Com motor de maior capacidade do mundo, inglesa Rocket III impõe respeito

Da Infomoto

Três cilindros em linha, 2.294 cm³, 142 cv de potência máxima, 2,5 metros de comprimento e 320 quilos. Por si só, os números superlativos da Triumph Rocket III Classic impressionam. Agora imagine encarar esta "muscle custom" de frente e rodar centenas de quilômetros por estradas bem asfaltadas. Este grande sofá de duas rodas esbanja conforto e força em qualquer regime de rotação, já que a proposta da cruiser inglesa é praticar o mototurismo. Para quem gosta de curiosidade, a Rocket III é a moto de série com motor de maior capacidade cúbica do planeta. O preço desta quase exclusividade é de R$ 62.900, à vista. E vale lembrar que o modelo já chegou a custar R$ 89.900.

Fotos: Caio Mattos/Infomoto

A inglesa Triumph Rocket III tem sua força disponível logo aos 2.500 giros

Ao sentar sobre a moto, a primeira sensação é de conforto, muito conforto. Traduzindo: banco largo no melhor estilo sela e guidão aberto, com ergonomia nota 10. Só depois, o motociclista passa os olhos sobre painel e comandos para se familiarizar com este rinoceronte. Quando a partida é acionada o piloto sente toda a força dos três cilindros trabalhando.

FOGUETE DE 2.294 CM³
Caio Mattos/Infomoto
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Na hora de engatar a primeira marcha e entrar na pista, os primeiros metros podem ser desastrosos, desengonçados. Se a pista for travada, habitat que não é o mais natural para a Rocket III, as pedaleiras rasparão no asfalto e as curvas ficarão quadradas. Mas, com o passar do tempo e em pequenas retas para aceleração total, o nervosismo e a excitação se transformarão em pura diversão. Depois de "pegar a mão", curvas abertas em média velocidade são feitas com muita desenvoltura. Se moto tivesse cinto de segurança, a Rocket III teria de ter de três pontos para grudar o motociclista no banco, tamanha a força de seu motor.

FICHA TÉCNICA
Triumph Rocket III Classic
Motor: DOHC, quatro tempos, três cilindros em linha, refrigerado a água.
Potência: 142 cv a 6.000 rpm.
Torque: 20,4 kgfm a 2.500 rpm.
Capacidade cúbica: 2.294 cm³. Taxa de compressão: 8,7:1.
Câmbio: Cinco marchas. Transmissão final por eixo-cardã.
Alimentação: Injeção eletrônica multiponto sequencial; partida elétrica.
Quadro: Berço duplo em aço tubular.
Tanque: 24 litros.
Suspensão: Dianteira por garfo telescópico invertido; traseira com sistema bichoque.
Freios: Dianteiro com disco duplo de 320 mm de diâmetro e cáliper de quatro pistões; traseiro com disco de 316 mm de diâmetro e cáliper de dois pistões.
Pneus: Dianteiro 150/80 R17-Metzeler ME 880; traseiro 240/50 R16-Metzeler ME 880.
Dimensões: 2.500 mm de comprimento, 970 mm de largura, 1.165 mm de altura, 1,695 mm de entre-eixos e
740 mm de altura do assento.
Peso: 320 kg a seco.
Preço: R$ 62.900.
Falando em propulsor, em um único cilindro, esta inglesa tem mais força que muita moto média, já que estão disponíveis 764,6 cm³ por cilindro. Realmente, uma ignorância. Em velocidade de cruzeiro, a 120 km/h, o motociclista se sente muito à vontade, mas se for preciso baixar uma marcha, para enfrentar uma subida mais íngreme ou uma ultrapassagem, o piloto sentirá todo o vigor deste motor. São 20,4 kgfm de torque já disponíveis a 2.500 rpm. Para completar o bom desempenho, sem trancos ou engasgos, a Rocket III está equipada com injeção eletrônica multiponto sequencial, câmbio de cinco marchas e transmissão final por eixo-cardã, que praticamente não requer manutenção. Já o tanque de combustível tem capacidade de 24 litros de gasolina.

CICLÍSTICA E DESENHO
Em teste em circuito fechado, com asfalto em boas condições, o conjunto de suspensão e freios não foram muito exigidos, porém se mostraram compatíveis com a proposta touring da moto, já que copiam com propriedade as imperfeições do piso e as frenagens tem boas respostas.

Na dianteira garfo telescópico invertido de 43 mm de diâmetro e freio de disco duplo de 320 mm, com pinças de quatro pistões. Já na traseira, sistema bichoque, formado por molas cromadas e com ajuste na pré-carga da mola. Conta com freio de disco simples, de 316 mm. Para ajudar no equilíbrio do conjunto, a Rocket III está calçada com pneus radiais Metzeler ME 880. Na dianteira com medida 150/80 R 17 e na traseira um enorme pneuzão de 240/50 R 16.

Para quem é fã de motos estradeiras, este foguete inglês chama bastante atenção por seu porte e desenho: dois faróis na dianteira, pintura bicolor (cereja e creme), dois escapes de um lado e um do outro, dois discos dianteiros e rodas de liga leve. Porém, o que impressiona mesmo é o tamanho do motor.
(por Aldo Tizzani)

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