Seu Automóvel

Veja a nota de segurança dos 10 SUVs compactos mais vendidos do Brasil

Do UOL, em São Paulo (SP)

08/06/2017 04h00

Você já sabe que o Renault Captur recebeu quatro estrelas para adultos e três para crianças (de cinco totais) no mais recente teste de segurança do Latin NCAP.

Com isso, se tornou mais uma opção interessante e segura no segmento de SUVs compactos -- os líderes HR-V e Renegade, por exemplo, gabaritaram o teste em 2015 e têm cinco estrelas para adultos e crianças.

UOL Carros elenca, abaixo, a nota dos dez SUVs pequenos mais vendidos do Brasil, em ordem decrescente do mais vendido (HR-V) ao menos emplacado (o próprio Captur). Claro, existem alguns modelos que ainda não foram avaliados pelo órgão de segurança: fica a dica para o Latin NCAP.

Os crash-tests

  • Honda HR-V: 19.160 unidades vendidas em 2017, de janeiro a maio

    Fabricado em Sumaré (SP) e líder do segmento de SUVs compactos no Brasil, o HR-V, que é montado sobre a mesma plataforma de Fit e City, gabaritou o teste, obtendo cinco estrelas para adultos e crianças. Foi o segundo veículo fabricado no Brasil a conquistar tal nota. O HR-V também supera o concorrente Jeep Renegade na pontuação geral do programa.

  • Jeep Renegade: 14.800 unidades vendidas em 2017, de janeiro a maio

    Jeep Renegade fabricado no Brasil participou dos testes de colisão frontal, a 64 km/h, e lateral, feito a 50 km/h. Em ambos o SUV compacto se saiu bem, garantindo o máximo de cinco estrelas em proteção para adultos e crianças. Com tal nota, se tornou um dos carros mais seguros feito em nosso país, ao lado do HR-V entre os SUVs compactos desta lista.

  • Hyundai Creta: 13.805 unidades vendidas em 2017, de janeiro a maio

    Hyundai Creta obteve quatro estrelas para adultos e duas para crianças. As notas foram divulgadas em dezembro de 2015, durante mais uma etapa da fase 6 do Latin NCAP. Importante considerar que o carro testado não era o mesmo que o atual, que é produzido no Brasil.

  • Ford EcoSport: 10.914 unidades vendidas em 2017, de janeiro a maio

    O primeiro carro vendido no Brasil a conquistar as cincos estrelas em segurança para adultos no Latin NCAP foi a atual geração do EcoSport, em relatório divulgado pelo instituto em novembro de 2013 -- a pontuação foi de 14,64 de um máximo de 17. Para crianças, o modelo da Ford foi avaliado com três estrelas.

  • Nissan Kicks: 10.759 unidades vendidas em 2017, de janeiro a maio

    Quinto SUV compacto mais vendido deste ano, o agora nacional Nissan Kicks (veja o vídeo para saber detalhes do modelo fabricado no Brasil) ainda não foi submetido aos testes do Latin NCAP.

  • Renault Duster: 8.724 unidades vendidas em 2017, de janeiro a maio

    É importante dizer que o Renault Duster avaliado pelo órgão latino foi produzido na Colômbia e não no Paraná. De todo modo, o SUV feito no país vizinho usa mesma base e, mesmo sem itens de segurança como airbag frontal para passageiro e freios ABS, ganhou quatro estrelas em proteção para adultos e duas estrelas. Apesar disso, foram notados problemas no comportamento "instável" do habitáculo durante a avaliação. Vale lembrar que o Duster foi testado sob o critério antigo de avaliação do Latin NCAP, menos rigoroso que o atual.

  • Honda WR-V: 4.374 unidades vendidas em 2017, de janeiro a maio

    Já classificado como sétimo SUV pequeno mais vendido deste ano, o Honda WR-V, lançado em abril, ainda não foi submetido aos testes de segurança do Latin NCAP.

  • Peugeot 2008: 4.116 unidades vendidas em 2017, de janeiro a maio

    Grande aposta da marca francesa em 2015 e 2016 e com apenas 4.116 unidades vendidas este ano, o SUV compacto 2008 é outro modelo que ainda não foi submetido aos crash-tests do Latin NCAP, mesmo tendo um projeto mais antigo, já em meia-vida.

  • Chevrolet Tracker: 3.870 unidades vendidas em 2017, de janeiro a maio

    Na linha 2017 o SUV compacto Chevrolet Tracker, esquecido no segmento, sofreu sua primeira reestilização a fim de se reinserir em um mercado cada vez mais concorrido. Ganhou novo visual e motor 1.4 turboflex de 153 cv, mas ainda não foi testado pelos programas de avaliação de segurança no Latin NCAP. No Euro NCAP, seu "primo" Trax recebeu cinco estrelas em 2013, mas configuração e testes europeus são diferentes, claro.

  • Renault Captur: 3.346 unidades vendidas em 2017, de janeiro a maio

    O SUV produzido sobre a mesma plataforma do Duster foi melhor que o "irmão mais velho" e recebeu quatro estrelas (de cinco) na proteção para adultos e três para crianças. O Captur é equipado de série em todas as versões com quatro airbags, controles de tração e estabilidade e ganchos Isofix para fixar cadeirinhas infantis no banco traseiro.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Seu Automóvel

Topo