Miza Drago é custom no visual, mas deve motor

Da Infomoto

Os modelos custom trazem, além de conforto, um estilo característico, o que agrada a muitos motociclistas. E é nesse quesito que a Miza Drago pode conquistar quem busca uma moto estradeira mais "popular". Afinal, traz um banco largo, diversos cromados e uma posição de pilotagem confortável, e tudo por um preço razoável.

O que pode não cair no gosto de quem procura uma moto para viajar é o baixo desempenho do motor de um cilindro e 149,4 cm³, refrigerado a ar. Com comando de válvulas por vareta, produz apenas 10,8 cv de potência máxima a 9.000 rpm. Até mesmo a Yamaha YBR com motor menor, de 125 cc, é mais potente: oferece 12,5 cv.


Importada da Ásia e montada em São Paulo pela Miza, a Drago está cotada a R$ 9.490,00. É um preço superior ao de outras motos de mesma capacidade cúbica -- como a Honda CG 150 ESD (R$ 6.800,00), que não traz tantos cromados e equipamentos de série. Entretanto os modelos custom costumam ter um preço um pouco mais salgado, mesmo em outras faixas de cilindrada.

Brilhos
O design da Drago segue à risca a filosofia custom, e até com certo exagero. Há cromados por todos os lados. A lateral é dominada pelas quatro ponteiras de escape (duas de cada lado) e também pelo suporte da pedaleira da garupa, que sustenta um útil bagageiro e o "sissy-bar" (encosto).

FICHA TÉCNICA
Motor - Um cilindro, OHV, refrigeração líquida
Capacidade cúbica - 149,4 cm³
Potência (declarada) - 10,8 cv a 9.000 rpm
Torque (declarado) - 1,02 kgfm a 7.000 rpm
Câmbio - 5 velocidades rotativo
Transmissão final - Corrente
Alimentação - Carburador
Partida - Elétrica e pedal
Quadro - Berço duplo
Suspensão dianteira - Telescópica convencional
Suspensão traseira - Balança com dois amortecedores (bichoque)
Freio dianteiro - Disco ventilado com pinça de um pistão
Freio traseiro - A tambor
Pneus - 110/90-16 (diant.) e 130/90-15 (tras.)
Comprimento - 2.145 mm
Largura - 800 mm
Altura - 1.135 mm
Entre-eixos - 1.485 mm
Altura do assento - 740 mm
Peso seco - 132 kg
Tanque - 15 litros (1,5 de reserva)
Cor - Somente preta
Preço de tabela - R$ 9.490
Miza Drago 150 cc
Na dianteira, a Miza traz um farol principal e dois pequenos auxiliares, poupando os proprietários de investirem neste equipamento comumente instalado nas custom depois da compra. Chama atenção ainda o painel completo. São três relógios no guidão, sendo um velocímetro maior, um medidor da carga da bateria e conta-giros.

Há ainda um painel sobre o tanque, com luzes de advertência e marcador de combustível. Com boa capacidade (15 litros), o tanque traz uma pintura com o desenho de uma águia -- ícone para os motoclubes e fãs de custom. Já a rabeta é bicolor em preto e creme.

O fato de ser uma custom bem equipada faz com que a Drago seja pesada para a categoria: 132 kg a seco, 24 kg a mais que a street Yamaha YBR de 125 cc. Isso agrava ainda mais o baixo desempenho do propulsor.

Bem equipada
A parte ciclística é fiel às motos custom: quadro berço duplo em aço, suspensão telescópica na dianteira e sistema bichoque na traseira, com amortecedores ajustáveis na pré-carga da mola. São bastante macias e proporcionam conforto ao piloto.

O sistema de freios traz disco com pinça de um pistão na frente e um tambor atrás. Como o desempenho da Drago não surpreende e a velocidade não passa dos 100 km/h (segundo o manual do proprietário a máxima é de 85 km/h), eles dão conta do recado.

Outros equipamentos de luxo da Drago são a trava de guidão no miolo da chave, partida elérica e a pedal e as pedaleiras no melhor estilo plataforma, tanto para o piloto quanto para a garupa -- sem falar no encosto e bagageiro. O conforto é um dos pontos altos do modelo.

Ultrapassado
Um ponto negativo da custom Miza é o câmbio de cinco marchas rotativo ultrapassado, similar ao da motoneta Honda Pop. Com todas as marchas para baixo, pode ir de quinta marcha para o neutro em caso de descuido do piloto.

O motor com comando por varetas (OHV), alimentado por carburador, já está defasado e é o principal culpado pela falta de fôlego da Miza. Como o teste foi feito em uma pista fechada e plana, não foi possível verificar o comportamento da moto em retomadas e subidas. Porém, já se pode prever que não será muito animador.

Com limite de carga em 150 kg, incluindo piloto, garupa e bagagem, e com pouca potência e torque (1,02 kgf.m a 7.000 rpm) a Miza Drago 150 é uma custom muito mais no visual do que na sua essência. (por Arthur Caldeira)

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