Honda Shadow RS tem desenho simples e urbano para agradar europeus e americanos

Da Infomoto

A crise financeira mundial não respeitou fronteiras. Afetou em cheio a indústria de motocicletas, derrubando as vendas no Brasil, Estados Unidos e Europa. Em um momento assim, nada mais apropriado que lançar um modelo de concepção simples com uma base mecânica para lá de conhecida. Ao menos parece ter sido a receita encontrada pela Honda ao lançar a nova Shadow RS, modelo 2010, para os mercados europeu e norte-americano.
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    Com desenho simples e motor V2 de 750cm³, Shadow RS tem caráter urbano ressaltado

A gigante japonesa mostra uma custom de proposta urbana equipada com o conhecido motor V2 de 749 cm³, o mesmo que equipa a Shadow brasileira, porém vestida em uma roupagem mais urbana e minimalista. Criada, de acordo com a fabricante, para ser uma moto versátil para o dia-a-dia que também pode ser usada em viagens, a nova Shadow RS traz um visual inspirado nos clássicos modelos europeus, como a Triumph Bonneville. Seu motor de dois cilindros em V, com refrigeração líquida, comando simples no cabeçote e alimentado por injeção eletrônica abre mão dos cromados e vem pintado de preto. Os cromados ficam restritos apenas às duas saídas de escape e ao farol, discreto. A lanterna traseira lembra a das antigas motos da década de 70 e os piscas são os velhos conhecidos da linha Shadow, comprovando a proposta "econômica" do modelo.

Assim como o visual, o desempenho não traz nada de novo. O V2 de 750cm³ oferece 42 cv de potência máxima a 5.500 rpm e privilegia o torque em baixas rotações, chegando ao máximo de 6,3 kgfm já nas 3.250 rpm. Até mesmo a tampa do filtro de ar é igual a da nossa Shadow.
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    Escapes cromados e lanterna inspirada na década de 70 compõem estilo da Shadow RS

CICLÍSTICA
A proposta da Shadow RS é oferecer uma confortável posição de pilotagem para os mais diversos tipos de piloto. Para tanto a Honda adotou um ângulo de caster de 31°18', um meio-termo entre uma naked urbana e uma custom de garfo alongado. Adotou um guidão largo, porém não muito curvado, pedaleiras mais recuadas para proporcionar uma posição ereta e natural. Além disso, colocou o assento a apenas 74 cm do solo, para que até os mais baixinhos pudessem apoiar os dois pés no chão.

O quadro é berço duplo tradicional com garfo telescópico na dianteira e sistema bichoque tradicional, com as molas aparentes, na traseira. A transmissão final também é feita por uma básica corrente. Nos freios, mais do mesmo: disco simples de 296 mm de diâmetro com pinça de dois pistões, na frente, e o antiquado tambor de 180 mm, atrás. Detalhe: o sistema, responsável por parar os 229 kg a seco da Shadow RS, tem exatamente a mesma especificação do modelo à venda no mercado nacional.
As rodas, entretanto, são diferentes. Apesar de raiadas, têm 19 polegadas de diâmetro na dianteira e 16, na traseira.

Completam o conjunto básico um único mostrador com velocímetro de leitura analógica, um pequeno hodômetro digital e luzes de advertência (imagem abaixo).
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Com tudo do mais simples, essa nova custom básica é a mais barata de linha Shadow nos Estados Unidos. Vai custar US$ 7.799, ou cerca de R$ 14.000. Mas vale dizer que, mesmo com o pretinho básico, essa nova Honda Shadow RS tem um conjunto bem equilibrado visualmente e deve agradar quem foge dos cromados e do excesso de enfeites. (por Arthur Caldeira)

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