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Suzuki GSX 650F é uma touring vestida de esportiva

Da Infomoto

22/10/2009 13h09

Para quem não é muito antenado no universo das duas rodas fica difícil distinguir as diferenças entre a Suzuki GSX 650F e uma superesportiva da marca como, por exemplo, a GSX-R 750. Ambas contam com carenagem integral e grafismos que remetem aos modelos de competição. As semelhanças, porém, param por ai. A GSX 650F é uma moto mais dócil e confortável, que pode ser usada tanto no dia-a-dia como em viagens, já que oferece banco em dois níveis e guidão mais alto e preso sobre a mesa por meio de coxins. Isso resulta em uma melhor postura para o piloto. Resumindo, a GSX 650F é uma boa opção para quer um bom desempenho sem abrir mão do conforto.

  • Mario Villaescusa/Infomoto

    Modelo de 650 cm³ da marca japonesa oferece boa postura e conforto, mas custa R$ 34.594

Mesmo com seu design racing, esta Suzuki foi projetada para ser confortável para viagem solo ou em dupla. A posição do assento em relação às pedaleiras e ao guidão é equilibrada, principalmente para pilotos de baixa estatura, que terão ainda uma "pitada" de esportividade na tocada. Apesar das benesses de seu estilo esportivo, a moto traz a alma da naked Bandit 650 com alguns benefícios -- por exemplo, a proteção aerodinâmica oferecida pela carenagem integral e o apelo visual, que agrada alguns motociclistas.

FICHA TÉCNICA

Suzuki GSX 650F
Motor: DOHC, 656 cm³, quatro tempos, quatro cilindros em linha e refrigeração líquida.
Diâmetro x curso: 65,5 x 48,7 mm. Taxa de compressão: 11,5:1.
Potência: 85 cv a 10.500 rpm.
Torque: 6,27 kgfm a 8.900 rpm.
Alimentação: Injeção eletrônica. Partida elétrica.
Transmissão: Câmbio de seis velocidades e transmissão por corrente.
Quadro: Tubular, berço duplo em aço.
Suspensão: dianteira por garfo telescópico, ajustável e com pré-carga da mola; traseira monoamortecida, com regulagem na pré-carga da mola.
Pneus: Dianteiro 120/70-ZR17 e traseiro 160/60-ZR17.
Freios: Dianteiro a disco duplo de 310 mm, com pinças de quatro pistões opostos; traseiro a disco de 240 mm, com pinça de um pistão.
Dimensões; 2.130 mm (comprimento), 760 mm (largura), 1.235 mm (altura), 1.470 mm (entre-eixos); 125 mm (distância do solo); 770 mm (altura do assento).
Tanque: 19 litros.
Peso: 216 kg.
Preço: R$ 34.594.

"BANDIT CARENADA"
A motorização da GSX 650F é exatamente a mesma da linha Bandit 650: quatro cilindros em linha, 656cm³ de capacidade, DOHC (duplo comando de válvulas no cabeçote), que produz 85 cv a 10.500 rpm de potência máxima e 6,27 kgfm a 8.900 rpm de torque máximo. Tem também as mesmas qualidades de suas irmãs "peladas": torque desde as baixas rotações; engates de marchas, macios e precisos; e motor liso, sem engasgos, que entrega a potência de forma gradativa, sem assustar o motociclista.

As semelhanças com a família são tantas que podemos chamar a GSX 650F de "Bandit carenada". Afinal, a ciclística dessa Suzuki traz receitas de sucesso já consagradas nas outras integrantes da família. Quadro do tipo berço duplo tubular em aço, com garfo telescópico tradicional ajustável na pré-carga da mola, na suspensão dianteira; balança monoamortecida, na traseira, também regulável na pré-carga da mola. Ambas trabalham de acordo com sua proposta: são macias e copiam bem as imperfeições do piso. Para auxiliar neste trabalho de absorção de impactos, a sport touring da Suzuki está calçada com pneus Bridgestone de perfil esportivo, 120/70-17 (dianteira) e 160/60-17 (traseira).

O sistema de freio dianteiro da GSX 650F conta com duplo disco flutuante com 310 mm diâmetro, mordido por pinças de quatro pistões opostos. O freio traseiro, de disco simples de 240 mm de diâmetro, traz pinça deslizante. O dianteiro se mostrou mais eficiente. O traseiro precisava de mais alguns quilômetros rodados para acomodar as pastilhas.

A GSX650F tem o farol multi refletor de lente plana. Na traseira, a lanterna foi instalada sob a rabeta e as setas contam com lentes transparentes com lâmpadas na cor âmbar, que oferecem melhor visibilidade aos outros motoristas e motociclistas. O painel de instrumentos é de fácil visualização e conta com shift-light.

Praticamente uma Bandit carenada, porém com um quilo a mais e muitos reais mais cara, a GSX 650F está disponível nas cores preta, preta e prata e azul e branca. O preço sugerido dessa versão sport-touring é de R$ 34.594, mais cara que a Bandit naked, vendida por R$ 31.151, e também que a versão semi-carenada S, cotada a R$ 32.709. (por Aldo Tizzani)