Saiba como é pilotar uma das motos dos American Choppers em Interlagos

Caio Mattos/Infomoto 


Da Infomoto

CHOPPER DE CORPO E ALMA
Caio Mattos/Infomoto
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As obras-de-arte sobre duas rodas assinadas pela Orange County Choppers (OCC), oficina de customização liderada por Paul Teutul Sr., Paul Jr. e Mikey, são admiradas por milhões de telespectadores. Afinal há seis anos a família Teutul estrela o reality show "American Chopper", transmitido no Brasil pela TV a cabo. Poucos dos fãs da série de TV sabem como é acelerar de verdade uma das motocicletas da grife, mas terão agora o privilégio de acompanhar a pilotagem de uma das criações dos famosos "customizadores".

Pelo segundo ano consecutivo, o clã Teutul, do Estado de Nova York (Estados Unidos), vem ao Brasil. Em 2007, participaram do Brasília Music Festival Moto. Neste ano, estão de volta ao país para o São Paulo Moto Festival (SPMF), que acontece desta sexta-feira (5) até domingo (7), no Autódromo de Interlagos (SP). E é na lendária pista que o modelo Original, uma chopper de corpo e alma, mostra que, apesar de constar na linha de motocicletas em "série" da oficina, traz muita exclusividade.

CONVITE PARA ACELERAR
Com um ângulo de cáster de 45°, o garfo telescópico da suspensão dianteira se estende lá na frente, no melhor estilo chopper, dando asas à imaginação dos motociclistas estradeiros. Um convite a subir na moto e acelerar, sem destino, em uma longa highway norte-americana.

FICHA TÉCNICA
OCC Original
Motor: 1.632 cm³, dois cilindros em "V", quarto tempos, refrigerado a ar.
Câmbio: seis marchas.
Rodas e pneus:
Dianteira: Metzeler Marathon ME 880 120/70-21.
Traseira: Metzeler Marathon ME 880 240/40R-18.
Freios: A disco na frente e atrás, com pinças de quatro pistões da HHI.
Comprimento: 2921 mm.
Largura: 940 mm.
Altura: 1371 mm.
Entreeixos: 2210 mm.
Altura do assento: 610 mm.
Distância do solo: 127 mm.
Tanque: 15 litros.
O desejo aumenta ainda mais quando se desperta o motor de dois cilindros em "V" fabricado pela americana S&S com 100 polegadas de capacidade cúbica -- cerca de 1630 cm³. Pelas duas ponteiras de escape sai um ruído forte e compassado, indicando que está na hora de engatar a primeira marcha e rodar. Como pedaleiras e pedais de câmbio e freio são bem avançados, a missão será um pouco difícil se você tiver estatura apenas mediana. Nada que não possa ser resolvido se você se posicionar melhor no confortável banco da grife Danny Gray, com pernas e braços esticados. Isso graças ao guidão fabricado pela própria OCC, assim como muitos outros detalhes do modelo Original -- do quadro às rodas cromadas -- que são feitos pelas hábeis mãos da família Teutul.

AMANTE DAS RETAS
Após a saída dos boxes de Interlagos, na reta oposta, um giro com vontade no acelerador e a Original se mantém firme na trajetória. O ponteiro do velocímetro cresce facilmente na escala em milhas e em quilômetros por hora. Chega então a descida do lago e o momento de testar os freios, da marca HHI Brakes.

E eles funcionam muito bem para parar a motocicleta, ainda bem, pois contornar curvas com o longo garfo e o enorme pneu de 240 mm de largura na traseira da Original não é tarefa fácil. Afinal, esta chopper foi projetada para as retas americanas.

Mesmo assim, a moto OCC é mais fácil de pilotar do que aparenta. As manobras em baixa velocidade realmente são difíceis de fazer. Já em movimento a Original é estável e gostosa de pilotar. Claro, não se pode chamá-la de ágil, mas levando-se em consideração a sua ciclística, o desempenho até que surpreende.


SERVIÇO
São Paulo Moto festival (SPMF)
Data: 5 a 7 de setembro.
Local: Autódromo de Interlagos
Av. Senador Teotônio Vilela, 261, São Paulo/SP.
Ingressos*:
Arena
-Sexta/Sábado: R$ 180 (1º lote) e R$ 240 (2º lote).
-Domingo: R$ 120 (1º) e R$ 160 (2º).
-Passaporte 3 dias: R$ 420 (1º) e R$ 560 (2º).

Vip
-Sexta/Sábado: R$ 500.
-Domingo: R$ 300.
-Passaporte 3 dias: R$ 1.040.
*meia-entrada para estudantes ou com 1 kg de alimento.

Programação: Veja aqui as atrações.
Mais informações: http://www.spmf.com.br/
No miolo de Interlagos, para contornar a curva do Pinheirinho é preciso diminuir bastante a velocidade. Caso contrário as pedaleiras e até mesmo a ponteira de escape raspa facilmente no asfalto. Depois da curva da junção, em direção à reta dos boxes, o prazer de acelerar o motorzão da S&S retorna. Uma nova reta para desfrutar de todo o torque e potência deste V2 americano. O ponteiro marca 100 milhas por hora -- cerca de 160 km/h.

QUER UMA? TENTE NO LEILÃO?
Como tudo que é bom uma hora acaba, depois de três voltas no autódromo -- cenário não muito ideal para curtir uma chopper como a OCC Original -- chega o momento de devolver a moto.

Se você ficou com a mão coçando para acelerar esse modelo construído pela família Teutul, isso é possível. Não que a organização do SPMF vá oferecer uma área de test-drive para quem for ao evento. Mas, na noite de sábado (6), vai acontecer um leilão da Original e de outro modelo construído pelos Teutul. Uma boa oportunidade para ter uma dessas na garagem, desde que você também tenha mais de R$ 100 mil na conta bancária, valor estimado pelos organizadores.
(por Arthur Caldeira)

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