SP tem sábado de segurança e prevenção para motociclistas no 5º Moto Check Up

Da Infomoto

  • Aldo Tizzani/Infomoto

A Abraciclo, que reúne os fabricantes de motocicletas, realiza a 5ª edição do Moto Check Up, evento que avalia as condições das motos e dá dicas de pilotagem, segurança e educação no trânsito aos motociclistas. A ação que faz parte da Semana Nacional do Trânsito e é realizada das 8h30 até as 16h deste sábado (27), na zona norte de São Paulo (SP).

E como máxima popular reza que "previnir é melhor do que remediar", as motos passam por uma avaliação na qual são checados 12 itens, entre os quais, relação (coroa, corrente e pinhão), pneus, conjuntos de suspensão e freios. Todo o motociclista que chega ao evento é cadastrado e, em seguida, sua moto passa pelas mãos de mecânicos especializados.

"Os principais problemas estão relacionados com suspensão, caixa de direção e, principalmente, com as condições dos pneus", conta Edna Melo, mecânica da concessionária Yamaha Diamar. "Este é um trabalho sério que pode minimizar os riscos de acidentes. Com a revisão preventiva e periódica o motociclista pode rodar com mais segurança e tranqüilidade", conclui.

O Moto Check Up oferece aos motofretistas, os populares "motoboys", a possibilidade de se inscrever no curso de capacitação para obterem o Condumoto, documento necessário para desenvolver essa atividade profissional, emitido pelo Departamento de Transporte Público da Prefeitura de São Paulo.

SERVIÇO
Moto Check Up - 5ª edição
Data: sábado, 27 de setembro.
Horário: das 8h30 às 16h00.
Local: Canteiro central da avenida Santos Dumont, entre as avenidas Ataliba Leonel e Brás Leme, em Santana, zona norte de São Paulo.
Além da revisão, que é gratuita, e do Condumoto, os motociclistas assistem a um filme sobre técnicas de pilotagem. Já a Controlar, empresa que faz inspeção veicular, também colocou à disposição da ação uma unidade móvel que faz a medição de emissão de CO² que sai do escapamento da motocicleta. Ao final da iniciativa, o motociclista recebe um litro de óleo e uma antena corta pipa retrátil.

Arlindo Gomes, de 42 anos, disse que é preciso conscientizar o motociclista e melhorar sua educação no trânsito. "Tenho 12 anos de profissão e vejo muita imprudência dos mais jovens. O serviço tem pressa, mas a vida da gente não", conta o motoboy, dizendo que o Moto Check Up é uma boa iniciativa, principalmente por investir na educação e também em dicas de manutenção da moto.

Promovida pela Abraciclo, o evento é realizado em parceira com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), órgão que verifica a situação dos capacetes usados pelos motociclistas.

BALANÇO
Nas últimas quatro edições do Moto Check Up mais de 4.700 motociclistas participaram do evento e a expectativa para esta quinta ação é receber cerca de 3.000 motociclistas.

"O Moto Check Up será realizado, inclusive aos sábados, pois queremos atrair um maior número de pessoas que utilizam as motos para passear aos finais de semana ou apenas como transporte para o local de trabalho e que não tem tempo disponível para participar da ação de segunda a sexta-feira", afirma Moacyr Alberto Paes, diretor executivo da entidade.
(por Aldo Tizzani)

UOL Cursos Online

Todos os cursos