Dafra Speed faz 30 km com um litro de gasolina

Da Infomoto

  • Renato Durães/Infomoto

Com grande exposição na mídia, 210 pontos de vendas espalhados pelo país, produtos bem acabados e preços competitivos, a Dafra Motos está deixando a concorrência em estado de alerta. Nos cinco primeiros meses do ano, a mais nova representante do segmento de duas rodas já vendeu 25 mil unidades de seus quatro modelos montados em Manaus (AM). Esse número indica que a Dafra já é a quinta força do segmento, com 1,19% do mercado, segundos dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Neste ritmo, a montadora pertencente ao Grupo Itavema, um dos maiores distribuidores de automóveis do Brasil, deve superar sua previsão inicial de 60 mil motos, e encerrar o ano com 80 mil unidades produzidas. Carro-chefe da Dafra, a Speed 150 tem recebido maior atenção na linha de produção. O modelo street representa quase 60% das vendas da Dafra e chega ao consumidor final ao preço de R$ 4.990.

Além do valor atrativo, que pode ser financiado em 48 parcelas de R$ 179, a moto é bastante econômica. Na média das medições, a Speed 150 chegou a rodar 32 km/l -- uma boa marca para uma moto com proposta estritamente urbana, na qual economia é fundamental. O motor de origem chinesa da marca Lifan, de 149,4 cm³, gera potência máxima declarada de 13,2 cv. Só para comparar, a Yamaha YBR 125 tem 12,5 cv. Com relação ao desempenho, falta um pouco de potência e torque, principalmente em baixas rotações.

De mecânica simples, o propulsor monocilíndrico OHV (Over Head Valves) tem melhor desempenho acima dos 6.000 giros. O nível de vibração, como em outras motos de origem chinesa, é bastante elevado. Em altas rotações, chega a incomodar.

CICLÍSTICA
O desempenho dos freios está bastante compatível com sua proposta. Como a moto testada era 0KM, o freio dianteiro a disco se mostrou, inicialmente, bastante borrachudo, demorando a responder ao comando do manete. Depois de vários quilômetros e inúmeras frenagens as pastilhas se acomodaram, e a resposta se tornou um pouco mais precisa. Já o freio traseiro se comportou de forma bastante eficiente.

No conjunto de suspensões, receita tradicional: garfo telescópico e sistema bichoque, cujos amortecedores estão presos a uma balança de seção retangular. Bem acertado, o conjunto absorve com eficiência as irregularidades do piso. Para ajudar neste árduo trabalho, a Dafra optou em utilizar os pneus Pirelli City Demon, que é um dos responsáveis pelo equilíbrio do modelo montado em Manaus (AM).

COMANDOS
A Speed 150 é um modelo completo: freio a disco, partida elétrica, alças para a garupa emborrachadas, além das rodas de liga-leve, aro 18" e suporte das pedaleiras (o popular "bacalhau") em alumínio. Em função do desenho do tanque, o piloto encaixa-se bem, mas o banco poderia ter uma espuma de maior densidade. Falando em tanque: o bocal é no melhor estilo aeronáutico. O único senão é o desenho da lanterna traseira. Apesar de oferecer uma grande área e boa visualização, ela poderia ser mais arrojada.

Outro destaque é o painel de instrumentos: com fundo branco, oferece boa visualização, principalmente à noite. Traz ainda velocímetro, hodômetros (total e parcial), conta-giros, marcadores de marcha e de combustível e luzes-espia. A Dafra Speed 150 conta ainda com lampejador de farol alto, um item ausente em outras motos da mesma categoria. (por Aldo Tizzani)

UOL Cursos Online

Todos os cursos