Quadriciclo Grizzly da Yamaha tem inovações para 2008

Da Infomoto

Seguindo sua filosofia inovadora, a Yamaha apresentou na Europa uma bela novidade para sua linha 2008 de ATVs (All Terrain Vehicle), e que já está disponível no mercado brasileiro. É o quadriciclo utilitário YFM 700 Grizzly, equipado com direção assistida eletronicamente, sistema semelhante ao apresentado pela Honda este ano nos Estados Unidos com seu ATV Foreman 500.

Com a chegada do Grizzly 700 ao Brasil, a Yamaha torna-se a primeira a oferecer um quadriciclo com esta nova tecnologia em nosso mercado.

O Grizzly 700 chega equipado com um motor 4 tempos de 686 cm³ com comando simples no cabeçote (SOHC) e arrefecimento liquido. Outro destaque do ATV é o sistema de injeção eletrônica e o câmbio automático CVT, que facilita a vida dos pilotos menos experientes. A transmissão final é feita por eixo-cardã.


Outra bela novidade inaugurada no Brasil pela Yamaha com o Grizzly 700 é o sistema EPS (Electronic Power Steering, ou direção assistida eletronicamente), que tem por objetivo deixar a pilotagem o mais leve possível, privilegiando uma condução mais confortável em terrenos acidentados e atuando progressivamente em alta velocidade.

Todo aparato funciona através de pequenos sensores que fazem constantes medições de esforço na pilotagem. Os dados recolhidos são enviados a uma central eletrônica (ECU), que aciona um pequeno motor elétrico na dianteira do veículo. Ele tem o trabalho de compensar todo o esforço de esterçamento, tornando o guidão mais macio para o condutor. Tudo de forma simples e extremamente eficiente. O sistema é bastante semelhante ao utilizado em alguns automóveis, como o Honda Fit.

O YFM 700 Grizzly conta ainda com um sistema exclusivo da Yamaha chamado de On-command, que permite ao usuário escolher entre a tração 2WD (duas rodas) ou 4WD (quatro rodas) de forma simples e rápida. Quando a tração integral entra em ação, automaticamente o bloqueio do diferencial inicia a atuação, facilitando a pilotagem em terrenos mais acidentados.

Aspecto e ciclística
No visual o Grizzly 700 segue os traços convencionais de todo quadriciclo. No entanto, por fazer parte da linha de utilitários dos ATVs da marca, seu estilo é mais comportado e "quadradão", diferentemente da linha esportiva, que tem aspecto mais moderno.

O painel é digital, de fácil leitura, e traz as principais informações do funcionamento mecânico e elétrico do veículo. Com o objetivo de baixar o centro de gravidade, o tanque de combustível está localizado no centro do veículo, e tem capacidade para 20 litros.

Com peso a seco de 274 kg, o Yamaha Grizzly consegue puxar 550 kg de reboque, ou carregar até 45 kg no bagageiro dianteiro e 85 kg no traseiro. Nada mal se levarmos em conta o porte compacto do veículo.

Na ciclística, o Grizzly 700 tem quadro em estrutura tubular em aço. As suspensões são do tipo trapézio duplo independente na dianteira e na traseira. Os freios são a disco hidráulico nas quatro rodas, com pneus preparados para piso misto de 12 polegadas.

Disponível nas cores verde, azul, vermelho e camuflado, o Grizzly 700 já está disponível no mercado brasileiro. O preço sugerido nas redes de concessionárias é de R$ 34.728.

UOL Cursos Online

Todos os cursos