Salão de Motos reúne 300 expositores e rivaliza com a moda em Milão

Da Infomoto, em Milão*

A cidade de Milão, na Itália, é considerada um pólo irradiador de novas tendências da moda e também do design mundial. O concurso de design de móveis e a Semana da Moda de Milão são eventos concorridíssimos do cenário mundial. Porém, entre 4 a 9 de novembro a capital da moda se transforma na capital mundial da motocicleta. Em seis dias, a EICMA 2008 (66ª Esposizione Internazionale Del Ciclo e Motociclo) reúne mais de 300 expositores e 80 marcas estrangeiras de 19 países.

Fotos: Aldo Tizzani/Infomoto

Com novidades para a linha 650, Suzuki dá sobrevida ao ícone Bandit em Milão


Em sete pavilhões -- mais de 80 mil metros quadrados de área construída -- estão distribuídos o que há de mais moderno em termos de motos e acessórios para motociclistas. A previsão dos organizadores é reunir em cinco dias de evento 535 mil veículos de duas rodas: 256 mil scooters, 140 mil motos e 130 mil "cinquentinhas". Confira os principais lançamentos do Salão de Milão:

Ducati
As marcas italianas dominaram os lançamentos. Jogando em casa, a Ducati apresentou três novidades de arrepiar para quem gosta do legítimo design italiano aliado ao mais puro desempenho. Em homenagem ao título mundial de 2008 na Superbike conquistado por Troy Bayliss, a marca apresentou a 1098 Réplica. A moto traz pintura especial e peças fabricadas com o que há de mais modernos em termos de baixo peso e alta resistência -- serão fabricadas apenas 500 unidades dessa versão.

Divulgação

Expositores de 19 países mostram novidades
No Salão de Colônia, Alemanha, e no Salão da Motocicleta, em São Paulo, a novidade foi a Ducati Monster 1100. Já em Milão, um dos principais lançamentos da marca de Borgo Panigale para 2009 foi a superbike 1198. Disponível nas versões Standard e "S", a nova superbike é uma evolução natural de sua antecessora e traz motor de 170 cv e 13,4 kgfm. Com 169 kg, a 1198 apresenta uma excepcional relação peso/potência de 1:1. Em comparação ao anterior, o motor bicilíndrico em L da 1198 "emagreceu" 3 kg, em função da adoção de peças em titânio. A nova superesportiva da Ducati oferece ainda controle de tração e conta também com rodas de liga-leve calçadas com pneus Pirelli Diablo Supercorsa, além do painel de instrumentos em LCD.

Porém, o que causou maior furor entre a imprensa internacional foi a apresentação da StreetFighter. Com design minimalista, mix entre a linha Monster e a Superbike, a StreetFighter traz uma versão anabolizada do motor da 1098 -- são 155 cv de potência máxima e 11,7 kgfm de torque máximo. Para obter um melhor rendimento, o propulsor recebeu novas tecnologias e peças mais leves (titânio e fibra de carbono). A moto representa a nova fase da Ducati, que atualizou seu logo, um coração pulsante ligado à idéia de emoção ao pilotar. O quadro de alumínio também é novo. Além disso, na versão "S" conta com o que há de mais moderno em termos de suspensão e freios: Brembo e Showa. Outro diferencial é que a Street Figther tem dois radiadores. Ergonômica, a moto possui controle de tração, lanterna traseira com LEDs e um completo painel de instrumentos.

VEJA AS ATRAÇÕES
Aldo Tizzani/Infomoto
LO RIDER E MAIS NO ÁLBUM
Bimota
Exclusivismo em forma artesanal. A Bimota DB7 Serie Oro Nero (traduzindo: Série Ouro Negro) tem o corpo todo preto e quadro e balança fabricados em fibra de carbono -- mais resistentes e maleáveis às torções e 'tiragem' limitada a 10 unidades. O o coração do modelo é da Ducati, um propulsor em "L" de 1098 cm³ que gera 174 cv. Só para se ter uma idéia da potência, a força desta "macchine" é superior a 1 cv/Kg, já que a moto pesa 164 kg (à seco). Para completar a obra-de-arte sobre duas rodas, a DB7 Serie Oro Nero conta com a mola da suspensão fabricada em titânio, disco de freios dianteiros no melhor estilo "margarida" e embreagem anti-deslizante. A esportiva da Bimota traz ainda GPS integrado ao painel de instrumentos, totalmente digital. Na Itália, vai custar 40 mil euros, ou cerca de R$ 120 mil.

Grupo Piaggio
Também em casa, o grupo italiano Piaggio mostrou novidades para todos os tipos de motociclistas. Com a chancela da marca Vespa, exibiu um modelo com sidecar que será fabricado em série, segundo executivos da marca. A Aprilia apresentou o SportCity, um "picolo" scooter de 50 cc, equipado com motor dois tempos de apenas 4,08 cv. Para quem é fã dos modelos retrô, o grupo lançou o Scarabeo 300 de linhas clássicas, rodas grandes e muito conforto. No estande da Moto Guzzi dois modelos chamavam a atenção: a V7 Cafe Classic e a Grizo V8 Especial Edition, com sua pintura verde-oliva fosca. Detalhe: todos os modelos Guzzi são equipados com motores em "V", posicionados transversalmente.

Honda
Assim como em Colônia, a Honda focou seus lançamentos em duas questões: mobilidade e menor impacto ambiental. Para isso, a fábrica japonesa apresentou dois novos scooters em Milão: a linha SH renovada e o inédito SW-T400.

A quinta geração do SH, um dos veículos mais vendidos da Europa, foi totalmente reestilizada. O SH conta com duas opções de motorização -- 125 e 150 cc -- e com a adoção da injeção eletrônica está de acordo com a Euro 3. Ganhou também freio a disco em ambas as rodas (confeccionadas em liga-leve de 16 polegadas e com pneus mais encorpados), transmissão V-Matic, boa posição de pilotagem e visual requintado. Segundo a Honda, o SH faz 37 Km/l.

Já o requintado SW T-400 é um scooter equipado com motor bicilíndrico de 398 cm3, que gera uma potência de 38 cv. Injetado e automático, o SW esbanja conforto, segurança e facilidade de pilotagem, já que pode ser usado em perímetro urbano, como também em viagens curtas no final de semana. Com tanque de combustível com capacidade para 16 litros de combustível entra na briga dos scooter-turismo, nicho no qual o Suzuki Burgman 400 faz muito sucesso. O SW T-400 conta ainda disco em ambas as rodas, banco em dois níveis, pára-brisa e sistema de freios CBS/C-ABS.

Suzuki
Em 2009, a Suzuki completará 100 anos. Para marcar a data, a montadora japonesa quer oferecer uma completa gama de produtos aos motociclistas. Depois da superesportiva GSX 1000R, da custom Intruder 1500 e da naked Gladius -- todas apresentadas na Intermot 2008 --, a Suzuki quer prolongar a vida de um dos ícones de sua linha, a Bandit. A linha 650 ganhou novo design nas versões naked e touring. Além disso, a moto traz nova lanterna e painel análogico e digital. Em função do banco em dois níveis, esta "bandida" está cada dia mais confortável. E também segura, já que conta disco duplo de 310 mm na roda dianteira e simples na traseira. O motor é praticamente o mesmo da linha 2008, um DOHC, quatro cilindros em linha de 656 cm³, dotado de injeção eletrônica de combustível.

Yamaha
Assim como a Suzuki, a Yamaha entrou na briga das 600 cc com a nova XJ6, versão naked da Diversion. Do chassi ao motor tudo deriva da sua irmã Sport-touring. Apesar de já contar com a linha FZ, a Yamaha lançou a XJ6 para acirrar ainda mais a briga com a Honda Hornet. Para isso o propulsor não poderia ser outro que não um quatro cilindros em linha, DOHC, com refrigeração líquida.

De resto, a grande expectativa em torno do estande da Yamaha no Salão de Milão ficava por conta da prometida visita na sexta-feira (7) de Valentino Rossi, campeão mundial de MotoGP em 2008 e ídolo dos italianos apaixonados por motos.

BMW
Depois de lançar os motores de 1300 cc para seus modelos da linha K, a BMW apresentou em Milão a F 800 R. A moto de média cilindrada se parece muito com a K 1300 R. Prova que a marca bávara investirá na linha 800 para atrair novos motociclistas. Como suas irmãs, a F 800 R está equipada com motor bicilíndrico de quatro tempos refrigerado a água de 798 cm³, que gera uma potência de 87 cv a 8.000 rpm. Segundo a BMW, a moto faz de 0 a 100 Km/h em 3,9 s e sua velocidade máxima pode chegar a 200 km/h. Como opção, a F 800 R pode receber sistema de freios ABS. Com muita personalidade, a moto deve chegar em 2009 no Brasil.

E falando em personalidade, a BMW apresentou uma moto conceito em Milão. Batizada de Lo Rider, a moto arrancou aplausos dos jornalistas que participaram da apresentação. Com assento apenas para o piloto, a Lo Rider segue o arrojo da linha minimalista, com destaque para os escapamentos laterais tipo "scrambler" e também para o conjunto óptico, sem falar nos discos de freios "margarida" em ambas as rodas. A alma desta BMW só poderia ser um motor Boxer -- mix de ousadia com tradição.

*por Aldo Tizzani (viagem a convite do Instituto Italiano para o Comércio Exterior)

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