Gigante indiana de motos está de olho no Brasil

Da Infomoto,
Em Curitiba (PR)

  • Divulgação

Em novembro de 1974, a Yamaha RD 50 foi a primeira moto fabricada no Brasil. Dois anos mais tarde foi a vez da Honda apresentar a CG 125. Essa primeira onda, com a instalação dos fabricantes japoneses, está prestes a completar 40 anos. A segunda onda começou a se formar com a chegada das marcas chinesas no final dos anos 1990 (Daelim e Sundown). Hoje os produtos importados ou que usam tecnologia chinesa já representam 10% dos modelos vendidos no país. E há algumas marcas que ainda estão por vir.

Porém, uma terceira onda já está em formação. Já tem nome e nacionalidade. Chama-se TVS, a terceira maior fabricante de motos da Índia.

Shantanu Chakrabarty, gerente-geral da TVS Motor Company, esteve no Brasil e apresentou o workshop internacional "Perspectivas do mercado de motos no Brasil na visão das novas marcas internacionais", durante o 18º Congresso Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). A palestra do executivo indiano foi realizada no último dia 23 e acompanhada por mais de 300 pessoas.

O gerente-geral da TVS fez um resumo das atividades da empresa, falou do mercado internacional, das igualdades e diferenças entre os mercados brasileiro e indiano, apresentou alguns produtos TVS e afirmou que o Brasil está na mira do fabricante indiano.

Crédito
Shantanu Chakrabarty, gerente-geral da TVS, fala em Curitiba
A montadora já está esticando seus tentáculos para fora da Ásia. Na América do Sul, a TVS iniciou suas operações na Colômbia e Uruguai.
Para entrar no Brasil só falta um passo. Segundo o advogado Luiz Eduardo Vidal Lopes da Silva, conselheiro da TVS no Brasil, a vinda da montadora ao país é dada como certa. "Os indianos ainda não definiram de que forma se apresentam ao mercado daqui, se importando ou fabricando motos", comenta o advogado, que também é consultor jurídico da Fenabrave.

Segundo Chakrabarty, tanto a Índia como o Brasil são países grandes e populosos. "Claro que teremos muitos desafios pela frente. Porém, com uma ampla rede é possível crescer rapidamente", afirmou o executivo indiano, dizendo que é muito cedo para definir uma estratégia. "Precisamos pesquisar o mercado para verificar o melhor modelo de motocicleta para o consumidor brasileiro", disse.

QUAL É A DELA?
Hoje, a TVS é a terceira maior fabricante de motos da Índia -- fica atrás da Hero-Honda e Bajaj. Além disso, é a sétima maior empresa daquele país. Fabrica seus produtos em quatro plantas, uma delas instalada na Indonésia. A produção anual é de 1,7 milhão de veículos. Tem 46 mil empregados e fatura US$ 3 bilhões por ano.

PRODUÇÃO DE MOTOS
China: 15 milhões
Índia: 8,2 milhões
Indonésia: 4,5 milhões
Tailândia: 2,1 milhões
Brasil: 2 milhões
Anual, em números aproximados
Entre os modelos urbanos da TVS estão a Apache (street de 160 cc, equipada com injeção eletrônica), a Flame 125 (street de 125 cc) e a Star City (street de 110 cc); além do Neo 110 (CUB produzido na Indonésia), do King (veículo de três rodas utilizado como táxi) e do XL Super Heavy Dutty (street para transportar cargas leves).

A TVS Motor Company iniciou sua operações em 1985, formando uma joint-venture com a Suzuki. Nascia ali um projeto global, ou seja, uma moto fabricada na Índia com tecnologia japonesa. Em 2001, a TVS rompeu o acordo operacional com a Suzuki. Hoje, a marca produz sete modelos de veículos. Tem 600 distribuidores e 1.500 centros de serviço. O objetivo da TVS é ser o maior fabricante de motocicletas do planeta. (por Aldo Tizzani)

Viagem a convite da Fenabrave

UOL Cursos Online

Todos os cursos