Honda VFR 1200F surpreende por design futurista

Da Infomoto

Assim que o pano que cobria uma das surpresas da Honda no Salão de Motos de Colônia 2008 caiu, uma motocicleta futurista com linhas que lembravam as motos dos heróis japoneses da década de 1980 apareceu e surpreendeu a todos os presentes. Um ano depois, aquele conceito V4 tornaria-se realidade. Seguindo o mesmo design ousado, a Honda apresentou na última semana a nova VFR 1200F, uma sport-touring que promete revolucionar o mercado.
  • Divulgação

    Sport-touring da montadora japonesa ousa no visual e traz motor V4 de 172 cv e torque elevado


Desenvolvida como uma moto esportiva para percorrer longas distâncias sem cansar o piloto, a VFR 1200F causa impacto primeiramente pelo design, que foge dos ângulos retos e segue a tendência de linhas arrendondadas de outras esportivas da marca como a CBR 1000RR. Traz um belo conjunto óptico em forma de "X" na dianteira e a carenagem conta com um grande para-brisa integrado para proteger o piloto. Na traseira, o conjunto de lanterna e piscas sutilmente reproduz a forma do farol dianteiro.

CONCEITOS
Centralização de massas, total controle por parte do piloto e eficiência aerodinâmica foram os princípios básicos que nortearam o desenvolvimento da nova sport-touring japonesa. Para garantir a concentração de peso, a VFR 1200F aposta em um quadro de dupla trave superior de alumínio, leve e ao mesmo tempo rígido o suficiente para garantir a estabilidade. Ao quadro, está preso o coração dessa máquina: um motor V4 de arquitetura inovadora.

Para aproveitar desta centralização de massas, a Honda desenhou um motor de quatro cilindros em "V" bastante estreito: no qual os dois cilindros traseiros são colados um ao outro e os dianteiros, mais espaçados. Com isso, as pernas do piloto encaixam-se melhor e com a altura do assento de 815 mm garante-se um melhor controle.

O motociclista também terá mais precisão nas respostas desse V4 de 1.273 cm³ de capacidade por meio de um acelerador eletrônico que também promete economia de combustível, segundo a Honda. Com refrigeração líquida e comando simples no cabeçote, uma qualidade desse e outros motores em V é o grande torque à disposição: no caso dessa VFR 1200F são mais de 13 kgfm a 8750 rpm.

Mas o grande benefício para uma moto feita para viajar é a curva linear de torque que, de acordo com a Honda, coloca mais de 90% dessa força a disposição do piloto a partir de 4.000 rpm. Isso resulta em menos trocas de marchas no câmbio de seis velocidades e mais agilidade para retomadas e ultrapassagens.

Se o torque elevado garante conforto ao piloto, o desempenho esportivo fica por conta dos 172 cv a 10.500 rpm produzidos pelo V4. Número realmente impressionante para uma sport-touring, cumprindo com o objetivo da nova VFR 1200F ser uma moto esportiva para viajar. Um moderno e leve eixo-cardã faz o papel de transmissão final, completando o conjunto motriz da nova Honda.
  • Divulgação

    Quadro de dupla trave superior em alumínio e balança traseira mais longa garantem estabilidade


CONFORTO
Para manter o piloto confortável e a moto estável, a balança traseira é mais longa que as convencionais e traz um único amortecedor ajustável. Na dianteira, garfo telescópico de 43 mm de diâmetro com 120 mm de curso, também ajustável.

Completam a tarefa, pneus radiais esportivos sem câmara nas medidas 120/70, na frente, e 190/55, atrás. Ambos calçados em rodas de alumínio de 17 polegadas.

Para segurar toda a potência do motor e os 267 kg a seco da nova moto, a Honda dotou o modelo com freios de última geração. Com sistema combinado e ABS, tem disco duplo de 320 mm de diâmetro com pinças de seis pistões na dianteira e disco simples de 276 mm mordido por pinça de dois pistões na traseira.

Com previsão de chegada ao mercado europeu no início do próximo ano, a VFR 1200F não tem preço definido. Essa primeira versão que será comercializada ainda será equipada com câmbio manual. Segundo informações da empresa, outra versão equipada com o câmbio automático, com duas embreagens lançado recentemente, deve chegar ao mercado posteriormente. (por Arthur Caldeira)

UOL Cursos Online

Todos os cursos