Yamaha XJ6 é acessível a ponto de deixar esportividade de lado
Da Infomoto
O segmento de motocicletas de 600 cm³ oferece diversas opções ao motociclista, já que é uma fatia de mercado bastante disputada em todo o mundo e também no Brasil. Há vários modelos como opção: Honda CB600F Hornet, Suzuki Bandit 650, Ducati Monster 696, Kawasaki ER-6N... e agora a nova naked Yamaha XJ6, que acaba de ser lançada por aqui. O sucesso deste tipo de moto vem principalmente de seu preço mais acessível que as 1.000 cm³ e do fato de serem mais amigáveis a ponto de figurarem como a primeira moto grande na vida de um motociclista.
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Com design moderno, naked Yamaha XJ6 tem motor de 600cm³ e preço atrativo
Pensando justamente nesses pilotos “emergentes”, a XJ6 foi apresentada no Salão de Colônia, Alemanha, em 2008, com a proposta de ser uma 600 cm³ com motor de quatro cilindros, fácil de pilotar e confortável. Acima de tudo, o modelo Yamaha foi projetado para ser mais acessível que outras motos do segmento. Seu preço público sugerido de R$ 27.500 (sem frete e seguro), a posiciona como a 600cm³ de quatro cilindros mais em conta à venda no país.
YAMAHA FZ6N DÁ ADEUS
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Com a chegada da XJ6, a naked Yamaha FZ6N deixa de ser comercializada no Brasil. Assim como acontece na Europa, ainda há algumas unidades da FZ6N nas concessionárias brasileiras por um preço bem atrativo, porém o modelo deixará de ser fabricado em todo o mundo.
Com base em suas especificações, não se pode dizer que a XJ6 veio substituir a antiga FZ6, já que a proposta é outra. Além disso, a Yamaha já mostrou na Europa fotos da nova FZ8, essa sim uma naked apimentada com motor maior e projetada para quem gosta de esportividade. Entretanto, não há previsão de comercialização da FZ8 no Brasil.
Claro, a Yamaha teve de dotar a XJ6 de especificações mais modestas que a FZ6N -- modelo também com motor tetracilíndrico de 600 cm³ que não será mais comercializado no Brasil. Apesar do design moderno e agressivo, caracterizado pelo farol assimétrico e pontiagudo, a XJ6 não traz a esportividade de sua antecessora.
O novo motor de quatro cilindros em linha, duplo comando no cabeçote (DOHC), 16 válvulas, e arrefecimento líquido, é apenas externamente similar ao da Yamaha FZ6N. Tem a mesma capacidade e manteve o diâmetro e curso dos pistões (65.5 x 44.5 mm), mas ganhou novo cabeçote, virabrequim e dutos de admissão retrabalhados. O projeto privilegiou a força em baixas e médias rotações. Tanto que o torque máximo de 6,1 kgfm já aparece nas 8.500 rpm, 1.500 rotações mais cedo do que na aposentada FZ6N. O resultado é um motor mais manso que produz cerca de 20 cavalos a menos: 77,5 cv de potência máxima a 10.000 rpm.
Os aficionados por números de desempenho podem torcer o nariz para a novidade. E com razão. Ao experimentar a XJ6 na pista, percebe-se que seu motor demora mais para crescer de giro e seu desempenho não pode ser comparado ao da FZ6. Mas também nota-se uma faixa de utilização mais ampla e o torque em giros mais baixos faz da XJ6 um modelo interessante para os mais inexperientes ou para aqueles que procuram uma naked para o uso diário.
XJ6 ANDA MENOS, MAS CUSTA MENOS
Concorde ou não, a filosofia da XJ6 é justamente essa: por que pagar mais por pinças de freio radiais, suspensão invertida, quadro em alumínio e um motor que gira a 13.000 rpm se você roda muito na cidade e as estradas estão cheias de radares? Tanto é assim, que sua ciclística espartana não se mostrou adequada para uma pilotagem mais radical na pista, porém devem funcionar muito bem nas ruas e rodovias.
FICHA TÉCNICA
Yamaha XJ6N 2010
Motor | Quatro cilindros em linha, DOHC, 16 válvulas, quatro tempos, arrefecimento líquido. |
Potência | 77,5 cv a 10.000 rpm. |
Torque | 6,1 kgfm a 8,500 rpm. |
Alimentação | Injeção eletrônica. |
Câmbio | Seis marchas com transmissão final por corrente. |
Quadro | Tubular em aço do tipo diamante. |
Suspensão | Dianteira por garfo telescópico convencional, com 130 mm de curso; Traseira por balança monoamortecida com 130 mm de curso. |
Freios | Disco duplo de 298 mm de diâmetro (dianteiro) e disco simples de 245 mm (traseiro). |
Dimensões | 2.120 mm x 770 mm x 1.085 mm (CxLxA); 1.440 mm (entre-eixos); 785 mm (altura do assento); 140 mm (altura mínima do solo). |
Tanque | 17,3 litros (3,4 l de reserva). |
Peso | 205 kg (a seco). |
Preço | R$ 27.500 |
O quadro tubular em aço é um dos principais responsáveis pelo peso a seco de 205 kg -- a aposentada FZ6N pesava 180 kg e usava liga de alumínio. Na dianteira, a XJ6 traz garfo telescópico convencional e, na traseira, uma balança monoamortecida (com ajuste na pré carga da mola). O conjunto de suspensões está de acordo com a proposta da moto. Ou seja, bastante equilibrado para pilotar de forma comportada, porém “mole” demais para suportar uma dose maior de esportividade. Assim como os freios -- disco duplo, na frente, e simples, atrás – que proporcionam frenagens eficientes, mas sem aquela mordida e o “susto” de modelos mais esportivos.
Por outro lado, a XJ6 oferece bastante conforto. O desenho do banco e o encaixe das pernas no tanque garantem uma posição de pilotagem bastante natural e o assento a apenas 78,5 cm do solo passa segurança para os iniciantes em manobras e também em passeios pela cidade. O guidão, além de plano e bastante ergonômico, oferece duas posições de ajuste.
Também pensando na agilidade do novo modelo em uso urbano, a fábrica adotou um pneu traseiro mais estreito -- 160/60 -- para calçar a roda de liga aro 17. Com isso, a XJ6 fica mais ágil em mudanças de direção e bastante rápida para entrar nas curvas. Aos críticos de plantão, nem sempre um pneu largo na traseira é a melhor opção.
Mas se os engenheiros economizaram na ciclística, os designers não pouparam esforços na hora de traçar as linhas dessa nova naked. Apesar de sua proposta mais econômica, o visual da XJ6 é de muito bom gosto. Além do característico conjunto óptico, o design é marcado pela ausência do escapamento na traseira minimalista. A saída fica quase que escondida sob a moto, o que esteticamente cria uma solução diferenciada e contribui para centralizar as massas e fazer da XJ6 uma moto bastante equilibrada.
Entre as duas opções de cores, a versão branca da XJ6 é certamente mais atraente -- há ainda a cor preta. Outro ponto forte é o elevado nível de acabamento, com as tampas do motor pintadas e belas rodas de liga leve. Em breve também deve começar a ser vendida a versão F, com uma carenagem integral. Disponível somente na cor preta, a XJ6F terá cavalete central como item de série e preço sugerido de R$ 30.500.
Em resumo, com preço mais acessível, a nova naked da Yamaha tem um bom custo x benefício quando se pensa que é uma 600 cm³ de quatro cilindros. Com design imponente, é uma boa opção para ser sua primeira moto grande. Os menos entendidos nem vão saber que a nova XJ6 tem quadro em aço e “somente” 77,5 cv. Mas se você já estiver acostumado com motos maiores, certamente vai querer 20 cavalos a mais, o quadro em alumínio... e a esportividade. (por Arthur Caldeira)