Triumph reformula Sprint ST e cria nova Sprint GT

Da Infomoto

Para conquistar o motociclista que busca uma moto potente, com carenagem e confortável para viajar, a Triumph promoveu um upgrade de sua sport touring, a Sprint ST 1050, e lançou uma versão grã-turismo nesta semana. A nova Sprint GT (sigla para grã-turismo), já como modelo 2011, agrega itens de conforto e mais espaço para a bagagem, sem perder as características esportivas da motocicleta. Ela chega às concessionárias do Reino Unidos em duas opções de cores: prata e azul. Por lá, o preço sugerido é de 9.499 libras, cerca de R$ 26.000.

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    Modelo 2011, Triumph Sprint GT ganhou malas laterais, freios ABS e motor de 132 cv

Para transformar a ST na versão GT, a equipe de design trabalhou exaustivamente na direção da funcionalidade, principalmente em decorrência de sua proposta mais touring. Além disso, a opinião de proprietários foi levada em conta na definição do novo modelo. Com todas as informações tabuladas foi hora do departamento de engenharia trabalhar.

TRIUMPH SPRINT GT
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Na parte dianteira, as diferenças ficam por conta da carenagem frontal e principalmente com a adoção de um novo conjunto óptico, que oferece uma melhor distribuição de luz. O cockpit também passou por uma reformulação, privilegiando a fácil visualização das informações transmitida pelos três relógios. Destaque para o computador de bordo que permite ao piloto verificar o consumo de combustível, velocidade média e tempo da viagem. Além das funções básicas como, por exemplo, temperatura do motor, hodômetros e funções de relógio.

Na traseira, outra diferença bastante significativa. Em vez das três saídas de escape sob a rabeta, a GT ganhou um robusto escapamento lateral, de formato triangular. Dessa forma, a moto ampliou sua potência, mas também liberou espaço para o armazenamento de carga. Além disso, o banco em dois níveis proporciona maior conforto para piloto e garupa.

O motor de três cilindros e 1050 cm³ de capacidade cúbica, 12 válvulas e injeção eletrônica de combustível da versão ST também foi atualizado para a Sprint GT. Com novos escape e central de gerenciamento eletrônico, a potência foi elevada para 132 cv a 9200 rpm -- 5 cv a mais que a versão ST. O torque máximo é de 11 kgfm a 6.300 rpm. Agora, o propulsor tem melhores respostas em médias e altas rotações. Com o tanque de 20 litros, a nova Sprint GT, segundo a Triumph, pode rodar cerca de 320 km, com consumo médio de 16 km/l. A sexta marca overdrive é 7% mais longa que na versão ST.

Os sistemas de freios e suspensão foram revistos pela montadora inglesa. Com novos discos e pastilhas houve uma melhora de cerca de 10% no desempenho da frenagem. Além disso, os freios ABS e as malas rígidas laterais, que podem transportar até 31 litros de carga, são itens de série na nova Triumph Sprint GT. Como opcional, topcase para até dois capacetes e fonte de alimentação de 12 volts para carregar pequenos aparelhos eletrônicos. (por Aldo Tizzani)

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