Eletricidade empurra maxi-scooter e protótipo que vai a 200 km/h

Da Infomoto, em Milão (Itália)

Conhecida como capital da moda e design, Milão ditou também o futuro das motocicletas. Durante a 65ª edição do tradicional Salão de Motos italiano, realizado entre 6 e 11 de novembro, scooters elétricos e até uma superesportiva movida a eletricidade foram as novidades na busca de veículos não-poluentes.

Desde sua fundação em 1995, a empresa Vectrix traçou como objetivo oferecer um maxi-scooter com emissão zero de poluentes. Em Milão o objetivo foi alcançado: a Vectrix apresentou o maxi-scooter Electric. Além do visual, ele tem desempenho semelhante a um scooter de 400 cc, podendo chegar a 100 km/h, segundo a empresa.


Porém, sua autonomia é anunciada com menos empolgação no acelerador: 110 km a 40 km/h. Diversas unidades do modelo estavam disponíveis para que os visitantes as testassem. Numa pista fechada e plana, o Electric realmente se mostra superior aos pequenos scooters elétricos já existentes. Apenas o preço de 9.575 euros (cerca de R$ 26 mil) pode atrapalhar o sucesso do Electric na Itália, país onde os scooters são bastante populares.

No embalo elétrico
Entretanto, o que mais chamou a atenção no estande da Vectrix foi mesmo o protótipo de uma moto superesportiva elétrica. Ainda um conceito, a motocicleta, batizada de Electric Superbike, poderia superar os 200 km/h. Ela traz os mesmos componentes de uma moto da categoria: quadro em alumínio, balança traseira monoamortecida e suspensão dianteira invertida (upside-down) -- mas é equipada com um motor elétrico de 60 KW (81,5 cv).

Dotada de uma nova geração de baterias, acelera de 0 a 400 metros em 12 segundos, atingindo 177 km/h nessa distância. Sua autonomia é de 70 km a uma velocidade de 120 km/h.

A Vectrix afirmou que, apesar de ainda tratar-se de um protótipo, pode produzir a Electric Superbike sob encomenda imediatamente. Segundo a empresa, a produção começará assim que 500 interessados façam seu pedido. O motociclista interessado terá de desembolsar 55 mil euros (cerca de R$ 150 mil), um preço alto para quem quiser chegar aos 200 km/h em silêncio absoluto -- já que o motor elétrico não faz barulho nenhum. (por Arthur Caldeira)

UOL Cursos Online

Todos os cursos