Yamaha Fazer 250 2010: mais do mesmo

Da Infomoto

A Yamaha YS 250 Fazer recebeu somente algumas pequenas melhorias em seu modelo 2010. Nada radical frente à ousadia estética da nova Honda CB 300R, sua principal concorrente. Somente agora a street da Yamaha adotou uma sonda lambda (sensor de oxigênio) e mais um catalisador para reduzir o nível de emissões de poluentes e atender ao Promot 3, em vigor desde janeiro deste ano.
  • Gustavo Epifanio/Infomoto

    Street de 250cc ganhou discreto face-lift, além de sonda lambda e novo escapamento

Não houve mudanças de fato na Fazer 2010, apenas um discreto face-lift. A começar pelo painel de instrumentos com uma nova moldura e fundo, que melhorou a visualização das informações - velocidade e giro do motor. Na parte traseira, a Fazer 2010 tem nova ponteira de escapamento pintada de preto, que ganhou protetores antiqueimadura na cor prata. Além disso, a balança é pintada de preto e o link da suspensão agora recebeu um rolamento - antes era embuchado.

O conjunto ótico traseiro tem piscas com lente cristal e lâmpadas amarelas iguais as da Fazer Limited Edition, lançada em 2008. Outra "novidade" ficou por conta da nova cor prata metálica, que substitui a azul, agora fora de linha. A YS 250 Fazer 2010 tem preço sugerido de R$ 10.950,00.

Na prática, o modelo 250cc da Yamaha é muito versátil, seja no trânsito carregado dos grandes centros, como em viagens curtas de final de semana. A street Fazer oferece conforto, estabilidade e economia de combustível. Na cidade rodou 29,05 km com um litro de gasolina. Assim, com seu tanque com capacidade para 19,2 litros (4,5 l de reserva), o motociclista pode rodar mais de 500 Km.

Outra característica marcante da moto é sua agilidade, facilidade de driblar os carros e também na mudança de direção.

MOTOR DE 21 CV
Ao subir na moto, acionar a partida elétrica e girar o acelerador, logo percebemos que o motor monocilíndrico oferece bom rendimento em baixos e médios regimes de rotações. Não é o mais potente de sua categoria, mas dá conta do recado. O propulsor da Fazer 250 tem 249 cm³, comando de válvulas simples no cabeçote (OHC). Alimentado por injeção eletrônica, gera 21 cv de potência máxima a 8.000 rpm e 2,10 kgf.m a 6.500 rpm de torque máximo. Com este desempenho o propulsor tem comportamento linear e oferece força suficiente para lagar na frente dos carros quando o semáforo abre.

FICHA TÉCNICA

Yamaha YS 250 Fazer
Motor: OHC, 2 válvulas, um cilindro, refrigerado a ar com radiador óleo.
Transmissão: Câmbio de cinco velocidades com transmissão final por corrente.
Alimentação: Injeção eletrônica.
Potência: 21 cv a 8.000 rpm.
Torque: 2,10 kgf.m a 6.500 rpm.
Diâmetro e curso: 74,0 x 58,0 mm. Taxa de compressão: 9,8:1.
Suspensão: Garfo telescópico, com 120 mm de curso, na dianteira; monoamortecida com link, com 120 mm de curso, na traseira.
Quadro: Berço duplo em aço.
Freios: Disco simples de 282 mm de diâmetro (dianteiro) e tambor de 130 mm de diâmetro (traseiro).
Rodas e pneus: Pirelli Sport Demon 100/80 17 M/C 52S na dianteira e 130/70 17 M/C 62S na traseira.
Dimensões: 2.025 mm de comprimento, 745 mm de largura e 1.065 mm de altura. Entre-eixos de 1.360 mm e 805 mm de altura do assento ao solo.
Peso: 137 kg.
Tanque: 19,2 litros.
Capacidade: 249 cm³.
Cores: Vermelha, preta e prata.
Preço: R$ 10.950.

Como diferencial, o pistão desta Yamaha é forjado e o cilindro conta com revestimento de cerâmica, que dispersa com mais propriedade o calor do motor, que é refrigerado a ar. Esta é a mesma tecnologia usada pelo fabricante em modelos da maior cilindrada da marca, entre eles: YZF-R1, XT660R e FZ6.

A Fazer 250 traz ainda câmbio de cinco velocidades, que oferece engates rápidos e precisos. Além do "Balance Engine", sistema de contrapesos no eixo do virabrequim, que minimiza a vibração.

CICLÍSTICA E CONFORTO
No conjunto de suspensões e freios receitas tradicionais, porém eficientes. Na dianteira, garfo telescópico com bengalas de 37 mm de diâmetro e, na traseira, monoamortecedor, ambos com 120 mm de curso. Na versão 2010, a Fazer 250 utiliza um rolamento no link da suspensão traseira. Em função de sua configuração e ajuste, o conjunto trabalha de forma harmoniosa, copiando com muita propriedade as imperfeições do piso. Uma característica marcante da moto é sua agilidade e facilidade nas mudanças de direção.

No quesito frenagem, a street da Yamaha está equipada com freio a disco dianteiro de 282 mm de diâmetro e pinça com dois pistões. Na traseira, o tradicional tambor de 130 mm. Mesmo não tendo freios a disco na traseira, como a XTZ 250 Lander, o sistema é eficiente, perfeitamente de acordo com a proposta urbana da moto.
Para ajudar na tarefa de amortecimento e frenagem, a Fazer está equipada rodas de liga leve de três raios, calçadas com pneus Pirelli Sport Demon. Todos os componentes ciclísticos estão ancorados em um chassi de duplo berço.

No item conforto, a moto da Yamaha realmente surpreende. O guidão e as pedaleiras estão bem posicionados e oferecem boa ergonomia, principalmente para pilotos com até 1,75 m. Além disso, o assento em dois níveis é confortável. Assim, o motociclista pode passar um bom tempo sobre a moto.

Apesar da 250 da Yamaha oferecer um bom conjunto, só nos resta esperar um maior poder de reação da marca dos três diapasões em 2010, apresentando uma Fazer realmente nova para encarar de igual para igual a Honda CB 300R. (por Aldo Tizzani)

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