Carros

Volvo V90 levanta questão: onde foi parar a harmonia das peruas?

Do UOL, em São Paulo (SP)

20/02/2016 08h00

A Volvo apresentou esta semana em seu país natal, a Suécia, a V90, perua que compartilha a moderníssima plataforma modular da marca com o SUV XC90, já vendido no Brasil, e com o sedã S90, recém-lançado no Salão de Detroit. Assim como seus primos, a configuração wagon será um carro inteligente, com tecnologias semiautônomas que o permitem andar sozinho e evitar colisões com pedestres e animais.

Vista de frente, a V90 é idêntica ao S90: visual elegante, inspirado no SUV, e faróis cortados por um filete de LED em T representando o martelo de Thor. Tudo vai bem até chegarmos à traseira: a coesão dos traços dá lugar a um estilo mais controverso: linhas chapadas e exageradas na tampa do porta-malas, e lanternas em forma de um anzol mal desenhado remetem à estética "quadradona" da segunda metade dos anos 70 e década de 80. 

Cadê a harmonia na hora de conceber o projeto? UOL Carros mostra agora uma lista de nove peruas, da própria marca sueca, que deveriam ter servido de inspiraçãopara desenhar a V90 mantendo a coerência do capô à ponteira do escapamento. Confira:

As peruas da Volvo

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Volvo 221 Amazon (1962 a 1970)

    membro da família de modelos médios Amazon, a 221 trazia componenentes estéticos típicos dos anos 60: grade larga, lanternas ressaltadas e suntuoso para-choque de ferro revestido em cromo.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Volvo P1800 ES 1972

    Variante do cupê dos anos 60, a P1800 ES ainda seguia o estilo de traços arredondados, mas se notabilizava especialmente pela tampa do porta-malas de vidro inteiriço e pela longa saíad dupla e cromada de escapamento.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Volvo 245 Turbo (1974 a 1993)

    Perua da clássica Série 240 apostava em visual cheio de linhas retas e com traseira bastante esticada. Parece um carro de funerária, é verdade, mas não dá para negar que há coerência na proposta.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Volvo 960 (1990 a 1998)

    Derivação wagon do sedã executivo substituía a antiga 760 ainda com estilo "quadradão" e esticado, porém já com bloco de alumínio no motor 6-cilindros. Um facelift ocorrido em 94 suavizou o perfil chapado do modelo.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Volvo 850 T5 R (1991 a 1996)

    Membro da família de médios dos anos 90, a 850 antecedeu a atual V70, sendo portanto avó da futura V90. Lanternas extremamente altas e para-choque ressaltado marcam o visual da estate, ainda bastante retilíneo.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Volvo V40 1995-2004

    O nome que hoje identifica um hatch já serviu para chamar uma perua compacta-média entre segunda metade dos anos 90 e começo da última década. As linhas arredondadas, com vidro traseiro postado na diagonal, estavam de volta à moda.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Volvo V60 (em produção desde 2010)

    Parente de S60 (sedã) e XC60 (SUV), a V60 é uma perua média já com a cara dos anos 2010: frente bicuda e caída, traseira cheia de vincos e sobressalências.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Volvo V70 (1996 a 2016)

    Atual perua grande da Volvo, V70 já está um tanto desatualizada, mas não deixa de ter personalidade linear: lanternas invadindo as extremidades da tampa do porta-malas na coluna D, ampla área envidraçada e para-choque bojudo.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Volvo V90

    Como imaginar essa traseira exagerada dessas convivendo com uma dianteira elegante como a do S90? Este será o desafio da V90, que chega no ano que vem já como linha 2018.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo