Remodelado, scooter elétrico S1000 tem potência de cafeteira e serve para pequenos trajetos

Da Infomoto

Foto: Aldo Tizzani/Infomoto

S1000 é feito para circular em pequenos trajetos
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Para quem está acostumado com o ronco e o cheiro de gasolina dos motores à combustão, pilotar o S1000, scooter elétrico da Motor Z, é uma tarefa um tanto estranha. É só virar a chave (sem dar o "start") e acelerar com suavidade. E sem barulho. Agora se pensarmos em sua proposta e também em sua utilização -- preservar o meio ambiente e rodar em pisos planos --, logo percebemos que sua missão ecológica já é compartilhada por montadoras de peso como Renault, Toyota e GM, que já têm projetos de carros elétricos em fase final de testes.

Remodelado, o scooter S1000 é o primeiro modelo da linha 2009 da Motor Z a apresentar inovações como, por exemplo, dois motores elétricos (um em cada roda), suspensão telescópica e freio a disco na dianteira, pneus mais largos, além de melhorias no acabamento, design e também na ergonomia.

POTÊNCIA EM WATTS (W)
MOTOR Z S1000: 1.000 (2 x 500).
Ferro de passar: 500 a 1.500.
Cafeteira: 500 a 1.000.
Chuveiro elétrico: 2.000 a 6.000.
O destaque tecnológico fica por conta da adoção de freios regenerativos, que aproveitam a energia da frenagem para recarregar a bateria. O S1000, segundo o montadora, chega a 40 km/h, tem 45 quilômetros de autonomia e custa R$ 6.409,00.

FICHA TÉCNICA
MOTOR Z S1000
Motor: Elétrico de corrente contínua.
Potência máxima: 1000 W ou 1,36 cv (500 W ou 0,68 cv em cada eixo-motor).
Torque máximo: 0,7 kgfm em cada motor a 520 rpm.
Transmissão: Motor aplicado diretamente nas rodas.
Partida: Sem assistência, com chaveamento liga/desliga.
Bateria: 48V DC x 24AH (tipo selada-chumbo/solução Ácida); carregador 110 ou 220 V AC.
Autonomia: Até 45 km.
Tempo para recarga: de 2 a 8 horas.
Velocidade máxima: 45 km/h.
Capacidade máxima de carga: 120 kg.
Pneus: 12" x 4.0" (dianteiros e traseiros).
Suspensão:
Dianteira: garfo telescópico;
Traseira: duplo amortecimento, com 165mm de curso.
Freios:
Dianteiro: disco.
Traseiro: tambor.
Dimensões: 1,800 mm (comprimento) x 700 mm (largura) x 1300 mm (altura).
Altura do assento: 800 mm (posição do condutor).
Peso: 83 kg.
Cores: Amarelo e preto.
Preço: R$ 6.409,00.
MOTORIZAÇÃO
Mas como é na prática pilotar um scooter elétrico? Não vá esperando potência e torque. Esse veículo não foi feito para fortes emoções. Ele foi desenvolvido para circular em locais fechados, já que não poluí, e também em condomínios para auxiliar nas rondas ou até como opção de transporte para quem mora muito próximo do trabalho e trafega por ruas calmas e de pouco movimento.

Em superfície plana, o S1000 chegou a 40 Km/h, com um motor só. Porém, para encarar uma subida, por exemplo, é melhor acionar o segundo motor (ambos de 500 Watts e com corrente contínua). Essa operação é simples, basta acionar um botão que fica no punho esquerdo. Detalhe: a seleção só pode ser realizada com o scooter parado. Com os dois motores ligados, o piloto terá o desempenho otimizado e também uma melhora no quesito dirigibilidade.

O mais estranho é pensar que no scooter elétrico não são necessárias trocas de óleo, revisões periódicas, muito menos esticar a corrente. É conferir a carga da bateria e verificar a pressão dos pneus e sair rodando.

CICLÍSTICA
Na nova versão , o scooter elétrico S1000 traz um quadro mais rígido e resistente. Houve o reposicionamento do chicote elétrico e do carregador bivolt -- 110 e 220 Volts. O S1000 também recebeu melhorias nos quesitos de suspensões e freios.

Na dianteira, ganhou garfo telescópico e freio a disco. Na parte traseira, duplo amortecedor e freio a tambor. Em função de sua proposta, o desempenho do conjunto está bem dimensionado. Acionado ao limite, o freio chega a travar a roda traseira.

Na nova versão, o scooter com tração nas duas rodas recebeu mudanças em sua carenagem frontal, que lembra um pouco a Yamaha Neo CVT, e também oferece uma melhor ergonomia na pilotagem. Para completar, A S1000 ganhou banco com superfície antiderrapante e um bagageiro para transportar pequenos objetos.
(por Aldo Tizzani)

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