BMW quer vender 1.000 motos no Brasil em 2008

Da Infomoto, em Punta del Este (Uruguai)*

Quando fala do desempenho da BMW, Jörg Henning Dornbusch, presidente da subsidiária brasileira, fica eufórico. Só na divisão de motocicletas, a marca cresceu 50% em 2007. Esse carioca de 44 anos iniciou carreira na montadora em 1999, e está à frente da marca no Brasil desde 2005.

Economista de profissão e vendedor por vocação, o presidente da BMW tem planos ambiciosos para os próximos anos. Em entrevista exclusiva, feita durante o BMW Motorrad Days 2007, em Punta del Este, no Uruguai, Henning faz um balanço do ano, fala do incremento das vendas, de lançamentos, da nova concessionária em São Paulo, e anuncia o novo gerente da BMW Motorrad Brasil.

Aldo Tizzani/Infomoto
Jörg Henning Dornbusch, presidente da subsidiária da BMW no Brasil
Divulgação
A moto de uso misto F 800 GS, aposta da BMW para 2008
Qual é o balanço que o senhor faz do desempenho da BMW Motorrad em 2007?
Henning Dornbusch -
Este ano foi muito produtivo para a BMW Motorrad no Brasil. Tivemos um crescimento de 50%. Encerraremos o ano com 780 motos comercializadas no Brasil. A nossa previsão é vendermos mil motos BMW em 2008.

Em sua opinião, quais os fatores que contribuíram para o crescimento nas vendas de motos BMW?
Dornbusch -
São três os principais fatores. Primeiro: a estabilidade da economia. Depois, as taxas de financiamento. E, para finalizar, o reposicionamento de preço dos modelos BMW.

Hoje, qual é o carro-chefe das vendas no Brasil?
Dornbusch -
A R 1200 GS representa 58% das vendas de motos BMW no Brasil. Ela é o modelo ideal para grandes aventuras.

Como analisa a participação brasileira no BMW Motorrad Days 2007, que aconteceu em Punta del Este?
Dornbusch -
A adesão dos motociclistas brasileiros ao BMW Motorrad Days 2007 foi fantástica, já que, do total de 150 participantes, cerca de 70% eram brasileiros. Alguns moto-aventureiros rodaram mais de 3.000 quilômetros para estar no evento anual da BMW. Esses motociclistas querem percorrer longas distâncias, quebrar recordes, enfim, enfrentar o desafio de viajar de moto e conhecer regiões com muitas atrações turísticas.

A BMW lançou vários modelos no Salão de Milão, na Itália. O que o público brasileiro pode esperar nos próximos meses?
Dornbusch -
Com certeza teremos boas novidades no primeiro semestre de 2008. Na Itália, a BMW apresentou a R 1200 GS com ajuste eletrônico de suspensão (ESA). A nova moto de uso misto, a F 800 GS, traz um belo design e está equipada com o mesmo motor da F 800 S. Estamos muito motivados para os próximos dois anos.

São Paulo ganhará uma nova concessionária de motos BMW?
Dornbusch -
Sim. O Grupo Caltabiano abrirá a nova revenda em janeiro num dos endereços mais nobres de São Paulo, a rua Oscar Freire.

Quem será o novo gerente da divisão de motos no Brasil?
Dornbusch -
A partir do dia 15 de janeiro, Rolf Epp, atualmente responsável pela Divisão de Motos na Argentina e também pelas atividades relacionadas à área de Comunicação Corporativa para América Central e América do Sul, assumirá o cargo de gerente da BMW Motorrad Brasil. Rolf, que vai ocupar o lugar de Andrés Fuse, trabalha no BMW Group desde 1997. (por Aldo Tizzani)

* Viagem a convite da BMW

EVENTO NO URUGUAI REÚNE FANÁTICOS DA MARCA


Sol, mar, praia, belas paisagens, estradas em boas condições de rodagem e uma culinária requintada. Aliado a tudo isso, a paixão por uma única marca de motocicleta que é sinônimo de aventura. Entre os dias 15 e 18 de novembro, o BMW Motorrad Days 2007 reuniu 110 motos e 130 pessoas em Punta del Este, o balneário mais badalado do Uruguai. Do total, cerca de 70% dos participantes eram brasileiros. Organizado pelo Grupo BMW para América Central e América do Sul, o encontro anual da marca alemã, literalmente à beira-mar, deixou brasileiros, argentinos, uruguaios e chilenos fazendo o que mais gostam: pilotar suas BMW e falar de suas aventuras sobre duas rodas.
A concessionária Officer, de São Paulo (SP), levou até o Uruguai o maior número de mototuristas: 40. Já o empresário Gilberto de Souza Daniel rodou 3.380 quilômetros entre Cuiabá (MT) e Punta del Este. "Além das belezas naturais, podemos destacar o respeito e companheirismo entre os estradeiros", afirmou ele, dono de uma BMW R 1200 RT.
Para Harry Françóia, presidente do BMW Club do Brasil, o BMW Motorrad Days consegue reunir pessoas completamente diferentes, mas com um só objetivo. "Num grande grupo com este, muitas vezes não sabemos os nomes das pessoas, quem elas são e o que fazem. Mas há uma coisa em comum: todos nutrem o mesmo amor pela estrada e pelas motos BMW".
Divididos em dois grupos, os motociclistas percorreram itinerários entre praia e campo, e ainda participaram do curso de pilotagem off-road ministrado pelo instrutor da BMW na Argentina. Este foi o terceiro evento anual da BMW (os anteriores foram em Mendoza, na Argentina, e Gramado, nas serras gaúchas. "A adesão dos motociclistas brasileiros ao BMW Motorrad Days 2007 foi fantástica. Eles querem percorrer longas distâncias e quebrar recordes", comemorou Jorg Henning Dornbusch, presidente da BMW do Brasil.

UOL Cursos Online

Todos os cursos