Triumph Tiger 1050 ganha rodas de liga e suspensão invertida para ficar mais on-road

Da Infomoto

Foi-se a época em que os modelos big-trail eram sinônimos de motos puramente off-road, prontas para encarar qualquer terreno. De uns tempos para cá, elas se "urbanizaram", deixando de lado o caráter fora-de-estrada. Bom exemplo disso é a Triumph Tiger 1050. A remodelação feita em 2007 trouxe, além do motor de três cilindros em linha com maior capacidade (1.050 cc), diversas novidades que deixaram a inglesa muito mais on-road.
  • Caio Mattos/Infomoto

    Inglesa Triumph Tiger 1050 custa cerca de R$ 47.900 e gosta mesmo é de asfalto bom



A começar pelo visual. Com suas linhas angulosas, a Tiger 1050 até lembra um modelo esportivo. Mas a carenagem e o para-brisa altos têm outra função: desviar o vento em longas viagens, preferencialmente em estradas pavimentadas. Afinal, com rodas de liga-leve e pneus Michelin Pilot Road, radiais e de perfil esportivo, o que a Tiger 1050 gosta mesmo é de asfalto bom.

Classificada pela Triumph em sua linha de Urban Sports, a Tiger se propõe a ser uma companheira ideal para pegar a estrada e viajar muito. Seja uma rodovia com quatro pistas ou uma serra travada de mão dupla.

FICHA TÉCNICA

Triumph Tiger 1050
Motor: Três cilindros em linha, 12 válvulas, DOHC, com refrigeração líquida.
Potência: 115 cv a 9.400 rpm.
Torque: 10,2 kgfm a 6.250 rpm.
Capacidade cúbica: 1.050 cm³.
Transmissão: Seis marchas. Transmissão final por corrente.
Alimentação: Injeção eletrônica multiponto sequencial.
Partida: elétrica.
Quadro: Dupla trave superior em alumínio.
Suspensão: Dianteira com garfo telescópico invertido Showa totalmente ajustável e com 150 mm de curso; Traseira por balança monoamortecida Showa totalmente ajustável e com 150 mm de curso.
Freios: Disco duplo de 320 mm de diâmetro e pinça Nissin de quatro pistões fixada radialmente com ABS na dianteira; Disco de 255 mm de diâmetro e pinça Nissin de dois pistões com ABS na traseira.
Pneus: Dianteiro 120/70 ZR 17 e traseiro 180/55 ZR 17.
Dimensões: 2.110 mm de comprimento, 840 mm de largura, 1.320 mm de altura, 1.510 mm de entre-eixos e 835 mm de altura do assento ao solo.
Tanque: 20 litros.
Peso: 201 kg a seco.
Preço: R$ 47.900.
AO GOSTO DO FREGUÊS
Mas o fenômeno de urbanização da Tiger, assim como de outras big-trails, é consequência do uso que os motociclistas fazem dessas motos. Na Europa, de onde vem a maioria das motos nesse estilo, são cada vez mais raras as estradas de terra em péssimas condições -- restam apenas as chamadas estradas secundárias, de cascalho ou terra batida, nas quais a Tiger se sairia muito bem. Afinal, o conjunto de suspensão tem longo curso: na dianteira o garfo telescópico invertido de 43 mm de diâmetro tem curso de 150 mm, o mesmo da balança traseira monoamortecida. Com isso, pequenos buracos ou imperfeições no solo são ignorados pela Tiger, porém na terra mais fofa ou na lama os pneus esportivos 120/70 (dianteira) e 180/55 (traseira) montados em rodas de aro 17 sofreriam bastante.

Mas dentro da proposta da Tiger, ela se sai muito bem. A Triumph afirma que focou o desenvolvimento desse novo projeto na usabilidade. Pois ao rodar com essa última versão, lançada no Brasil em 2008, podemos constatar que a fábrica inglesa acertou. A posição de pilotagem ereta é confortável para rodar na cidade e a excelente visão em função da altura da moto facilita se adiantar a obstáculos e outras encrencas do trânsito.

O motor de três cilindros em linha com 1.050 cc tem comando duplo no cabeçote (DOHC), refrigeração líquida e injeção de combustível. Suas principais qualidades são a entrega linear de potência até atingir 115 cv a 9.400 rpm e o torque de 10,2 kgfm já nas 6.250 rpm. Resumindo: força à vontade desde baixas rotações e uma ampla faixa útil do motor.

Além disso, o quadro esportivo e os freios potentes (da marca Brembo com pinças de fixação radial na dianteira), tornam a Tiger 1050 uma boa motocicleta para percorrer uma estrada sinuosa. Já seu largo banco em dois níveis, o útil para-brisa e o tanque de 20 litros a transformam em boa companheira para uma longa viagem, exceção feita se você quiser enfrentar cenários mais inóspitos, como dunas ou lama.

COMPLETA NO TESTE
A versão testada era equipada com freios ABS que, vale ressaltar, funcionam muito bem nessa big-trail inglesa. Independentes nas duas rodas, param com segurança os 201 kg a seco. Outro item que merece destaque na Triumph é seu painel bastante completo. De fácil leitura e boa visualização traz, além do conta-giros analógico e o velocímetro digital, um computador de bordo que fornece informações como consumo, autonomia etc... tudo muito útil para longas viagens.

Enfim, a Tiger é uma boa representante das novas e potentes big-trails urbanas, que têm no conforto e nas suspensões de longo curso suas grandes qualidades. Cotada a R$ 47.900, a Triumph Tiger 1050 se equipara a suas concorrentes também nesse quesito. A Suzuki V-Strom DL 1000 está sendo vendida por cerca de R$ 44.000, enquanto a Honda XL 1000V Varadero tem preço de tabela de US$ 28.064, mas até 31 de maio, está com preço promocional de R$ 46.990. Ambas as concorrentes, porém, usam motores de dois cilindros em "V" que não oferecem a mesma potência do modelo inglês. (por Arthur Caldeira)

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