Indian Motorcycle retorna ao mercado com a lendária Chief

Da Infomoto

Quem frequenta encontros de motos clássicas já ouviu falar da marca norte-americana Indian, mas poucas e raras unidades são vistas rodando no Brasil. Já nos Estados Unidos, a Indian é tão famosa e lendária como a rival Harley-Davidson. Agora os fãs dessa centenária marca podem comemorar o retorno da fabricação deste sonho americano que começou em 1901. O curioso da história é que, em 1906, a Indian foi equipada com o primeiro motor V2 fabricado nos Estados Unidos, algo que muita gente acha ter sido proeza da Harley-Davidson.

Fotos: Divulgação

Com o tradicional modelo Chief, Indian marca seu retorno ao mercado e às estradas americanas

Em seu retorno ao mercado americano, a marca "ressuscitou" o modelo Chief, criado em 1922. A versão atual mantém a tradição do motor de dois cilindros em V acionado por varetas, com 1720 cm³, que gera mais de 13 kgfm de torque para empurrar os 350 quilos (em ordem de marcha) da versão Standard. A transmissão é feita por correia dentada, como manda o estilo custom. O visual é retrô e a Chief está disponível em quatro versões -- as diferenças entre elas estão nos pneus, que podem ter faixa branca, nas malas laterais e no formato do para-lama dianteiro. Mas, todas utilizam modernos freios da grife Brembo.

O CACIQUE ESTÁ DE VOLTA
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ANTERIOR À HARLEY
A história da marca começa em 1901, quando o ciclista George Holder construiu uma espécie de bicicleta motorizada. Ao ver o experimento, o engenheiro Carl Oscar Hedstrom resolver se associar a Holder e, juntos, começaram a produzir motos.

Com o sucesso de vendas das primeiras unidades, os dois rapazes se empolgaram e seguiram adiante na fabricação de motocicletas. Além de disso, a Indian começa a participar de competições ao redor do mundo, incluindo a famosa Tourist Trophy, na ilha de Man, no Reino Unido. Na prova, realizada em 1912, os três primeiros lugares foram ocupados por motocicletas Indian.

TEMPOS DIFÍCEIS
No período da 1ª Guerra a empresa sofreu sérios problemas financeiros. A saída dos fundadores, e o abandono das competições em 1916 também contribuíram para que a Indian chegasse perto da falência, mas as motocicletas da marca continuaram saindo da linha de produção.

Um de seus modelos consagrados nas pistas e também nas ruas foi a Scout. Criada em 1919, a motocicleta usava um motor V2 com cilindradas que variavam entre 600 e 1200 cm³. Esta família se manteve em linha de produção por mais de dez anos.

Em 1927 surgiu uma nova motorização para as Indian: um quatro cilindros em linha, montado longitudinalmente. Batizada de Indian Four, a moto utilizava propulsor de 1265 cm³. O modelo seguiu em produção até 1942.

Durante a primeira metade do século 20, a marca também serviu às autoridades. As motos Indian foram escolhidas para formar o primeiro batalhão policial de Nova Iorque, em 1907, e nos anos de guerra foram produzidos modelos para uso militar e policial.

As décadas de 40 e 50 foram críticas para a Indian. As vendas começaram a despencar e a montadora foi obrigada a parar a produção de suas motocicletas em 1953.

Fotos: Divulgação

São quatro versões com diferentes visuais, e acessórios, mas com o mesmo motor V2 de 1.720 cm3

ETERNO RETORNO
Após muitas discussões sobre os direitos autorais da marca, algumas empresas reergueram o nome Indian, em 1998. No ano seguinte, foram iniciadas as vendas da Chief, mas devido à baixa procura pela motocicleta a marca fechou novamente as portas em 2003.

O atual momento da Indian começou no ano passado, após Steve Heese e Stephen Julius comprarem os direitos autorais e propriedades da marca. Com a mudança acionária, as motocicletas Indian saem da fábrica que fica em Kings Mountain, na Carolina do Norte, em vez da originária Springfield, em Massachusetts.
(por Bruno Parisi)

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