Com rodas de 16", scooter Garinni oferece mobilidade

Da Infomoto

Você sabe o que é "gestão da mobilidade"? A resposta é simples: é a capacidade de qualquer pessoa ir a qualquer lugar a qualquer momento. Em função do crescimento desordenado das cidades, da falta de planejamento urbano, do aumento do número de automóveis em circulação e da ineficiência do transporte coletivo, essa tarefa fica mais difícil a cada dia. Por isso, veículos de duas rodas são sinônimos de mobilidade -- e um bom exemplo é o scooter Garinni GR 150.

Com design italiano, o modelo apresenta um importante diferencial frente aos scooters concorrentes: as rodas de liga leve de 16 polegadas, que oferecem mais estabilidade em vias esburacadas. O preço do modelo 2008 gira em torno de R$ 7.600, mais que o scooter Suzuki Burgman 125 (R$ 5.990) e que a Yamaha Neo AT 115 (R$ 6.062). Mas o Garinni tem propulsor de melhor desempenho entre os três.
Mário Villaescusa/Infomoto


Design robusto e inclinação nas curvas são atrações do Garinni
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FICHA TÉCNICA
Motor - Quatro tempos, refrigerado a água, capacidade cúbica de 152,7 cm³
Potência - 12,1 cv a 7.000 rpm
Torque - 0,92 kgfm/6.000 rpm
Transmissão - Automática tipo CVT
Ignição - Eletrônica tipo CDI
Partida - Elétrica e pedal
Suspensão - Dianteira com garfo telescópico e traseira com braço oscilante com duplo amortecimento regulável
Freios - Disco à frente e atrás
Pneus - Dianteiro 100/80 aro 16; traseiro 110/80 aro 16
Comprimento - 2.034 mm
Largura - 700 mm
Altura - 1.186 mm
Distância do solo - 140 mm
Peso - 126 kg
Tanque - 7 litros
Preço - R$ 7.593
GARINNI GR 150 P
À primeira vista, esse scooter impressiona por seu estilo elegante e pelo porte avantajado. Suas linhas retrô devem agradar a quem quer se diferenciar na multidão de motociclistas de nossas ruas. E as mulheres deverão ser as principais compradoras do modelo, já que ele oferece espaço de sobra para transportar pequenos objetos. Conforto e ergonomia também são destaques do modelo. A partir de fevereiro, ele será montado no Brasil.

Motor e ciclística
O motor monocilíndrico de 152,7 cm³ conta com refrigeração líquida e oferece bom rendimento. Com 12,1 cv (a 7.000 rpm) de potência máxima e torque máximo de 0,92 kgfm (a 6.000 rpm), o GR 150 P oferece bastante agilidade no trânsito urbano. Em conjunto com a transmissão automática CVT, ele até surpreende com seu desempenho, respondendo rapidamente ao comando do acelerador. Outro ponto de destaque é o ângulo de inclinação nas curvas, bastante elevado para um modelo da categoria.

O Garinni GR 150 P conta com soluções tradicionais em termos de suspensões: garfo telescópio na dianteira e braço oscilante com duplo amortecimento regulável na traseira. Porém, as rodas de aro 16 e pneus largos e altos, se comparados com a concorrência, conseguem ajudar no árduo trabalho de absorver os impactos em pisos irregulares.

O sistema de freios (disco em ambas as rodas) cumpre bem o seu papel. Porém, o piloto deve optar por uma direção mais defensiva, brecando com antecedência para evitar sustos desnecessários. Como o scooter é empurrado pela dupla motor-CVT, parece que a frenagem tem efeito retardado. (por Aldo Tizzani)

Garinni quer produzir 30 mil motos e scooters em 2008
Recém-adquirida pelo grupo Itapemirim, maior grupo empresarial de transporte de passageiros da América Latina, a Garinni montou uma nova área industrial no PIM (Pólo Industrial de Manaus, no Amazonas) com 5.000 m², e adquiriu também uma área para armazenamento, com 3.000 m².
Nessa nova fábrica, a Garinni afirma que terá duas linhas de montagem, com capacidade instalada para produzir mensalmente até 5.000 unidades de motocicletas e scooters. "Investimos até agora US$ 15 milhões para instalar a nova fábrica, com a compra de novos equipamentos, construção, contratação e treinamento de mão-de-obra e capital de giro para começar a produzir a nova linha 2008", explica Camilo Cola Neto, o jovem presidente da Garinni Motors.
A linha 2008 de motocicletas e scooters começará a ser montada na nova fábrica em fevereiro do anoq ue vem, para distribição imediata aos 40 pontos de venda da marca espalhados pelo Brasil. São oito versões de motocicletas e scooters, divididos basicamente em três segmentos: street (125 e 150 cc), custom (250cc) e scooter (125 e 150cc), além de um quadriciclo (500cc).
O principal parceiro da Garinni é a chinesa Qian Jiang (QJ), uma das cinco maiores fabricantes de motocicletas do mundo, que exporta mais de 300 mil unidades para diversos países do mundo, entre eles, Europa, Ásia e Estados Unidos. Detalhe: a QJ é proprietária da marca italiana Benelli (fabricante de motos e scooters). O plano da Garinni é produzir e vender 30 mil unidades em 2008.

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