Traxx Shark 250 é excêntrica, mas oferece boa ergonomia e preço competitivo

Da Infomoto

Antes de pilotar a Traxx Shark 250, confesso que torci o nariz, já que a moto chinesa não é um primor no quesito beleza. Tem muitos penduricalhos para uma custom de pequeno porte. Se esta moto fosse minha, muitos itens iriam diretamente para o "arquivo morto" -- entre eles, a moldura do farol, os faróis auxiliares triangulares com lente amarela, o guidão reto (T-Bar), o suporte para a instalação de alforjes e o "mata-cachorro". Enfim, é uma moto de gosto duvidoso, excêntrico se preferir.
  • Mario Villaescusa/Infomoto

    Traxx Shark 250 ainda é pouco conhecida e comercializada: apenas 500 unidades em 2009

Ao rodar com a moto na pista de testes da Pirelli, na cidade de Sumaré (SP), alguns conceitos mudaram , já que fui surpreendido positivamente em alguns aspectos, entre eles o conforto desta pequena custom. A Traxx Shark 250 oferece uma boa postura traduzida pelo banco individual, guidão T-Bar, no melhor estilo "Easy Rider", e pelo bom posicionamento das pedaleiras. Dessa forma o piloto vai sentado e não montado, como na maioria das motos. A boa ergonomia se reflete em uma pilotagem bastante tranquila, relaxada e segura. Detalhe: o garupa também se beneficia do conforto do conjunto, já que a moto conta com um sissy-bar (encosto para as costas).

FICHA TÉCNICA

Traxx Shark 250
Motor: OHC, 233 cm³, quatro tempos, dois cilindros paralelos, quatro válvulas, refrigerado a ar.
Potência: 19,7 cv a 8.000 rpm.
Torque: 1,8 kgfm a 6.500 rpm.
Diâmetro e curso: 53 mm x 53 mm. Taxa de compressão: 9,4:1.
Alimentação: Carburador. Partida elétrica.
Câmbio: Cinco marchas, transmissão por corrente.
Quadro: Tubular com berço duplo em aço.
Suspensão: Dianteira por garfo telescópico com 145 mm de curso; traseira por duplo amortecedor com 75 mm de curso.
Freios: Dianteiro a disco simples de duplo pistão com de 275 mm de diâmetro; traseiro a tambor, de 130 mm de diâmetro.
Pneus: Dianteiro 3.00 - 18 - 6PR; traseiro 130/90 - 15M/C - 6PR.
Dimensões: 2.140 mm (comprimento), 900 mm (largura), 1.130 mm (altura) e 1.470 mm (entre-eixos); 135 mm (distância do solo) e 700 mm (altura do assento).
Tanque: 10 litros (2 l na reserva).
Peso: 155 kg a seco.
Cor: Preta/amarela.
MOTOR E CICLÍSTICA
Pouco conhecida, a Traxx Shark 250 está equipada com um motor de dois cilindros em linha, arrefecido a ar e alimentado por carburador. Com 233 cm³ de capacidade cúbica, o propulsor de quatro tempos, desenvolve potência máxima de 19,7 cv a 8.000 rpm. Já o torque máximo é de 1,8 kgfm a 6.500 rpm.

O motor da Traxx Shark 250 é quadrado, já que tem o mesmo tamanho de diâmetro e curso (53 mm) e tem configuração bastante similar àquela encontrada na aposentada Honda CB 400, da década de 80.

Com apenas 500 unidades vendidas em 2009, a custom urbana da Traxx não tem o mesmo desempenho da Kasinski Mirage 250 (já injetada em sua versão 2010), porém não é tão fraca como a Shyneray XY 250.4. A Shark 250 tem força suficiente para rodar com desenvoltura por ruas e avenidas dos grandes centros, já que seu motor trabalha melhor em baixas e médias rotações. A velocidade final chega aos 110 km/h. Porém, nessa velocidade e em altos giros, a vibração é mais acentuada e chega a incomodar.

Na dianteira, o modelo de 250 cc traz o tradicional garfo telescópico e freio de disco simples. Já na traseira, suspensão bichoque e freio a tambor. Nesta primeira impressão ao pilotar, a suspensão se mostrou bem calibrada, absorvendo bem as ondulações do piso.

Já os freios estavam de acordo com sua proposta: na frente, o funcionamento do freio a disco estava um pouco "borrachudo", com reações lentas, o que pode ser resultado da baixa acomodação das pastilhas, algo recorrente em unidades zero-quilômetro. Para um melhor desempenho, ou seja, diminuir o tempo de frenagem, o freio traseiro precisava também de um simples ajuste.

Outro destaque do modelo chinês foi a escolha dos pneus. A Shark está calçada com o modelo City Demon, da Pirelli, que ajudam no trabalho de absorção de impactos e também estão diretamente ligados à estabilidade da motocicleta.

Na parte estética, a moto conta ainda com muitos cromados e rodas de liga leve. Já o painel traz velocímetro, hodômetro total e parcial. As luzes-espia ficam na mesa, como nas Honda Shadow 600 e 750. A custom de 250 cc da Traxx tem preço sugerido de R$ 9.257. (por Aldo Tizzani)

UOL Cursos Online

Todos os cursos