Confortáveis e potentes, big trails são motos para ganhar o mundo

Da Infomoto

Desde o final do ano passado, os motociclistas fanáticos pelas big trails estão em polvorosa. Dois novos modelos habitam o imaginário destes pilotos movidos por longas viagens e muitas aventuras, seja na Transamazônica ou nos Alpes suíços. O primeiro lançamento aconteceu em 2009 no Salão de Milão, quando a Ducati apresentou a Multistrada 1200, que alia o alto desempenho de uma esportiva com o conforto e a ergonomia de uma estradeira nata. Já a Yamaha reeditou um de seus maiores sucessos e mostrou, no último mês, os detalhes da nova Yamaha Super Ténéré -- em vez do antigo motor de 750 cm³, a releitura do mito japonês ganhou novo design e propulsor de 1.200 cm³.

  • Caio Mattos/Infomoto

    Legítimas estradeiras, big trails encaram qualquer aventura. Na foto, Honda Varadero XL 1000V

Enquanto os dois novos modelos não desembarcam por aqui, os motociclistas brasileiros têm de se contentar com outras big trails: BMW R 1200 GS Adventure, KTM 990 Adventure, Honda XL 1000V Varadero, Ducati Multistrada 1100, Triumph Tiger 1050 e Suzuki DL 1000 V-Strom. Os preços dos modelos variam entre R$ 43.732 e R$ R$ 88.900. Confira abaixo as principais características de cada moto, que são ideais para enfrentar qualquer tipo de aventura, seja no asfalto ou em deslocamentos por estradas de chão batido.

 

BMW R 1200 GS Adventure

A BMW R 1200 GS Adventure impressiona pelo porte avantajado, visual, conforto e tecnologia de ponta. Com seu tanque de 33 litros cheio, a moto oferece uma autonomia de mais 500 km. Ou seja, é possível ir de São Paulo ao Rio de Janeiro sem abastecer. Outro destaque desta BMW, marca que tem mais de 85 anos de tradição, é a tecnologia embarcada: a aventureira conta com ajuste eletrônico da suspensão e controle de tração, que evita derrapagens indesejadas em superfícies escorregadias. Outra novidade eletrônica é sistema RDC, que monitora a pressão dos pneus. Para completar, freios ABS (antibloqueio) e controle de tração. Equipada com motor Boxer de 1.170 cm³ de capacidade e 105 cv de potência máxima, a R 1200 GS Adventure Premium tem preço sugerido de R$ 88.900. Além deste “mamute” sobre duas rodas, a BMW vende a versão standard, a BMW R 1200 GS, “carro-chefe” da marca no Brasil e no mundo. A principal diferença fica por conta do tanque menor e do preço: R$ 59.900, sem sistema de freios ABS.

KTM 990 Adventure

A KTM 990 é a versão de rua do modelo que participa da prova off-road mais difícil do mundo, o rali Dakar. Corpo trail com alma estradeira, esta KTM oferece conforto, segurança e a capacidade de rodar muitos quilômetros, já que o tanque de combustível tem capacidade para armazenar 19,5 litros. A Adventure conta com para-brisa alto, para-lama dianteiro rente ao pneu, protetor de mão, banco em dois níveis e bagageiro, que pode receber um top case. O modelo da marca austríaca está equipado com o que há de mais moderno em termos de equipamentos: freios Brembo com sistema ABS, suspensão multi ajustáveis da grife White Power e rodas de alumínio Marcheshini. O motor é um V-Twin, a 75º, de 999 cm³. No Brasil, a KTM 990 Adventure custa R$ 62 mil.
 

Honda XL 1000V Varadero

A motocicleta mais aventureira da linha Honda, a Honda Varadero XL 1000V oferece conforto, versatilidade e alta tecnologia. Importada, a big trail da marca nipônica é um sucesso de vendas na Europa desde o seu lançamento, no final da década de 1990. No Brasil chegou em 2007. Outra vantagem da Varadero é sua grande autonomia, já que o tanque de combustível tem capacidade para armazenar 25 litros de gasolina. Para oferecer maior segurança, a big trail da Honda conta com o avançado sistema de freios ABS com DCBS (Dual Combined Brake System). A XL 1000V Varadero está equipada com motor DOHC (duplo comando no cabeçote), de 996 cm³, arrefecido a líquido, de dois cilindros em V com inclinação de 90º e gera 93,8 cv de potência máxima. A big trail da Honda custa cerca de R$ 51 mil.


Ducati Multistrada 1100

Estradeira com alma esportiva, aliado ao mais puro e premiado design italiano. Assim podemos definir a Ducati Multistrada 1100, fabricada em Borgo Panigale (Itália) e que custa R$ 48.900 no Brasil. Equipada com um motor de caráter esportivo, a Multistrada 1100 DS oferece bastante conforto para o piloto. A posição de pilotagem ereta e o banco bem largo permitem rodar por mais de duas centenas de quilômetros sem pensar em parar a moto. Com um quadro em treliça aparente, marca registrada da Ducati, a Multistrada 1100 está equipada com suspensão dianteira da marca Showa e, na traseira, monobraço de alumínio com um único conjunto mola-amortecedor Sachs. A Multistrada até percorre uma estrada de chão batido com desenvoltura, mas não foi feita para encarar o off-road mais pesado.


Triumph Tiger 1050

A marca inglesa Triumph tem mais de 100 anos de tradição na construção de motocicletas e a Triumph Tiger 1050 é um de seus modelos mais elogiados pela versatilidade e conforto em longas viagens. Classificada pela própria montadora como “Urban Sports”, a Tiger se propõe a ser uma excelente companheira de estrada. Remodelada em 2007, a moto inglesa ganhou um motor mais potente (115 cavalos de potência máxima) e linhas mais angulosas. Com ares de moto esportiva, a Tiger tem carenagem e o para-brisa altos justamente para desviar o vento em longas viagens. O modelo conta com freios da grife Brembo e ABS, além de rodas de liga leve e pneus de perfil esportivo, já que seu habitat é uma estrada asfaltada. No Brasil o modelo custa R$ 44.900.


Suzuki DL 1000 V-Strom

Como o próprio nome sugere, a big trail japonesa Suzuki DL 1000 V-Strom conta com motor de dois cilindros em V de 996 cm³. Com respostas rápidas e bastante progressivas, o propulsor gera 98 cv de potência máxima. A dual purpose da Suzuki traz quadro tipo diamante com o motor fazendo parte da estrutura, suspensões telescópicas de longo curso na dianteira e um único conjunto mola-amortecedor fixado por links à balança traseira. O sistema de freios é formado por disco em ambas rodas (duplo na dianteira). As rodas de liga leve são calçadas com pneus de uso misto. O quesito conforto é garantido pela postura ereta do piloto, pelo para-brisa alto e também pelo banco largo e macio. Robusta e com visual arrojado, a big trail da Suzuki tem preço sugerido de R$ 43.732. (por Aldo Tizzani)

UOL Cursos Online

Todos os cursos