Yamaha MT-03 tem design inusitado, mistura de naked e supermotard
Da Infomoto
-
Gustavo Epifanio/Infomoto
A MT-03 Traz um quadro tipo diamante e um motor monocilíndrico de 660 cm³ que remetam a trail XT 660R, porém equipada com rodas aro 17 e um visual pra lá de ousado. Sem falar nas receitas nada tradicionais de sua ciclística, como o amortecedor traseiro posicionado horizontalmente ao lado do motor, fazendo a ligação entre a balança traseira de alumínio e o quadro de uma forma totalmente inusitada.
No quesito design ela também foge do lugar comum. Seu farol tem formato diferenciado, assim como tanque e bancos, que terminam em duas opulentas saídas de escape e uma rabeta minimalista. Design premiado na Europa tanto por especialistas como por número de vendas.
UM TANTO INCOMUM |
---|
CLIQUE PARA VER MAIS IMAGENS |
Mas o estilo diferenciado da MT-03 não fica restrito ao seu design e conjunto ciclístico. A pilotagem desta Yamaha também é novidade e surpreende. O motor de um cilindro, comando simples no cabeçote (OHC), com refrigeração líquida, é alimentado por injeção eletrônica como na XT 660R. Esbanja torque desde as baixas rotações e atinge 5,95 kgfm de par máximo a 5.500 rpm. Basta girar com mais ímpeto o acelerador que a roda da frente insista em sair do chão, empinando com facilidade. A potência de 48 cv (a 6.250 rpm) é suficiente para manter boas velocidades na estrada e pode levar essa Yamaha até 170 km/h no seu velocímetro digital.
Mas é sua agilidade em mudanças de direção que mostra a veia "supermotard" da MT-03. As rodas de 17 polegadas na frente e atrás, calçadas com pneus sem câmara, permitem desviar de obstáculos e fazer manobras em baixa velocidade com facilidade. Essas qualidades associadas a um ângulo de cáster menor que na XT 660R (26° contra 27,25° na XT) fazem dela uma companheira ideal para a cidade.
FICHA TÉCNICA | ||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
|
Para parar os 174,5 kg, a MT-03 conta com um excelente conjunto de freios. São dois discos flutuantes de 298 mm de diâmetro com pinças de dois pistões na dianteira, e um disco de 245 mm atrás que fazem a roda traseira derrapar com facilidade. Ambos param com bastante eficiência essa Yamaha.
MERCADO
Por ser bem diferente de outros modelos à venda no mercado, fica difícil encontrar concorrentes diretas para a Yamaha MT-03. Cotada a R$ 26.950, a MT-03 é mais cara que sua "irmã" trail, a XT 660R, porém mais em conta que outras nakeds de 600 cc, como a Yamaha FZ-6N, vendida a R$ 32.000, ou que a Honda CB 600F Hornet, com preço sugerido de R$ 30.837.
Porém, vale ressaltar que essa roadster-motard não tem o mesmo desempenho de uma FZ-6N ou de uma Hornet, equipadas com motores de quatro cilindros em linha. Além de se diferenciar bastante visualmente de ambas, tem uma proposta mais urbana.
A Yamaha MT-03 é uma moto voltada para quem quer fugir do lugar comum e busca uma motocicleta ágil na cidade. Sem dizer que é impossível ficar indiferente ao seu ousado design.
(por Arthur Caldeira)