Veja as novidades do Salão de Motos de Milão; Honda e Yamaha são ausências

Da Infomoto

Recheada de notícias, a 67ª edição do Salone Internazionale del Motociclo (EICMA 2009), realizada ente 10 e 15 de novembro, em Milão, capital mundial da moda e do design, reúne em 55 mil metros quadrados 1.341 marcas de 31 países, divididas em seis pavilhões. Mas duas ausências foram muito sentidas no maior salão do setor: Honda e Yamaha. Como o mundo é feito de oportunidades, as marcas europeias (principalmente as italianas) souberam aproveitar e lançaram produtos de alto nível tecnológico e estético, muitos deles concorrentes diretos dos japoneses.
  • Aldo Tizzani/Infomoto

    Protótipo BMW Concept 6 tem linhas arrojadas e motor de seis cilindros em linha, de 1600 cm³

E como estamos falando de Europa e Ásia, houve uma "invasão" chinesa ao Salão de Milão. Só para se ter uma ideia da força do mercado consumidor chinês, o EICMA irá organizar em abril de 2010 uma feira na região do Cantão, sul da China. Para Guidalberto Guidi, presidente do EICMA, o acordo é histórico: "Será uma experiência ímpar, levar a maior feira de motos do mundo para o maior mercado consumidor do planeta", explica o executivo.

Diferentemente dos políticos brasileiros, os italianos veem as motocicletas como veículo amigo, sinônimo de mobilidade. Na cerimônia oficial de abertura do EICMA 2009, a prefeita de Milão, Letizia Moratti, declarou que "os veículos de duas rodas proporcionam economia de tempo e de combustível". Confira os principais lançamentos do Salão de Milão, cidade que tem suas ruas tomadas de scooters e motocicletas.

  • Aldo Tizzani/Infomoto

    Ducati Corse Special Edition

DUCATI
Jogando em casa, a marca italiana apresentou de uma só vez quatro novas linhas de produtos. A primeira foi a Ducati Corse Special Edition, nas versões "S" e "R". Equipadas com o motor de 1.198 cm³, as superesportivas contam com tanque confeccionado em alumínio, escape Termignoni e cavalaria que varia entre 170 cv e 180 cv de potência máxima.

Na linha Supermotard, três novidades: os modelos 796, 1100 EVO e 1100 EVO SP. O modelo topo de linha, 1100 EVO SP, conta com um motor de 1100 cm³, que gera 95 cv de potência máxima. Nesta versão super equipada, a moto ganhou detalhes em fibra de carbono e peças das melhores grifes -- suspensões Öhlins e Marzocchi, freios Brembo e rodas Marchezini.

O "carro-chefe" da Ducati, a linha Monster, ganhou sistema de freios ABS em busca de mais segurança. Mas quem roubou a cena foi a Multistrada 1200. Na apresentação do modelo, o presidente da Ducati, Gabriele Del Torchio, disse que a nova moto, uma big-trail, não tem a intenção de ser a principal concorrente para a BMW R 1200 GS. Modéstia à parte, este projeto teve o objetivo de montar quatro motos em uma. Ou seja, ter em um mesmo produto características esportiva, estradeira, urbana e de uma fora de estrada. Esta moto "4 em 1" conta com controle de tração, sistema de freios ABS, acelerador eletrônico e regulagem das suspensões. Dependendo do estilo escolhido entre três modos de pilotagem, a potência pode variar entre 100 cv e 150 cv, com 12 kgfm de torque. A moto pode alcançar 280 Km/h.

BMW
Pioneirismo, vanguarda e arrojo em suas ações. A alemã BMW mais uma vez impressionou o público com uma moto-conceito: Concept 6. Inovadora e radical, a moto está equipada com um motor de seis cilindros em linha, de 1600 cm³, que segundo especialistas de plantão terá a mesma potência dos propulsores da linha K (cerca de 170 cv), porém deve privilegiar o torque em baixas e médias rotações. O que se comenta na Itália é que este motor estará na nova versão da grã-turismo da marca, a K 1600 LT, a ser lançada ano que vem.

Já nos modelos R 1200 GS, "carro-chefe" da marca bávara, e na R 1200 RT, a grade mudança não é visual, mas sim em seu motor. Os modelos herdaram o propulsor da enduro HP2 Sport, que ganhou novo mapeamento. Agora as motos contam com 110 cv de potência máxima -- 5 cv a mais que a versão anterior.

MV AGUSTA
Na apresentação da nova MV Agusta F4 1000, dois mitos ficaram lado a lado: Giácomo Agostini, ícone da história da motovelocidade, e Claudio Claudio Castiglioni, homem que criou a marca. Segundo os engenheiros da MV este trabalho de renovar a moto foi muito difícil, "já que a moto é quase perfeita". A F4 1000 2010 foi passada a limpo: carenagens, tanque, novo motor, câmbio, suspensão traseira entre vários outros itens que deixaram a moto mais fácil de pilotar. A bela superesportiva tem agora sistema de controle tração. Além disso, a F4 ganhou novo tanque para oferecer um melhor encaixe ao piloto e quadro inédito, construído em aço e alumínio. Agora a moto está mais compacta e dez quilos mais leve (192,5 kg). O motor de quatro cilindros em linha, apesar de ter sua capacidade reduzida para 998 cm³ -- antes eram 1078 cm³ -- produz agora três cavalos a mais: são 186 cv de potência máxima a incríveis 12.900 rpm.

  • Aldo Tizzani/Infomoto

    Moto Guzzi V12 LM

GRUPO PIAGGIO
O Grupo italiano Piaggio -- que engloba as marcas Piaggio, Vespa, Gilera, Scarabeo, Derbi, Aprilia e Moto Guzzi -- apresentou 18 novos produtos. O grande destaque foi a nova versão da superesportiva Aprilia RSV 4R, equipada com um motor de quatro cilindros em linha, 16 válvulas, que gera 180 cv de potência máxima. Vestida de branco e preto, esta superbike também pode ser usada na estrada, já que tem três configurações: "T" (Track), "S" (Sport) e "R" (Road).

Já a Moto Guzzi criou um conceito para entrar para a história do mundo das duas rodas. A V12 LM traz um design pra lá de radical. Uma espécie de releitura das café racer. Apesar do "novo corpo", a moto está equipada com o tradicional motor bicilíndrico transversal em "V", de 1200 cm³, que oferece muito torque.

  • Aldo Tizzani/Infomoto

    Husqvarna SMS 630ie

HUSQVARNA
A grande novidade da marca é a nova SMS 630ie. Versão atualizada da SM 610, a supermotard conta com novo design, no qual predomina a cor branca, e um motor totalmente redesenhado e que gera 57 cv de potência máxima. Além disso, a ciclística também foi atualizada para oferecer maior conforto e segurança. Os freios são Brembo, com disco flutuante de 320 mm de diâmetro na dianteira e 200 mm de diâmetro na traseira, e a suspensão é Marzocchi. Ideal para o trânsito urbano, a moto chegará ao mercado europeu no início de 2010 e custará ? 7.450.

KTM
A marca austríaca faz uma grande festa, trouxe seus pilotos campeões do mundo e exibiu seus novos modelos. A grata surpresa ficou por conta da KTM 350 SX-F, modelo que teve em seu desenvolvimento a ajuda do belga Stefan Everts, multi campeão mundial de Motocross, que agora passa a ser o chefe de equipe da KTM. A ideia era ter uma moto com alta potência e boa dirigibilidade. A 350 SX-F só estará a venda no segundo semestre de 2010. A marca também apresentou a superesportiva RC8 Replica, com a pintura com a qual venceu o campeonato austríaco de SBK. A moto conta com peças em fibra de carbono e escapamento Akrapovic. Além de motos-conceito de 125 cm³, com os quais a marca participa do Mundial de Motovelocidade.

TRIUMPH
No estande da representante do Reino Unido, motos clássicas e toda a linha 2010. Mas o que chama a atenção mesmo é a nova versão da Rocket III, batizada de Roadster, equipada com motor de três cilindros e 2.300 cm³, que recebeu novo sistema de exaustão. Esta muscle-custom conta ainda com sistema de freios ABS. Para maior conforto, a súdita da rainha da Inglaterra ganhou novos assentos.

  • Aldo Tizzani/Infomoto

    Suzuki GSX-R1000 25th Anniversary Edition

SUZUKI
Apesar da ausência de Honda e Yamaha, Suzuki e Kawasaki marcaram presença no EICMA 2009. A Suzuki, que comemora um século de existência, teve como grande destaque a GSX-R 1000 Edição de Aniversário. Com 25 anos de estrada, a linha passou por muitas atualizações, com direito a número de série e tudo mais. A esportiva de um litro se caracteriza pela cor branca, com o logotipo em dourado e quadro cinza, que chega ao mercado europeu em janeiro. Outro destaque foi a GSX 1250 FA totalmente preparada para o mototurismo, com bolsas laterais e outros acessórios.

KAWASAKI
A marca montou um belo de um estande, com um desfile de belas máquinas. A grande novidade da Casa de Akashi foi a apresentação da novíssima naked Z 1000. Nova da cabeça aos pés -- do conjunto motriz, passando pela ciclística, ao desenho bastante arrojado. Neste projeto, até o chassi foi redesenhado. Equipada com motor tetracilíndrico em linha de 1.034 cm³, que gera 138 cv de potência e 11,2 kgfm de torque. "Una bella macchina". (por Aldo Tizzani*)

*Viagem a convite do Instituto Italiano para Comércio Exterior

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