Inglesa Triumph entra na briga das 'custom' com Thunderbird 1.600 cc

Da Infomoto

A Triumph, emblemática fábrica inglesa de motocicletas, lançou um novo modelo, a custom Thunderbird, que deve começar a ser vendida em meados do próximo ano, como integrante da linha 2010. Completamente nova, a Thunderbird chega para brigar no segmento mais concorrido das motos custom: o de 1.600 cc -- não por acaso a capacidade cúbica dos motores Harley-Davidson, líder dessa fatia de mercado em diversos países.

Foto: Divulgação

Thunderbird só chega para esquentar o mercado em 2009, como parte da linha 2010 da Triumph


Fugindo um pouco dos tradicionais motores de três cilindros, marca registrada da Triumph, a nova Thunderbird traz um propulsor de dois cilindros paralelos de 1.600 cm³, com duplo comando no cabeçote e refrigeração líquida. Além do câmbio de seis marchas, outra novidade é a transmissão final feita por correia dentada -- novamente uma receita da americana Harley.

Divulgação
Ciclística do modelo incorpora suspensões telescópicas na dianteira e sistema bichoque na traseira, quadro de berço duplo e saída dupla de escape
Divulgação
A Thunderbird incrementa a linha de motos custom da marca inglesa, posicionando-se entre os modelos America e a Speedmaster, ambas com 865 cc, e a enorme Rocket III, com motor de 2.300 cc, o maior em capacidade cúbica a equipar uma motocicleta de linha.

SEM DETALHES
Apesar do anúncio oficial e das fotos estáticas divulgadas à imprensa mundial, a Triumph não anunciou as especificações técnicas da Thunderbird. Porém, nota-se a opção por soluções bastante tradicionais. Na ciclística, suspensões telescópicas na dianteira e sistema bichoque na traseira, assim como o quadro berço duplo.

Na parte visual, o painel sobre o tanque também demonstra que a Triumph quis fazer uma Harley à inglesa. Se o motor fosse de dois cilindros em "V", então...

O destaque do design fica para a saída dupla de escape -- uma de cada lado da nova Thunderbird.

Sem preço e com previsão de chegada ao mercado só em meados de 2009, como modelo 2010, a Thunderbird vai ser oferecida também em uma versão com freios ABS.
(por Arthur Caldeira)

UOL Cursos Online

Todos os cursos