Brasil ganha centro de R$ 1 mi para formar técnicos especializados em Harley-Davidson

Da Infomoto

  • Arthur Caldeira/Infomoto

Com investimentos de cerca de
R$ 1 milhão, o Grupo Izzo acaba de inaugurar um centro de treinamento na loja Harley-Davidson do Pacaembu, em São Paulo (SP), com o objetivo de capacitar os funcionários da empresa para trabalhar com as motos da marca norte-americana e, futuramente, com as outras marcas revendidas pelo grupo, como Ducati, MV Agusta, entre outras. Neste primeiro momento, em função da alta demanda, o foco principal vão ser os modelos custom da Harley.

Em uma área de 400 m², os alunos têm aulas teóricas na sala de aula e práticas em um espaço com seis boxes, que reproduzem uma oficina padrão da marca, e contam ainda com motores e motos das diversas famílias da Harley. "Com a abertura de novos concessionários e o aumento das vendas, começamos a ter dificuldades em encontrar pessoal qualificado. O objetivo é oferecer atendimento de qualidade e no prazo estabelecido", esclarece o gerente de serviços do Grupo Izzo, Marcelo Peixoto, 35 anos, responsável pelo centro de treinamento.

Os cursos, que vão do estágio básico ao avançado, seguem padrões e material didático da Harley University, de Milwaukee, nos Estados Unidos. O centro de treinamento no Brasil vem se juntar aos já existentes no México, Europa e Ásia.

O módulo mais básico dura cinco dias -- divididos em três dias teóricos e dois com a mão na graxa -- e já formou duas turmas de seis técnicos. Mas o curso completo com aulas avançadas pode levar dois meses e meio, desde que o técnico seja aprovado. "Ao final de cada módulo há uma avaliação. Caso não atinja o índice exigido tem de fazer o treinamento novamente", alerta Peixoto.

Se aprovado, ao final do curso o técnico receberá o mesmo certificado emitido pela Harley University. "Poderá trabalhar em qualquer loja Harley do mundo inteiro", explica o gerente, que conhece bem os métodos da matriz norte-americana.

Há 13 anos no grupo, ele já fez diversos cursos e treinamentos na Universidade HD e, chegou a ser premiado como melhor técnico Harley-Davidson em todo o mundo em 2003. "Nosso grande desafio é transformar mecânicos em técnicos especializados", finaliza.
(por Arthur Caldeira)

UOL Cursos Online

Todos os cursos