BMW S 1000 RR é um foguete alemão de 193 cavalos

Da Infomoto

Minha curiosidade sobre como a BMW teria levado todo seu conceito de conforto e segurança para uma moto superesportiva foi frustrada logo na primeira questão respondida por Stefan Zeit, gerente de projeto da nova S 1000 RR: "Esqueça. Focamos todo o desenvolvimento dessa moto no desempenho", respondeu o engenheiro, ao melhor estilo germânico. A afirmação só fez crescer minha vontade de acelerar a motocicleta -- com 193 cavalos, a S 1000 RR tem sido aclamada não somente como a mais potente, mas também como a mais radical moto BMW.
  • Divulgação

    Superesportiva: motor de 193 cavalos faz da S 1000 RR a mais potente moto da BMW

O palco para confirmar (ou desmentir) as qualidades da nova superesportiva não poderia ser mais adequado: o lançamento mundial da S 1000 RR aconteceu no novo Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, Portugal. Apesar do vento cortante, o sol brilhava e tornava a visão das 40 motos enfileiradas no pit lane uma cena ainda mais bonita.

COMEÇANDO DEVAGAR
Apesar da ansiedade, antes de acelerar recebemos uma explicação sobre os dispositivos eletrônicos dessa autêntica superesportiva -- a S 1000 RR disputou a temporada 2009 do Campeonato Mundial de Superbike.

A começar pelos quatro modos de pilotagem (Rain, Sport, Race e Slick), que podem ser selecionados por um botão no punho direito, mesmo em movimento -- situação na qual é preciso "fechar" o acelerador e apertar a embreagem até 60 segundos depois da escolha. Em cada um dos modos, a resposta do acelerador muda, o ABS funciona de forma diferenciada e o controle de tração (DTC) permite acelerações com a moto mais inclinada.

O inédito "Sensor de Wheeling" evita que a moto empine, porém deixa de entrar em ação no modo Slick, que só deve ser usado com pneus de competição e em circuitos.

Na primeira sessão, os técnicos da BMW sugeriram que pilotássemos no modo Rain, indicado para chuva e pisos escorregadios, para que nos acostumássemos tanto com a S 1000 RR como com o desafiador traçado de Portimão, repleto de subidas, descidas e curvas cegas.

Bastou sair dos boxes para perceber que estava a pilotar um novo tipo de motocicleta BMW. O ronco forte do motor e a resposta brusca do acelerador prometiam diversão, mesmo com a potência restrita a 150 cv, uma das principais características do modo Rain. Além disso, o controle de tração limita a ação do acelerador com a moto inclinada a mais de 38°. Depois de algumas voltas, notei que a atuação dos freios ABS é bastante intrusiva nesse modo. Ao final da reta dos boxes, uma frenagem brusca em descida fazia o ABS funcionar em demasia, estilo que não combinava com a pista de asfalto novo e com liberdade para acelerar. Porém, deve ser ideal para situações adversas, como sob chuva forte ou piso molhado em uma estrada sinuosa.

À medida que me acostumava com o circuito e com a moto, troquei para o Sport. Toda a potência de 193 cv a 13.000 rpm fica disponível e a resposta do acelerador torna-se mais direta. Já no modo Slick, esta sensibilidade chega ao topo.

O novo motor impressiona. E não deve nada para os propulsores de quatro cilindros das motos japonesas, se é isso que você está se perguntando. Com 999 cm³ de capacidade, pesa somente 59,8 kg -- segundo a BMW, o mais leve quatro-cilindros de 1.000 cm³ -- conta com injeção eletrônica e refrigeração líquida. Tem cilindros de grande diâmetro (80 mm), porém o curso é de apenas 49,7 mm -- na prática, significa um motor que cresce de giros rapidamente e oferece muita potência e torque em média e altas rotações. O torque máximo de 11,45 kgfm a 9,750 rpm levanta a roda dianteira com facilidade -- ainda bem que a S 1000 RR conta com o controle de wheeling que, logo que a roda sai do chão, gerencia o motor para colocá-la para baixo.

Esta S 1000 RR, definitivamente, não é a BMW de seu amigo cinquentão. "É uma BMW sem concessões, sem assento e manopla aquecida, sem espaço para a garupa. É uma superesportiva", completou Stefan Zeit que, para comprovar que entendia sobre o que falava, vestiu o macacão e andou com a imprensa na pista de Portimão.

  • Divulgação

    No pacote, quatro modos de pilotagem, controle de tração, freios ABS, sensor anti-empinamento

CADA VEZ MAIS RÁPIDA
Poderia gastar muitos parágrafos explicando o duto de ar variável, o controle das quatro válvulas por cilindro e as outras inovações tecnológicas que a BMW utilizou no quatro cilindros em linha da S 1000 RR. Mas, assim como eu, você deve mesmo querer saber como ele se comporta na pista.

Impressionante, seria um bom resumo, porém insuficiente para explicar o comportamento do propulsor dessa moto bávara. Apesar das especificações bastante esportivas, tem razoável força em baixos e médios regimes e uma incrível potência em altas rotações. A entrega de toda a potência vem de forma amigável e não assusta o piloto. No modo Race -- indicado para o uso somente em pistas, porém com pneus de rua, como os excelentes Metzeler Racetec K3 originais de fábrica -- o acelerador fica ainda mais nervoso.

Com ajuda do "Quick Shift Assistant", que possibilita subir as marchas sem tirar a mão do acelerador e sem acionar a embreagem, ao final da reta de 969 metros de extensão, a S 1000 RR alcançava mais de 280 km/h em quinta marcha (o câmbio tem seis), com o conta-giros indicando que havia mais motor. Então era hora de frear em descida, afinal a curva para direita era feita em terceira marcha. Resumindo, o motor é de uma esportiva puro-sangue.

A frenagem em descida era uma ótima oportunidade para se constatar o funcionamento dos freios e o equilíbrio do chassi. Com dois discos de 320 mm de diâmetro e pinças de fixação radial com quatro pistões da marca Brembo a "mordida" é instantânea e arisca, como é necessário em tal situação. Na traseira, o disco simples de 220 mm tem pinça simples. O sistema de freios "Race-ABS" funciona equilibradamente nos modos mais radicais, como Sport e Race. Há até um sensor que evita o levantamento da roda traseira em frenagens muito radicas, aliviando um pouco o freio dianteiro. Tudo sem que o piloto perceba. Outra vantagem é que sensores e centrais eletrônicas do ABS e do controle de tração, que só podem ser adquiridos em conjunto, pesam 1,5 kg.

BMW S 1000 RR

MotorQuatro cilindros em linha, 999 cm³, quatro válvulas por cilindro e refrigeração líquida.
Potência193 cv a 13.000 rpm.
Torque11,45 kgfm a 9.750 rpm.
Diâmetro e curso80,0 mm x 49,7 mm
Taxa de compressão: 13,0:1.
AlimentaçãoInjeção eletrônica; partida elétrica
CâmbioSeis marchas; transmissão final por corrente.
QuadroDupla trave superior em alumínio.
SuspensãoGarfo telescópico invertido (upside-down) com 46 mm de diâmetro e 120 mm de curso, totalmente ajustável (dianteira); balança traseira em alumínio monomortecida com 130 mm de curso, totalmente ajustável (traseira).
FreiosDisco duplo de 320 mm de diâmetro com pinça de fixação radial de quatro pistões com sistema ABS (dianteira); disco simples de 220 mm de diâmetro com pinça de um pistão e sistema ABS (traseira).
Pneus e rodasMetzeler Racetec K3 120/70-ZR 17 (dianteira)/ 190/55- ZR17 (traseira).
Dimensões2.056 mm (comprimento), 826 mm (largura), 1.432 mm (entre-eixos); 820 mm (altura do assento).
Peso206,5 kg (em ordem de marcha).
Tanque17,5 litros.
CoresVerde, prata, preto e tricolor (branca, azul e vermelha).
CICLÍSTICA IMPECÁVEL
Sob frenagens bruscas e acelerações nas saídas de curva é que se nota o equilíbrio de todo o conjunto ciclístico de uma superesportiva, como a nova BMW S 1000 RR. A começar pelo compacto quadro em alumínio que oferece rigidez na medida certa e contribui para o peso de 206,5 kg da motocicleta. O conjunto de suspensões é formado por garfo invertido de 43 mm de diâmetro na dianteira e balança traseira monoamortecida -- além de ser uma bela peça de engenharia, tem dimensões avantajadas para garantir tração mecânica ao máximo nas curvas.

O melhor de tudo é que os ajustes são completos e fáceis de fazer. Pode-se regular a altura tanto na frente como atrás e um prático sistema com escalas de 1 a 10 permite ajustar compressão e retorno, além de pré-carga da mola. Para nossa diversão, os mecânicos BMW escolheram uma configuração considerada ideal para a pista portuguesa. Com meus 70 kg e para meu nível de pilotagem não precisei mudar nada.

Porém, sem pensar nas especificações da ciclística ao pilotar a S 1000 RR, a primeira qualidade que salta é sua agilidade. Apesar da aparência de uma moto grande, muda de direção com facilidade e transmite total segurança ao piloto. Parece que o conjunto conversa com o piloto. Sente-se, do tanque às pedaleiras recuadas, todas as reações da moto, o que permite entradas de curva precisas, ajudadas pela embreagem deslizante, que possibilita reduções bruscas sem desequilibrar a moto.

Confiando no DTC e na aderência dos pneus de série, começava a acelerar bastante cedo na saída de curva. Vale dizer que, em nenhum momento, senti a moto querer escapar de traseira. O funcionamento do controle de tração é irrepreensível. Quando for guiar outras superesportivas sem o sistema terei de me lembrar que não terei toda a tecnologia da nova S 1000 RR.

Porém se você se considera um piloto tão habilidoso que dispensa as maravilhas eletrônicas, a boa notícia é que tudo pode ser desligado. Só tenha cuidado ao girar o acelerador e ao acionar os freios, já que essa BMW S 1000 RR é nervosa mesmo.

FIM DE PAPO
Depois de um dia inteiro no autódromo português na companhia da S 1000 RR, concluí que a BMW fez um excelente serviço nos cinco anos de desenvolvimento de sua superesportiva. Esqueça as soluções mirabolantes, os cilindros expostos do motor boxer, monobraço e eixo-cardã, características de outras motos da fábrica alemã. Essa não é a BMW do seu pai.

Ela deixa de lado os mimos e aposta no desempenho. Tem um motor potente, uma ciclística intuitiva e muita tecnologia embarcada. Tecnologia, aliás, que faz dessa uma das mais seguras superesportivas que já pilotei. Lembrando que velocidades acima do permitido nunca são seguras e só devem ser atingidas em pistas e circuitos fechados com todo o equipamento de segurança necessário.

E, pela primeira vez, o preço não é um ponto negativo, quer dizer, se compararmos com outras motos da mesma categoria. Completa, com toda a eletrônica disponível, a S 1000 RR vai custar R$ 74.590, praticamente o mesmo da Honda CBR 1000 RR com freios ABS, porém sem controle de tração, vendida a R$ 75.000. Estará disponível ao motociclista brasileiro a partir de março em quatro opções de cores: verde, prata, preta e na versão tricolor da equipe de fábrica (por mais R$ 2.800). (por Arthur Caldeira, de Portimão, Portugal*)

*Viagem a convite da BMW do Brasil

UOL Cursos Online

Todos os cursos