BMW F 800 R, com motor de 87 cv, será um das atrações do Salão Duas Rodas

Da Infomoto

Depois de lançar os motores de 1300 cm³ para seus modelos da linha K, vender 746 motos entre janeiro e junho e crescer de 17,2% na comparação com 2008, o próximo passo da BMW Motorrad será apresentar no Salão Duas Rodas de São Paulo, em outubro, a F 800 R. O preço, ainda não divulgado, deve ficar na casa dos R$ 45 mil.
  • Divulgação

    Arrojada e com motor bicilíndrico de 87 cv, BMW F 800 R vem para brigar com as japonesas

A nova moto deve desembarcar no Brasil em outubro e acirrar ainda mais a briga entre as nakeds de média cilindrada, categoria dominada pelos modelos japoneses: CB 600F Hornet, Yamaha FZ6N e Suzuki Bandit 650. A F 800 R, que vem completar uma a linha de 800 cc formada pela F 650 GS e F 800 GS, tem uma proposta mais urbana e radical, destinada a um público jovem e com alto poder aquisitivo.

PARA ACIRRAR A BRIGA
Divulgação
VEJA MAIS IMAGENS DA F 800 R
Muito parecida com a K 1300 R, a F 800 R é uma legítima naked -- nua, sem carenagem, com o motor todo à mostra. Moto de concepção simples que, segundo o fabricante é ágil, fácil de pilotar e bastante confortável, em função do banco em dois níveis. Aliás, o assento pode ser ajustado em três diferentes alturas. Em função do desenho do tanque, o piloto "veste" muito bem a moto, confere mais confiança ao motociclista.

Como suas irmãs, a F 800 R está equipada com motor bicilíndrico de quatro tempos refrigerado a água de 798 cm³, que gera potência de 87 cv a 8.000 rpm e oferece torque de 8,7 kgfm a 6.000 rpm. Segundo a BMW, a moto faz de 0 a 100 km/h em 3,9 s e sua velocidade máxima pode chegar a 220 km/h. Já o câmbio de seis velocidades oferece engates suaves e precisos. Outro destaque deste motor é seu baixo consumo -- em torno de 17 km/l. Esperta em baixas e médias rotações, a moto é uma boa opção para quem está entrando para o mundo BMW.

Na parte ciclística, simplicidade e eficiência. Na dianteira, garfo telescópico tradicional de 43 mm de diâmetro e duplo disco de 320 mm de diâmetro, com pinça de quatro pistões. Já na traseira, balança de alumínio monoamortecida. Para completar o conjunto, disco simples de 265 mm de diâmetro e com pinça flutuante de único pistão. Como opcional, a BMW oferece sistema de freios ABS, computador de bordo, top case e malas laterais.

Para garantir sua estabilidade, a F 800R tem com chassi dupla trave superior em alumínio e pneus aro 17 de perfil esportivo, calçados em rodas 120-70 na dianteira e 180-55 na traseira. Além disso, a F 800 R traz um completo painel de instrumento, com relógios analógico e digital. Agora o que nos resta é esperar a apresentação da moto no Brasil. Em Milão, a F 800 R causou o maior alvoroço. (por Aldo Tizzani)

UOL Cursos Online

Todos os cursos