Honda lança câmbio automático com duas embreagens

Da Infomoto

A japonesa Honda anunciou na semana passada o lançamento de uma transmissão com embreagem dupla para motocicletas de grande capacidade cúbica. Segundo a montadora, essa é a primeira transmissão completamente automática com embreagem dupla para motocicletas, já que esse sistema equipa muitos automóveis de luxo. A nova transmissão primária promete oferecer aos motociclistas uma pilotagem esportiva combinada com um sistema de fácil operação.

A fábrica ainda garante que o novo câmbio automático vai proporcionar um consumo de combustível equivalente ou ainda melhor que as transmissões manuais.
  • Divulgação

    Além de garantir pilotagem mais suave, promessa é que a nova transmissão gere economia

A primeira motocicleta da marca equipada com a nova transmissão automática de embreagem dupla será o modelo 2010 da consagrada sport-touring VFR, que deverá ter um motor de quatro cilindros em "V" com 1.200 cm³ de capacidade. O lançamento da VFR 1200 com a tecnologia inédita deve acontecer no EICMA 2009, o Salão de Motos de Milão (Itália), que será realizado em novembro. A fabricante, porém, não informou se a transmissão com dupla embreagem irá equipar todas as versões do novo modelo.

A primeira transmissão automática com embreagem dupla em motocicletas tem, segundo a Honda, um desenho compacto e leve que permite a sua adaptação a grande parte dos motores existentes sem grandes alterações em sua arquitetura. Além disso, a nova transmissão vai oferecer um controle preciso da aceleração graças à alta tecnologia embarcada que assegura mudanças de marchas suaves e sem trancos.

A transmissão funciona de três maneiras: um modo completamente automático "D" para o uso normal; outro modo automático "S" para uma pilotagem esportiva; e o modo manual com câmbio de seis marchas, em que o piloto faz a troca por meio de botões localizados no punho esquerdo.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
A nova transmissão tem como principal característica duas embreagens: uma delas aciona as marchas ímpares (1ª, 3ª e 5ª) e a outra as marchas pares (2ª, 4ª e 6ª) independentemente. As duas embreagens operam alternadamente para melhorar as mudanças de marchas. Por exemplo, ao trocar de primeira para segunda marcha, a central eletrônica detecta a subida de marcha e engata a segunda e, só então, desengata a primeira marcha para oferecer uma troca quase que imperceptível.

Enquanto alguns sistemas de transmissão com embreagem dupla são grandes e ocupam muito espaço, a Honda desenvolveu uma tecnologia para ser compacta e leve - qualidades necessárias para equipar uma motocicleta. O sistema tem o circuito hidráulico localizado sob a tampa lateral do motor para centralizar a massa e reduzir o centro de gravidade.

Além de garantir uma pilotagem mais suave, a Honda garante que a nova transmissão vai proporcionar economia de combustível. (por Arthur Caldeira)

UOL Cursos Online

Todos os cursos