Honda equipa CRF 450R 2009 com injeção eletrônica e deixa sua off-road mais leve

Da Infomoto

A linha 2009 da Honda, apresentada recentemente na Europa e Estados Unidos, traz uma grande novidade para os amantes do fora-de-estrada: a CRF 450R, top de linha da marca para o moto-cross, ganhou injeção eletrônica de combustível. Seguindo a tendência da Suzuki, a primeira a usar injeção em motos off-road profissionais, a Honda também adotou o sistema e, de quebra, reformulou totalmente o modelo. Segundo o fabricante, a CRF está mais rápida, potente e versátil, podendo ser utilizada também fora das competições, em trilhas pesadas ou em passeios por terrenos acidentados.

Foto: Divulgação

Chassi em alumínio, motor compacto e injeção de combustível deixam CRF 450R mais leve e versátil


A Honda apostou todas suas fichas na dupla formada pelo chassi em alumínio combinado com um novo motor, compacto e potente, com partes em titânio e pistões forjados. Além disso, cada componente foi revisto e muitas dimensões foram alteradas, resultando em um 'emagrecimento' do modelo de quase 2 kg.

O propulsor de quatro tempos, quatro válvulas por cilindro, comando simples no cabeçote (SOHC) e arrefecimento líquido, tem 449cm³ e gera potência máxima de 56,4 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 5,12 kgfm a 7.000 rpm. Essa off-road está equipada com câmbio de cinco velocidades.

INJEÇÃO DE ADRENALINA
Divulgação
VEJA MAIS IMAGENS DA CRF 450R
Com a adoção da injeção de combustível, a Honda afirma que a nova CRF 450 R oferece respostas mais rápidas e uniformes em qualquer regime de rotação, melhor comportamento em curva e uma entrega de potência mais suave.

CICLÍSTICA E ESTÉTICA
A nova CRF 450R é mais estreita, com um centro de gravidade mais baixo, o que facilita o controle em saltos. O chassi mais fino, construído em alumínio de seção retangular, combina com a nova cara dessa off-road e dá maior sustentação à parte ciclística. Na dianteira, conta com suspensão telescópica invertida (upside-down) com múltiplos ajustes de pré-carga e retorno e 310 mm de curso. Na traseira, o tradicional sistema Pro-Link com várias posições de ajustes e 320 mm de curso. Para melhorar a absorção de impactos, a moto de alta performance conta ainda com um amortecedor de direção, Honda Progressive Steering Dumper (HPSD), ou simplesmente amortecedor progressivo de direção.

O modelo off-road está equipado com rodas de alumínio, calçadas com pneus Pirelli MIDSOFT-80/100-21 (51M), na dianteira, e 110/90-19 (62M), na traseira. Em ambas as rodas, a CRF conta com disco de 240 mm de diâmetro.

Feita para pilotos experientes, o modelo também teve seu visual remodelado, com novos plásticos e grafismos. Ganhou guidão de alumínio da marca Renthal e escape de alta performance de titânio. Com capacidade para abrigar 5,7 litros no tanque de gasolina, a CRF 450 R pesa (a seco) 106,9 kg. O preço ainda não foi divulgado.
(por Aldo Tizzani)

UOL Cursos Online

Todos os cursos