Ransom Serpent é customizada rara com motor 4-cilindros de superesportiva

Da Infomoto

Exclusiva, única e cara -- assim podemos definir a Ransom Serpent. A moto segue a escola customizada, mas é ainda mais exclusiva por deixar de lado o tradicional motor V2 americano. Pode ser considerada única, já que será feita artesanalmente nos Estados Unidos com produção limitada a três unidades por ano, cada uma adaptada às dimensões do comprador. E, como não poderia deixar de ser em um modelo com tais credenciais, é cara: o preço inicial começa em US$ 80 mil, cerca de R$ 180 mil. Segundo Wayne Ransom, proprietário da Ransom Motorsports, a proposta é fabricar uma motocicleta exótica, rápida, leve e única.
  • Divulgação

    Ineditismo da Serpent, com seu motor 4-cilindros e visual dark, custa caro: cerca de R$ 180 mil

A solução para fugir do "padrão" V2 foi simples: adotar o motor de quatro cilindros em linha de uma superesportiva. No caso da Serpent, a potente unidade motriz vem da Suzuki GSX-R 1000 com quase 200 cv.

Além do ineditismo no motor, cada uma das duas ou três unidades fabricadas por ano terá um design exclusivo. A justificativa está no uso de materiais como aço e titânio na montagem artesanal da moto. O chassi será modelado pela própria Ransom de acordo com as dimensões do piloto. Tudo para oferecer a posição de pilotagem ideal ao felizardo proprietário.

NOS MÍNIMOS DETALHES
Essa showbike americana impressiona pelos detalhes. O motor fica parcialmente exposto, com o enorme radiador e o quadro em treliça ocultando parte da usina de força da Serpent. A 'roupagem' da moto, termina logo depois do banco do piloto. Na traseira, a coroa da transmissão final e o disco de freio são a mesma peça, solução inovadora e com um resultado estético muito bom. Chama a atenção também o enorme pneu de 300 mm de largura montado em uma roda traseira de 18 polegadas. As rodas de liga leve, aliás, são pintadas de preto com acabamento imitando rebites industriais nas bordas. Completando o conjunto uma balança traseira monobraço, que é quase uma obra de arte da customização, demonstra o esmero e a ousadia do ateliê de Nova Jersey.

Todos os aparatos na moto resultam em 188 quilos de peso a seco.

SERPENTE ARISCA
O quadro em treliça feito sob medida foi projetado para suportar a potência desse motor de quatro cilindros em linha. A parte ciclística é completada por um garfo telescópico convencional na dianteira e monobraço traseiro, que traz em um único conjunto a mola de amortecimento posicionada horizontalmente.

Para lembrar o piloto que esta é uma showbike rápida e potente, a Ransom conserva o painel da Suzuki GSX-R sobre o tanque. Com a faixa vermelha do conta-giros iniciando-se nas 14.000 giros, fica a curiosidade para saber quem terá (além da conta bancária vitaminada) a coragem necessária para levar esta serpente ao limite. (por Bruno Parisi)

UOL Cursos Online

Todos os cursos