Topo

Volkswagen terá 20 carros novos no Brasil com R$ 7 bilhões; veja quais são

Newspress
Imagem: Newspress

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/11/2017 18h40

O diretor-executivo global da Volkswagen, Herbert Diess, fez uma visita rápida ao Brasil nesta semana para anunciar uma expansão do atual plano de investimentos da marca no país. Ao todo a fabricante aplicará R$ 7 bilhões para lançar 20 novos produtos até 2020, sendo 13 com produção nacional e outros sete importados.

Esta conta já engloba a nova família MQB A0 do recém-lançado Polo, da qual também farão parte o sedã Virtus -- com apresentação prévia já agendada para a próxima quinta-feira (16), o SUV T-Cross (meados de 2018) e uma picape compacta-média de nome ainda desconhecido (2019).

Veja mais

Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Uma das grandes promessas da Volkswagen é promover um forte rejuvenescimento das matrizes veiculares oferecidas ao consumidor local.

"A renovação do portfólio de produtos é essencial. Em 2015 a idade média dos carros brasileiros era de oito anos. Até 2020 a marca pretende reduzir esse tempo para menos de cinco anos", disse a montadora por meio de comunicado oficial divulgado nesta terça-feira (14).

Isso significa que "dinossauros" como a atual família do Gol (incluindo Voyage e Saveiro) e também o Fox devem ser descontinuados e, provavelmente, substituídos por novas gerações ou mesmo opções mais adequadas às tendências de mercado em faixas similares de preço.

Outra curiosidade é que a nota em nenhum momento faz qualquer menção a modelos híbridos ou elétricos. A lista completa dos 20 lançamentos está, claro, guardada a sete chaves, mas UOL Carros aponta agora boa parte do que está por vir. Nossas previsões apontam nove dos 13 modelos nacionais e todos os sete importados. Confira:

Novos produtos nacionais da VW

  • Polo -- nova geração

    Sexta geração do hatch compacto já está ganhando as ruas a partir deste mês. Produção em São Bernardo do Campo (SP).

  • Reprodução

    Virtus -- inédito

    Derivado do Polo, sedã compacto-médio foi desenvolvido especialmente para o mercado sul-americano e será revelado ainda esta semana, ganhando as ruas no primeiro trimestre de 2018. Produção em São Bernardo do Campo (SP). Leia mais

  • Newspress

    Golf -- reestilização

    Facelift de meia-vida da atual geração do hatch médio deve ser lançada no primeiro semestre do ano que vem. Produção em São José dos Pinhais (PR).

  • Newspress

    Golf GTI -- reestilização

    Marca provavelmente irá "fatiar" em duas partes o lançamento do Golf 2019, considerando a versão GTI como um produto independente. Produção em São José dos Pinhais (PR).

  • Newspress

    T-Cross -- inédito

    Em maio de 2018 o tão aguardado SUV compacto da Volkswagen enfim começará a ser montado localmente. Início das vendas será no segundo trimestre. Produção em São José dos Pinhais (PR). Atenção: a unidade da imagem é o conceito T-Cross Breeze, que dará origem ao suvinho, mas que foi criado como um protótipo de "utilitário conversível", por isso não tem capota. Leia mais

  • UOL Carros

    Picape MQB

    No princípio de 2019 a marca completará a família MQB A0 com uma picape compacta-média monobloco derivada diretamente do T-Cross, posicionada entre a Saveiro e a Amarok. Produção em São José dos Pinhais (PR). Leia mais

  • Gol -- nova geração

    Entre 2019 e 20 a Volkswagen finalmente investirá na troca da terceira para a quarta plataforma do Gol. Não espere nenhum tipo de rebuscamento ou estratégia global: modelo deve ter a matriz parcialmente rejuvenescida dentro de um projeto local, de baixo custo. Produção em Taubaté (SP). Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Voyage -- nova geração

    O sedã Voyage deve seguir os passos do Gol e também mudar de base até 2020. Produção em Taubaté (SP).

  • UOL Carros

    Mini-SUV -- inédito

    Um provável substituto do Fox seria um mini-SUV, criado para competir com o Honda WR-V. Esqueça o Taigun, derivado do up! e considerado demasiadamente pequeno. Seria um projeto totalmente novo, quem sabe aproveitando a nova plataforma que está sendo preparada para a nova geração do Gol. Produção a definir.

  • Murilo Góes/UOL

    O que mais?

    O restante da lista ainda é uma grande incógnita, mas é possível especular que pode rolar uma segunda geração do up!, uma nova atualização da Saveiro (caso não seja morta pela picape MQB e aproveitando a cogitada próxima geração de Gol e Voyage) e, ainda, inclusão de novas versões com diferentes tipos de motorização.

Novos produtos importados da VW

  • Paul Sancya/AP Photo

    Tiguan -- nova geração

    Segunda geração do SUV virá ao Brasil apenas na configuração de entre-eixos esticado e com capacidade para sete passageiros, conforme é produzida para abastecer o mercado americano. Chega na virada de 2017 para 18, importado do México. Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Jetta -- nova geração

    Sedã médio também troca de plataforma -- vai entrar na sétima geração -- e enfim vai ganhar a matriz modular MQB. Importado do México a partir de meados do ano que vem. Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Golf Variant -- reestilização

    Perua derivada do hatch também terá o visual retocado e deve ganhar nossas ruas no segundo semestre de 2018.

  • UOL Carros

    Tharu -- inédito

    Com o aumento nas dimensões do Tiguan, a Volkswagen abrirá espaço a um novo SUV médio, o Tharu, que virá importado da Argentina em 2019 para encarar o Jeep Compass. Leia mais

  • Divulgação

    Amarok -- nova geração

    Presente no mercado desde o começo da década, a Amarok não deve escapar de passar por uma necessária troca de geração, que deve ocorrer em 2020. Importada da Argentina.

  • Murilo Góes/UOL

    Passat -- reestilização

    Modelo referência em tecnologia da marca no país -- embora com vendas quase nulas na atual geração --, o Passat deve receber atualização visual e de equipamentos até 2019. Importação a definir.

  • Leonardo Felix/UOL

    Touareg -- nova geração

    Segunda geração do "suvaço" chegará como modelo de topo da gama até 2019. Importação a definir.