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Custom da recém-chegada Dafra, Kansas 150 surpreende

Da Infomoto

12/03/2008 16h53

Se a primeira impressão é a que fica, a Dafra Kansas 150 é uma grata surpresa. Deverá cair nas graças do motociclista brasileiro que busca uma moto custom de baixa cilindrada e com personalidade. Além disso, o modelo oferece bom nível de acabamento, rodas de liga-leve, partida elétrica, suspensão da grife Showa, freio a disco na dianteira e um motor de 150 cm³.

Um outro atrativo da Kansas é seu preço de R$ 5.590 para pagamento à vista (ou financiado em 42 parcelas de R$ 212). Destacam-se ainda ergonomia e conforto.

Renato Durães/Infomoto


Estilo custom da Kansas 150, sublinhado pela ousada cor laranja, ousada, chama atenção; moto chega ao mercado por R$ 5.590
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O desenho clássico e os cuidados com o acabamento fazem da Kansas 150 uma moto atraente, que aguça os olhares curiosos dos outros motociclistas e também dos transeuntes -- ainda mais na cor laranja, como o exemplar testado pela Infomoto. Assim como outras motos do segmento, a Kansas também abusa dos cromados.

Sobre o tanque de combustível para 12 litros, a moto traz indicador de marchas -- útil, porém de difícil visualização nos dias de sol. Outros diferenciais estão nas rodas de liga-leve de cinco palitos, nos bancos individuais e no bagageiro para transportar pequenos objetos, que também serve de apoio á garupa. Chama atenção o desenho harmonioso da rabeta e a ousadia da marca em adotar uma cor forte, que faz a Kansas se diferenciar da multidão de motos.

A minicustom da Dafra ainda traz outros itens presentes só em motos de grande porte -- como, por exemplo, lampejador de farol alto e pisca-alerta, ambos no punho esquerdo. Vale destacar também o painel de instrumentos, bem posicionado acima da mesa de direção, oferecendo boa leitura das informações (com velocímetro, hodômetros parcial e total e luzes-espia).

Motorização
Com tecnologia chinesa da Zongshen, o motor monocilíndrico de 149,5 cm³ da Kansas gera uma potência máxima de 13,1 cavalos a 8.400 rpm e torque máximo de 1,13 kgfm a 7.100 rpm. Só para comparar, sua principal concorrente, a Suzuki Intruder 125 ED (R$ 5.375), tem potência de 12,5 cv a 8.500 rpm e torque de 1,19 kgfm a 8.000 rpm.

Renato Durães/Infomoto
Velocímetro é na mesa de direção; indicador de marcha, no tanque
Renato Durães/Infomoto
Na dianteira, roda de liga-leve, freio a disco e suspensão Showa

Resumindo: o motor desta Dafra é "esperto", oferece respostas rápidas e potência suficiente para largar na frente dos carros, já que apresenta sua força em médias e altas rotações. A moto está equipada com câmbio de cinco marchas e o conforto da partida elétrica.

Em função de seu bom desempenho, o propulsor é ideal para o dia-a-dia e também para viagens curtas de final de semana. A economia de combustível também é um aliado -- ou melhor, um argumento de vendas da Kansas. O consumo gira em torno de 30 km/l no perímetro urbano, segundo dados oficiais da empresa. Em nossa medição de consumo, rodamos 207 km com 6,75 litros (média de 30,6 km/l).

Ciclística
Divertida, leve e fácil de pilotar (tem o "jeitão" da aposentada Honda Shadow 600, mas obviamente com menos motor), o modelo custom da Dafra merece elogios pelo seu conjunto dianteiro formado por freio a disco ventilado e suspensão telescópica da grife Showa.

Na traseira, freio a tambor e duplo amortecedor. Esse tradicional sistema de amortecimento se comportou muito bem, mesmo com garupa e encarando as ruas e avenidas esburacadas de São Paulo. Para ajudar no trabalho de absorção dos impactos, a moto está equipada com pneus Pirelli City Demon.

Já os freios não tiveram um desempenho primoroso, mas é preciso levar em conta que a moto era "zerada"; não houve tempo hábil para as pastilhas e a lona estarem devidamente acomodadas. Talvez alguns quilômetros rodados e um bom ajuste possam aumentar a eficiência dos freios da Kansas 150.

Metas e novidades
A mais nova marca brasileira de motocicletas tem planos ambiciosos. Deve produzir 60 mil unidades até o final do ano e 90 mil em 2009. "Nossa meta é fecharmos 2012 com 400 mil motos vendidas. Estimamos que, até lá, teremos 10% do mercado de duas rodas", afirmou Creso Franco, presidente da Dafra Motos.

Para isso, essa empresa do Grupo Itavema (conhecido pelas distribuidoras de veículos e que investiu R$ 100 milhões no novo negócio) aposta suas fichas em modelos populares de até 250 cm³, com design atual, preço competitivo e possibilidade de aquisição por meio de financiamento.

Hoje, são quatro modelos em linha: as streets Super 100 e Speed 150; a custom Kansas 150 e o scooter Laser 150. A montadora promete ainda para esse ano outras novidades: uma custom de 250 cm³ e três quadriciclos (com motores de 50 cm³, 150 cm³ e 250 cm³).

(por Aldo Tizzani)