Venda de motos cai 4,84% em outubro e setor está menor do que em 2007

Da Infomoto

Projeções de crescimento revistas no setor de automóveis e o sentimento de que a crise já passou parece ainda não afetar a venda de motocicletas, que voltou a cair em outubro. No mês passado foram comercializados 132.928 veículos de duas rodas no Brasil, uma queda de 4,84% em relação a setembro, quando 139.682 unidades foram emplacadas e o mercado havia crescido tímidos 2,29%.

  • Divulgação

    NO VERMELHO: Emplacamentos no setor neste ano são 20,47% menores do que em 2008

"Os bancos ainda continuam extremamente cautelosos em conceder crédito para a aquisição de motocicletas", explicou Sérgio Reze, presidente da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Para Reze não faltam recursos para o financiamento, mas a avaliação continua muito criteriosa por parte dos bancos na hora de aprovar a ficha cadastral dos compradores de motos.

Como consequência do crédito complicado, as vendas de motos já acumulam perdas de 20,47% neste ano. Entre janeiro e outubro foram vendidas 1.318.654 unidades, contra 1.657.962 no mesmo período de 2008.

"Pelo menos, a queda nas vendas de motos não está aumentando, estabilizou-se", disse Reze, tentando analisar os números por um prisma otimista. Porém as previsões para o encerramento de 2009 divulgadas pela Fenabrave não trazem boas notícias para o setor de duas rodas.

De acordo com a entidade, devem ser comercializadas cerca de 1,6 milhão de unidades até o final de 2009. Caso as previsões se confirmem, o ano vai registrar uma diminuição de 17,11% nas vendas do setor. E ficará abaixo até mesmo dos números de 2007, quando foram vendidas pouco mais de 1,7 milhão de unidades. Recentemente, distribuidores e fabricantes acreditavam que se neste ano o segmento de motos atingisse o mesmo patamar de dois anos atrás o resultado poderia ser considerado positivo. Com as previsões revistas, entretanto, mostram que a queda deve ser ainda maior. (por Arthur Caldeira)

UOL Cursos Online

Todos os cursos