! Veja dez mitos e verdades sobre o uso da gasolina aditivada - 11/11/2017 - UOL Carros

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Veja dez mitos e verdades sobre o uso da gasolina aditivada

Pedro H. Tesch/Agência Eleven
Imagem: Pedro H. Tesch/Agência Eleven

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/11/2017 04h00

Muita gente tem essa dúvida na hora de abastecer: vale a pena pagar um pouco mais e colocar gasolina aditivada?

Isso acontece porque não se sabe o que esse combustível traz de diferente: algumas pessoas pensam que gasolina aditivada deixa o motor mais potente e esperto; outras acreditam que ela não é adequada para uso em motores com alta quilometragem, pois seus aditivos iriam "desprender" sujeira interna e entupir filtros e bicos injetores; um terceiro grupo ainda a usa no tanquinho de partida a frio para fazer com que a gasolina tenha maior vida útil no reservatório, pois ela teria "maior validade" que a comum.

Fato é: muita informação circula por aí e por isso é normal existir dúvidas. O que é verdade e o que é mito nesse monte de constatações?

Para acabar todas as indagações, UOL Carros reúne nesta reportagem mitos e verdades, com dicas da Raízen, representante da Shell no Brasil.

 

Mitos

  • Aditivada é "mais pura" que gasolina comum

    A diferença da aditivada para a comum está, claro, no fato de a primeira trazer aditivos, que incluem detergentes para limpar a sujeira interna, dispersantes para "quebrar" essa sujeira e fazê-la queimar juntamente com o combustível e elementos que formam uma película protetora sobre cilindros, pistões e outros componentes, reduzindo o atrito e consumo. Mas ela não é "mais pura".

  • Gasolina aditivada "vicia" o motor

    O motor pode utilizar gasolina aditivada, comum ou etanol em carros flex em qualquer proporção, pois ele faz automaticamente o reconhecimento para receber os diferentes combustíveis.

  • Aditivos aumentam a potência

    Outra mentira, pois esse papel cabe às gasolinas de alta octanagem, que elevam números de potência e torque em motores de alto desempenho. A gasolina aditivada tem a mesma octanagem da comum. Apesar disso, ela ajuda a limpar o sistema de injeção e, com isso, pode melhorar o consumo e até recuperar de certa maneira a performance de motores sujos com alguns abastecimentos.

  • Inadequada para motores muito sujos

    Mito: parte dos aditivos dessa gasolina são justamente os dispersantes, responsáveis por transformar os resíduos em partículas microscópicas, evitando o bloqueio de filtros, por exemplo.

  • Gasolina aditivada não compensa

    Outra historinha: mesmo sendo um pouco mais cara, a aditivada a médio e longo prazo ajuda a reduzir custos com manutenção, preservando peças dos sistemas de combustão e ignição, e ainda contribui para maior eficiência do motor, podendo reduzir o consumo.

  • Montadoras não recomendam aditivada

    Mentira: a maioria dos manuais do proprietário dos veículos faz o oposto e recomenda justamente abastecer o veículo com gasolina com aditivos.

  • Basta abastecer algumas vezes que a aditivada já cumpre o seu papel

    Outra lenda. Para que manter seus benefícios, é necessário que o uso da gasolina aditivada seja constante -- caso contrário, com o tempo o motor voltar a formar sujeira interna.

  • Todas as gasolinas aditivadas têm a mesma especificação

    Também não: cada marca tem sua fórmula específica de aditivos, incluindo detergentes, dispersantes e agentes que formam a película de proteção.

Fonte: Raízen

Verdades

  • É vantajoso colocar aditivada no tanquinho de partida a frio

    Esse tipo de gasolina conta com antioxidantes que retardam seu envelhecimento e, portanto, tem maior validade -- o que é importante, já que o reservatório pode passar semanas ou meses sem ser utilizado. A aditivada também impede que o líquido fique muito espesso, o que pode prejudicar a ignição.

  • É o óleo lubrificante e não o combustível que suja o motor

    Sim, o responsável por sujar os bicos injetores e as válvulas é o óleo do cárter, que também protege e resfria peças móveis internas e entra em contato com o sistema de injeção. Gasolina adulterada, no entanto, traz outros prejuízos ao motor.

Fonte: Raízen

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