Motos da Vyrus, italianas e artesanais, desembarcam no Brasil

Da Infomoto

Se a paixão por motos corre no seu sangue, então em breve as motocicletas da italiana Vyrus vão infectar seu imaginário. Fabricadas artesanalmente e somente sob encomenda, como verdadeiras obras de arte, as máquinas da fábrica de Rimini chegam agora ao Brasil pela Perfect Motors, que já comercializa as exclusivas Bimota.

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    Primeira Vyrus a desembarcar no Brasil deve ser a 987 C3 4V com motor Ducati de 1198 cm³

“Fábrica não. Somos uma butique”, frisa Ascanio Rodorigo, fundador e idealizador da Vyrus. Pupilo do designer Massimo Tamburini, com quem trabalhou no estúdio da Cagiva, Rodorigo é daquelas figuras marcantes e únicas. Tem como filosofia a exclusividade e a busca por soluções técnicas inovadoras. Ele diz que as motos têm sido construídas com os mesmos erros há décadas e, portanto, decidiu criar as suas próprias. Se o resultado final é melhor que o das motocicletas fabricadas em série ainda não sabemos dizer. Mas temos que admitir que, em época de economia global, sua ousadia é digna de admiração.

Todo e qualquer modelo Vyrus é fabricado de acordo com os desejos de seu futuro proprietário. A butique funciona quase como um alfaiate: você vai lá e encomenda a sua roupa, no caso, uma naked de visual futurista e com motor V2, baseado nos propulsores fabricados pela Ducati. Segundo Carlos Ludman, diretor da Perfect Motors, o cliente pode escolher tudo, desde o motor até a manopla do acelerador e painel. “Existe um ‘cardápio’ para que o futuro proprietário possa selecionar que peças e equipamentos sua Vyrus terá. Escapamento em titânio, embreagem deslizante, painel com telemetria, enfim, o cliente pode criar uma moto de pista”, revela Ludman.

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    Acima, modelo desmontado da italiana Vyrus, que fabrica motos artesanais sob encomenda

LINHA VYRUS
A Vyrus tem quatro modelos, todos com a base ciclística da Bimota Tesi, modelo da década de 90 que usa um quadro em forma de ômega e, em vez de garfo na suspensão dianteira, traz um monobraço controlado por uma caixa de direção inusitada. A versão mais “simples” é a Vyrus 984 C3 2V com o motor 1000DS da Ducati e que custa, na Europa, 33.400 euros (cerca de R$ 80.500). A top de linha é o modelo 987 C3 4VV,  nada menos que a motocicleta de série mais potente do mundo, equipada com o motor de 1198 cm³ da Ducati, com supercharger, capaz de gerar 211 cv de potência máxima. O preço: 65.000 euros (quase R$ 157 mil, sem considerar taxas, impostos e afins).

Porém, a primeira Vyrus vendida no Brasil é a 987 C3 4V, que tem o mesmo motor de 1198,4 cm³, mas sem a alimentação extra. Com refrigeração líquida e quatro válvulas com comando desmodrômico, a 987 C3 4V oferece 185 cavalos de potência, suficientes para levar o modelo a mais de 300 km/h.

Com peso a seco de apenas 152 kg, a 987 traz diversas peças em fibra de carbono e muito requinte em cada detalhe. “Meu sonho de criança era criar um série limitada de motos que pudesse me dar a fantástica sensação de pilotar um moto de pista, mas com iluminação e descanso lateral”, resume Ascanio Rodorigo.

Com balança traseira usinada para ser o mais rígida e leve possível, tem parafusos especiais que economizam cerca de três gramas.

O preço da 987 C3 4V? “Esse modelo da Vyrus pode chegar a 80.000 euros (cerca de R$ 193 mil), depende dos equipamentos escolhidos”, revela o representante no Brasil, Carlos Ludman. Porém, como a moto ainda não foi importada, Ludman afirma que é difícil dizer a quantia exata. “O comprador é um colecionador apaixonado por motos”, afirma. Apaixonado e abonado, diga-se. (por Arthur Caldeira)

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