Harley-Davidson assume controle da marca italiana Agusta

Da Infomoto

A Harley-Davidson, Inc. anunciou nesta sexta-feira (11) a assinatura de um acordo definitivo para a compra da fábrica italiana de motocicletas MV Agusta Group. Por aproximadamente US$ 109 milhões, a Harley vai adquirir 100% das cotas do grupo italiano, que também detém a marca de motos Cagiva. O valor inclui a quitação do débito de cerca de US$ 70 milhões, que fez a produção das motos MV Agusta diminuir nos últimos meses.

Divulgação
Jim Ziemer, chefão da Harley e agora também da Agusta
Apesar do anúncio, o negócio só deve ser concretizado nas próximas semanas, após ser aprovado pelos órgãos reguladores. Claudio Castiglioni, atual presidente da MV Agusta e integrante da família que detém 95% das ações do grupo, pode ainda receber um pagamento extra, de quantia não revelada, em 2016, caso alguns índices financeiros sejam atingidos pela empresa.

"As motos são o coração, a alma e a paixão da Harley-Davidson, Buell e MV Agusta" declarou o CEO da Harley, Jim Ziemer. "Todas essas marcas oferecem grandes produtos e têm uma relação muito próxima com seus fanáticos clientes", disse.

Segundo o comunicado oficial, a prioridade da Harley agora é nomear um diretor administrativo e retomar a fabricação dos atuais modelos na matriz da MV Agusta em Varese, na Itália. Castiglioni continua na função de presidente da empresa, e deve encabeçar o desenvolvimento de novos produtos.

Quanto ao estilo dos futuros modelos, os fãs da marca italiana não devem se preocupar: o consagrado designer Massimo Tamburini, criador da linha de motos Brutale da MV Agusta, também se mantém na liderança do estúdio de design. "Com o profundo entendimento emocional que a Harley-Davidson tem do negócio de motocicletas, tenho certeza de que as motos MV Agusta vão continuar a conquistar fãs ainda por muitas gerações", disse Castiglioni.

SUCESSO MUNDIAL
Segundo o chefão da Harley, Jim Ziemer, a aquisição da MV Agusta vai ajudar na consolidação de sua marca na Europa. Os números de vendas das motos norte-americanas cresceram à casa dos dois dígitos no Velho Continente. "(A aquisição) firmará a posição da Harley-Davidson como líder mundial em atender aos anseios e sonhos de seus clientes", declarou o executivo.

No Brasil, a Harley-Davidson, que produz motocicletas em Manaus (AM), é comercializada pelo Grupo Izzo -- que também já era o representante das motos MV Agusta. Em 2007, vendeu 4.000 motos, e projeta crescimento para este ano. Segundo Paulo Izzo, o proprietário, as vendas devem dobrar em 2008.

De acordo com dados da Abraciclo, a associação brasileira do setor de motocicletas, 2.338 motocicletas Harley-Davidson foram comercializadas no ano passado. Os dados do primeiro semestre de 2008 mostram que a previsão de Izzo tem fundamento: 2.775 motos Harley foram vendidas entre janeiro e junho. (por Arthur Caldeira)

UOL Cursos Online

Todos os cursos