Motos usadas vendem mais que zero-quilômetro em 2009

Da Infomoto

O mercado de veículos usados movimentou 733,2 mil unidades em maio, número que corresponde a aumento de 3,8% sobre os negócios gerados em abril. No caso específico das motos, o resultado é melhor até mesmo que o de maio de 2008, antes da crise mundial. Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) foram comercializadas 144.391 motos usadas no último mês. No acumulado do ano, foram negociadas 664.830 veículos usados de duas rodas. O fato inusitado é que o mercado de usadas apresenta melhor desempenho se comparado ao mercado de motos novas: nos primeiros cinco meses de 2009, foram emplacadas 631.365 motos novas (126.592 em maio). Ou seja, para cada moto zero emplacada, foi vendida 1,1 moto usada.

Pesquisando lojistas independentes e sites de vendas na internet uma coisa fica clara: o mercado de modelos seminovos volta a ganhar importância. Com maior demanda e a baixa de preços baixos imposta pelo mercado, há boas opções na praça. Basta garimpar.

VENDAS DE MOTOS

2009MAIOABRILACUMULADO
Novas134.747126.592631.365
Usadas144.391139.285664.830
2008MAIOABRILACUMULADO
Novas166.458173.870776.188
Usadas136.753142.781671.145
"O mercado de motos usadas está 'pelando'. Ótimo para vender, ruim para se comprar", conta Márcio André de Moraes, gerente de uma revendedora independente na Zona Norte da cidade de São Paulo. Segundo o comerciante, o consumidor pesquisa muito antes de uma compra ou de fazer uma troca. "Hoje, o lojista está com dificuldade para repor o estoque, já que os valores foram alinhados para baixo e o consumidor não quer vender sua moto por qualquer valor", explica Moraes.

Humberto Cury, outro lojista paulistano, afirma que em função da recessão mundial, o mercado de motos teve uma queda brusca nas vendas. "Aos poucos o segmento vem se recuperando. Com a falta de crédito para os modelos populares e os preços altos dos modelos zero quilômetros, uma boa pedida são as motos seminovas, que já sofreram depreciação, porém continuam com baixa quilometragem e bom estado de conservação. Algumas nem perderam a garantia de fábrica", ressalta.

Não é só nas lojas independentes que os consumidores buscam motos dos sonhos ou modelos que se encaixem no orçamento. Outra ferramenta de busca que vem ajudando nesta tarefa é a internet -- atualmente, há vários sites especializados em vendas de motocicletas.

BLITZ
Depois de verificar as partes estética, mecânica e elétrica, além do chassi da sua futura moto, uma dica importante antes de comprar um modelo usado é checar toda a documentação junto ao Detran (Departamento de Trânsito) de seu Estado. No caso de São Paulo, o site da entidade oferece esse serviço: lá podem ser consultadas multas emitidas pelo Detran, DER, Dersa e Polícia Rodoviária Federal.

Não se esqueça de examinar também o certificado de garantia, o registro de revisões e o manual do proprietário. Um detalhe importante: o manual original -- com as respectivas revisões carimbadas na concessionária -- e a chave reserva demonstram que o antigo proprietário zelava por seu patrimônio. (por Aldo Tizzani)

UOL Cursos Online

Todos os cursos