Scooter Honda Lead 110 oferece conforto, praticidade e autonomia de 200 km

Da Infomoto

No Brasil, o mercado de scooters está em franco crescimento. E é dominado pela pelo Suzuki Burgman 125 e pelo Yamaha Neo CVT que, juntos, já venderam mais de 51 mil unidades desde 2008. Depois de anos sem nenhum produto na categoria, a Honda lançou o Lead 110, modelo mundial que está em sua quarta geração. Sua missão é clara: formar uma nova geração de motociclistas e abocanhar uma fatia desse mercado.

Para a marca, o Lead 110 ajuda a disseminar a cultura de duas rodas no país. Atributos não lhe faltam como, por exemplo, agilidade no trânsito, facilidade de condução, economia, segurança, muito espaço para transportar pequenos objetos, além de uma pitada de tecnologia. O novo scooter está equipado com injeção eletrônica, sistema de freios CBS (Combined Brake System) e transmissão automática CVT. O modelo está desembarcando nas concessionárias com preço sugerido de R$ 6.250.
  • Gustavo Epifanio/Infomoto

    Scooter Lead 110 é equipado com injeção eletrônica, freios CBS e transmissão automática CVT

Antes de abordar os aspectos técnicos e impressões ao pilotar, temos que destacar no Lead 110 sua funcionalidade e conforto. No anteparo do escudo frontal há espaço suficiente para carregar a carteira, celular, óculos e até um MP3. Há também uma alça para levar uma pequena sacola de supermercado. Sob o banco, mais espaço. No compartimento é possível transportar até dois capacetes ou pequenas comprar, material escolar etc.
Outro ponto positivo para o Lead é que o bocal do tanque de gasolina fica na parte externa, perto do assoalho, em vez de estar sob o assento. Ou seja, o condutor não precisa levantar o banco para completar o tanque. Além disso, o reservatório de combustível de 6,5 litros sob o assoalho abaixa o centro de gravidade, o que reflete em um melhor equilíbrio do modelo.

MOTOR E CICLÍSTICA
O Honda Lead 110 conta com um motor monocilíndrico de 108 cm³, OHC (comando simples no cabeçote) com arrefecimento líquido. O propulsor gera potência máxima de 9,2 cv a 7.500 rpm e torque de 0,97 kgfm a 6.000 rpm. O pequeno propulsor está equipado com sistema de injeção eletrônica de combustível PGM-FI. Além de atender com folga o Promot 3 (Programa de Controle de Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), o Lead é econômico. Rodando exclusivamente no trânsito de São Paulo, o scooter da Honda teve uma média de consumo de 33,4 km/l. Ou seja, o modelo tem autonomia para rodar cerca de 200 km.

Para facilitar a vida dos "marinheiros de primeira viagem", o scooter apresenta transmissão automática CVT (transmissão continuamente variável). Em vez de o piloto trocar de marcha, basta dar o "start" e acelerar. Como em outros modelos, o Lead só liga se um dos manetes de freio for acionado. Em função de seu torque, o scooter Honda larga na frente dos carros quando o farol abre. Já a velocidade máxima não passa dos 90 km/h.

FICHA TÉCNICA

Honda Lead 110
Motor: OHC, monocilíndrico, 108 cm³, quatro tempos, duas válvulas, refrigeração líquida.
Potência: 9,2 cv a 7.500 rpm.
Torque: 0,97 kgfm a 6.000 rpm.
Diâmetro e curso: 50 mm x 55 mm.
Alimentação: Injeção eletrônica.
Transmissão: CVT (v-matic).
Suspensão: Dianteira por garfo telescópico com 90 mm de curso; traseira monoamortecida com 84 mm de curso.
Freios: Dianteiro a disco simples 190 mm de diâmetro; traseiro a tambor com 130 mm de diâmetro.
Pneus: Dianteiro 90/90-12 44J e traseiro 100/90-10 56J.
Quadro: Monobloco (underbone).
Dimensões: 1.838 mm de comprimento, 668 mm de largura, 1.125 mm de altura; 740 mm de altura do assento; 1.274 mm de distância entre-eixos.
Peso a seco: 109 kg.
Tanque: 6,5 litros.
Preços: R$ 6.250 (sugerido).
Urbanóide por vocação, o Lead 110 encara com bastante desenvoltura o trânsito carregado. Porém não vá esperar o mesmo desempenho de uma 150cc. O scooter da Honda não foi projetado para o trabalho, mas sim como meio de transporte ágil e dinâmico. O condutor, com experiência na condução de uma motocicleta, sentirá falta do câmbio para reduzir marchas quando o Lead encarar uma subida mais acentuada.

Na dianteira o Lead conta com garfo telescópico com 90 mm de curso e disco simples de 190 mm de diâmetro da marca Nissin. Já na traseira, suspensão monoamortecida com 84 mm de curso e freio a tambor de 130 mm. Como grande diferencial frente à concorrência, o Lead está equipado com o exclusivo sistema de freios combinados. Na prática, ao acionar o freio traseiro (manete esquerdo), o dianteiro entra em funcionamento simultaneamente, diminuindo o tempo de frenagem e aumentando a segurança. Em função de sua ciclística, o Lead consegue mudar de direção com muita facilidade. Característica fundamental para sua grande agilidade.

Outro diferencial está na medida das rodas -- dianteira de 12 polegadas e traseira de 10 polegadas, calçadas com pneus feitos em Taiwan, da marca Cheng Shin. Como comparação, o Suzuki Burgman tem rodas de 10 polegadas na frente e atrás. Aliado ao grande e confortável assento, as suspensões, pneus e banco contribuem também para uma melhor absorção dos impactos. Resumindo, o conjunto de suspensão e freios estão de acordo com a proposta urbana do veículo. Porém, se o asfalto for muito ondulado, o scooter -- e o piloto -- sofrerá um pouco.

DESIGN E CONFORTO
Pouca gente sabe, mas Lead 110 é o scooter Honda mais vendido no mundo. O modelo tem mais de 20 anos de estrada. Construído sobre um chassi monobloco (underbone), o modelo tem linhas clássicas traduzidas pelo escudo frontal, guidão com farol, além dos piscas integrados à lanterna. Completo, o painel de instrumentos é composto por velocímetro, hodômetro total, marcador de combustível, indicador da temperatura do motor, além de luzes-espia da injeção eletrônica, piscas e farol alto.

Além do espaçoso assento, o escudo frontal e o assoalho oferecem maior conforto e segurança para pernas e pés. Para a garupa, o Lead 110 conta com pedaleiras de alumínio retráteis e alças em alumínio, integradas ao bagageiro, que pode receber ainda um pequeno bauleto.

A expectativa da Honda é vender 18 mil unidades até o final do ano e preço público sugerido de R$ 6.250. Porém, na prática, o valor cobrado na concessionária é bem diferente. Nas concessionárias Honda pesquisadas na capital paulista, o Lead 110 tem preço entre R$ 6.990 e R$ 7.200. O modelo tem um ano de garantia, sem limite de quilometragem. (por Aldo Tizzani)

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