Yamaha FZ6N tem na versatilidade seu grande trunfo

Da Infomoto

Versatilidade. Esta é a palavra que melhor define a FZ6N, a naked da Yamaha. Fácil de pilotar, o modelo conta com um motor bastante elástico e um chassi dupla trave superior injetado em alumínio, além do design arrojado, marcado pela dupla ponteira de escape sob a rabeta e pelo farol facetado que lembra o desenho de um diamante. O sucesso da FZ6N, assim como de outras nakeds, vem do estilo que reúne o melhor de vários mundos do motociclismo. No dia-a-dia, a moto não chega a ter a agilidade de uma street de baixa cilindrada, mas é bastante funcional. Na estrada, a FZ6N não é uma touring, mas oferece bom nível de conforto e transmite muita segurança. Para quem gosta de acelerar na pista, esta Yamaha não é uma superbike e, ainda assim, não fica devendo nada pra ninguém, já que seu motor é derivado da YZF R6, esportiva de média cilindrada da marca.
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Sucesso de vendas na Europa e fabricada no Brasil, a Yamaha FZ6N é vendida por cerca de R$ 35 mil. Em relação às concorrentes do segmento, o modelo Yamaha está no meio termo. A Suzuki Bandit 650 N custa R$ 32.000 e a Honda CB 600F Hornet custa entre R$ 34.100 (standard) e R$ 36.600 (equipada com freios ABS). Já a recém-chegada Kawasaki Z 750 sai por cerca de R$ 40 mil.

FZ6N TEM BOM RENDIMENTO
Exposto, como manda a receita naked, e com quatro cilindros em linha, o motor de comando duplo no cabeçote (DOHC) da FZ6N tem 600 cm³ de capacidade. Alimentado por injeção eletrônica, o propulsor tem refrigeração líquida e desenvolve 98 cv de potência máxima a 12.000 rpm e torque de 6,44 kgfm a 10.000 rpm.

Apesar de os números de desempenho não sugerirem, o motor oferece torque desde as baixas rotações. A engenharia da marca retrabalhou esse motor oriundo de uma superesportiva para torná-lo mais civilizado. Porém, quando se gira o acelerador, o caráter esportivo volta a falar alto e os ponteiros do conta-giros sobem rapidamente. Em ultrapassagens, nem é necessário reduzir uma marcha. O motor responde vigorosamente.

O câmbio é outro ponto positivo da FZ6N. Preciso e de acionamento suave, está bem escalonado para o uso na cidade, ambiente dessa naked. Seu guidão elevado sobre a mesa proporciona bastante esterço e agilidade para driblar os congestionamentos.

Agora, se a ideia é usar o modelo para viajar, o motociclista -- sozinho ou com garupa -- contará com o conforto do banco em dois níveis e também com posição de pilotagem bem natural, que não cansa o piloto em longas viagens. Pode-se manter velocidade de cruzeiro de 120 km/h com bastante tranquilidade, sem forçar e com economia de combustível. Além disso, a moto oferece boa autonomia, já que o tanque tem capacidade para quase 20 litros. Na estrada, a única coisa que incomoda é o vento em velocidades acima dos 140 km/h.

FICHA TÉCNICA

Yamaha FZ6N
Motor: DOHC, 600 cm³, 4 tempos, 4 cilindros paralelos, refrigerado a água.
Transmissão: Câmbio de seis velocidades com transmissão final por corrente.
Potência: 98 cv a 12.000 rpm.
Torque: 6,44 kgfm a 10.000 rpm.
Diâmetro e curso: 65,5 mm x 44,5 mm. Taxa de compressão: 12,2:1.
Suspensão: Garfo telescópico, com 130 mm de curso, na dianteira; balança de amortecimento hidráulico, com 130 mm de curso, na traseira.
Freios: Duplo disco ventilado de 298 mm de diâmetro (dianteiro) e disco ventilado de 245 mm de diâmetro (traseiro).
Rodas e pneus: 120/70 ZR17M/C (58W) na dianteira e 180/55 ZR17M/C (73W) na traseira.
Dimensões: 2.095 mm de comprimento, 755 mm de largura e 1.085 mm de altura. Entre-eixos de 1.440 mm, 145 mm de altura para o solo e 795 mm de altura do assento ao solo.
Peso: 180 kg.
Cores: Preta e prata.
Preço: R$ 34.504.
EQUILÍBRIO
Com motor fixado ao quadro, a FZ6N oferece uma boa centralização de massa, o que contribui para maior equilíbrio e estabilidade da moto. Para ajudar neste trabalho, a FZ6N conta com o tradicional garfo telescópico na dianteira e uma balança monoamortecida na traseira. Ambas com 130 mm de curso. Com este conjunto bem calibrado, o resultado não poderia ser outro: conforto e esportividade na medida certo para o uso diário, já que copia com muita propriedade os pisos irregulares.

Neste modelo devemos destacar também a eficiência do sistema de freios. A naked da Yamaha conta com dois discos ventilados de 298 mm de diâmetro na frente, equipados com pinças monobloco de dois pistões. Na traseira, disco simples de 245 mm e pinça de um pistão. Com este conjunto, a frenagem é bastante progressiva. Quando exigida ao extremo, dá conta do recado.

Para transmitir mais segurança e estabilidade, as rodas de liga leve são calçadas com pneus sem câmara, 120/70 R17 na dianteira e 180/55 R17 na traseira.

AUTÊNTICA
No projeto da FZ6N a grande preocupação dos engenheiros da Yamaha foi unir estética à funcionalidade. Prova disso está no desenho do painel que tem a finalidade de reduzir a turbulência e ruído do vento, além do assento da garupa com alças laterais e pedaleiras mais elevadas em alumínio e compartimento sob o banco para acomodar as ferramentas e trava de roda.

Não podemos deixar de citar o quadro de alumínio, que "abraça" o tanque e o motor. Belo e resistente, o chassi da moto é moldado por um processo que dispensa soldas e elimina 30% do ar encontrado na liga de alumínio. Assim, o quadro da FZ6N é mais rígido e leve, se comparado ao processo tradicional de produção.

Para completar esta autêntica naked, o painel de instrumentos é completo e semelhante ao da irmã maior, a Yamaha FZ1. Conta com tela de cristal líquido, que traz informações como velocímetro, hodômetro total e dois parciais, nível de combustível, relógio e temperatura. Já no mostrador analógico o piloto pode conferir as rotações do motor, luzes indicadoras de combustível na reserva, neutro, picas, farol alto e ativação do sistema de imobilização. (por Aldo Tizzani e Arthur Caldeira)

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