BMW R 1200 GS tem edição especial para comemorar meio milhão de unidades

Da Infomoto

Em maio deste ano, uma moto BMW R 1200 GS de número 500.000 saiu da linha de montagem da marca alemã em Berlim. Família de maior sucesso da marca bávara, foram comercializadas 35.305 unidades da R 1200 GS em todo o mundo só em 2008. Para celebrar o sucesso e a efeméride, a BMW lançou a Special Edition, uma edição ainda mais completa com muita tecnologia embarcada e equipamentos que fazem dessa motocicleta a companheira ideal para viagens, qualquer que seja o destino.
  • Gustavo Epifanio/Infomoto

    Sinônimo de aventura, big-trail alemã traz muita tecnologia e equipamentos já de série

A GS Special Edition tem a mesma base mecânica: o motor boxer de dois cilindros opostos e 1.170 cm³ de capacidade. Mesmo com refrigeração mista (ar e óleo), o propulsor, alimentado por injeção eletrônica de combustível, tem excelente desempenho: 105 cv de potência máxima a 7.500 rpm e torque de 11,7 kgfm a 5.750 rpm. Na prática potência para se manter altas velocidades e força para economizar nas trocas de marchas. Basta engatar a sexta e última marcha e se esquecer do pedal de câmbio na estrada -- essa BMW tem retomadas impressionantes. A partir daí é só curtir a excelente posição de pilotagem que, no caso, dessa edição especial é reforçada pelo banco "conforto" de série.

Além do assento bicolor, para-brisa fumê, protetores de mão, setas com LEDs e pintura branca alpina completam a diferenciação visual desse modelo comemorativo. Mas a exclusividade não fica apenas na aparência: a R 1200 GS Special Edition tem protetor do cárter, cobertura dos cabeçotes em alumínio e rodas raiadas com aros externos como itens que reforçam seu caráter aventureiro. Itens, aliás, fundamentais para enfrentar uma estrada não pavimentada com mais segurança -- no caso de uma queda menos séria, esses detalhes podem fazer a diferença entre seguir viagem ou ficar parado no meio do nada.

SEGURANÇA NAS SIGLAS
Para celebrar o sucesso do modelo, a BMW fez questão de equipá-lo com o que há de mais moderno em termos de tecnologia embarcada. A sopa de letrinhas até confunde de início: ASC, ESA, ABS, RDC... Mas basta desvendar o significado de cada uma das siglas para ter a certeza que essa big trail alemã pode te levar a qualquer lugar.

O RDC é o controle eletrônico da pressão dos pneus. Além da verificação feita a cada vez que a moto é ligada, o sistema monitora permanentemente a calibragem dos pneus. Em caso de queda brusca na pressão, o motociclista recebe um aviso no computador de bordo. Já os freios ABS (antitravamento) garantem segurança nas frenagens de emergência -- o bom é que por se tratar de um modelo off-road, essa BMW permite que os freios ABS possam ser desligados e os mais radicais usem os freios de acordo com seu estilo de pilotagem.

O botão do ESA (Electronic Suspension Adjustment) permite ajustar eletronicamente as suspensões da BMW R 1200 GS. Em sua versão Enduro, o sistema de ajuste eletrônico traz, além da pré-carga da mola ("Piloto", "Piloto e bagagem" ou "Dois ocupantes e bagagem") e da compressão e retorno ("Normal", "Confortável" e "Sport"), dois modos off-road ("Leve" e "Pesado"), que regulam a pré-carga das molas para obstáculos mais radicais.

FICHA TÉCNICA

BMW R 1200 GS Special Edition

MotorDois cilindros opostos (boxer), 1.170 cm³, quatro válvulas por cilindro e refrigeração mista.
TransmissãoCâmbio de seis marchas e transmissão final por eixo-cardã.
Potência105 cv a 7.500 rpm.
Torque11,7 kgfm a 5.750 rpm.
AlimentaçãoInjeção eletrônica; partida elétrica.
SuspensãoBMW Telelever com 190 mm de curso (dianteira) e 200 mm de curso (traseira).
Pneus110/80-19 (dianteira) e 150/70-17 (traseira)
FreiosDisco duplo de 305 mm de diâmetro (dianteira) e disco simples de 265 mm de diâmetro (traseira).
Dimensões2.210 mm (comprimento), 935 mm (largura), 1.450 mm (altura), 870/890 mm (altura do assento).
Peso199 kg a seco.
Tanque20 litros.
Outra maravilha da eletrônica que é extremamente útil na pilotagem off-road é o ASC (Automatic Stability Control), um exclusivo controle de tração que evita derrapagens indesejáveis em superfícies escorregadias. Quem está acostumado, sabe que girar o acelerador com muito ímpeto na terra significa aquela escapada de traseira. Se o motociclista não dosar a mão, pode até "perder" a moto. Mas com o ASC esse risco não existe. Assim que a roda traseira começa a derrapar, uma luz amarela acende no painel e avisa que o controle de tração entrará em ação. Na prática, a impressão que se tem é de que a moto está tendo problemas de alimentação, já que o sistema gerencia o motor de modo a diminuir o torque na roda traseira. Pode-se "torcer" o cabo que o sistema corrige os exageros. Para os mais radicais, o ASC oferece um ajuste mais esportivo que permite leves derrapagens ou ainda o desligamento do sistema.

De início é preciso ter fé na tecnologia, mas depois de notar o funcionamento irrepreensível do sistema, a brincadeira fica divertida.

MATEMÁTICA
No fim das contas, depois de experimentar todas essas traquitanas eletrônicas e desvendar a sopa de letras, dá vontade de completar o tanque de 20 litros e pegar a estrada para rodar sem destino. Ou até a gasolina acabar, afinal um dos "defeitos" dessa BMW é seu consumo um pouco elevado, em torno de 15,6 km/l -- o que resulta em uma autonomia próxima dos 300 km.

A tela de cristal líquido do computador de bordo informa, além do consumo médio, a distância que você pode percorrer até o próximo posto. Velocidade média, relógio, nível de combustível, hodômetros, entre outras informações, também aparecem no painel digital. Dois mostradores analógicos -- conta-giros e velocímetro -- completam o cockpit.

A matemática só tem de ser usada em duas situações: para controlar a velocidade e não ultrapassar os limites legais, o que nessa BMW não é difícil, já que ela vai com facilidade a mais de 200 km/h; e na hora de pagar por essa famosa big trail.

É preciso ter uma recheada conta bancária para ter essa edição especial na garagem: R$ 80.900. Ou "apenas" R$ 1.000 mais cara que a versão top de linha da R 1200 GS, mas com muito mais equipamentos. (por Arthur Caldeira)

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