto. A suspensão dianteira é do tipo invertida (upside-down) com 190 mm de curso, enquanto a traseira tem balança monoamortecida, com os mesmos 190 mm de curso -- números que ajudam na absorção de impactos, tanto passando rápido por um buraco ou lentamente por uma lombada, mostrando que sua origem trail não foi deixada de lado. O disco de freio dianteiro é do tipo wave e o flexível é revestido com malha de aço Aeroquip, melhorando tanto o visual quanto o poder de frenagem.

O estilo que sempre foi o ponto forte do modelo permanece inalterado, até mesmo com a lanterna de LED que continua no modelo 125. O painel é o mesmo do modelo antigo, herdando conta-giros -- um diferencial para a categoria --, mas também a fraca iluminação e a falta do marcador de combustível.

CICLÍSTICA E MOTOR
As qualidades ciclísticas foram diretamente “aproveitadas” do modelo 200 cm³. A nova moto contorna curvas com facilidade, e consegue driblar o trânsito sem grandes dificuldades. Contudo, não se pode dizer o mesmo do motor. O modelo maior tinha 16,7 cv a 8.000 rpm e 1,45 kgfm a 7.000 rpm. No modelo 125, a potência é de 10,8 cv a 9.500 rpm e 0,86 kgfm a 7.000 rpm. Como boa parte do conjunto permaneceu inalterada, seu peso de 118 kg juntamente com o motor menor deixa as arrancadas e retomadas comedidas, para não dizer lentas.

Destinado a quem quer um visual diferente na ampla categoria 125 cm³, a Motard 125 tem diferenciais e estilo para se destacar dentro da cidade. No percurso urbano é que as suspensões altas e os pneus street garantem a agilidade de uma supermoto, com o consumo de uma street. (por Lucas Rizzolo)