Motos

Vai viajar de moto? Confira sete dicas para pegar a estrada sem preocupação

Guilherme Silveira

Da Infomoto

27/12/2016 11h58

Final de ano é período de festas e descanso para muita gente. UOL Carros deu dicas de como evitar as indesejadas multas de final de ano e agora mostra para quem viaja de moto quais procedimentos devem ser tomados antes de pegar a estrada.

Confira sete recomendações básicas para fazer a viagem tranquila.

Todo cuidado é pouco

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Roteiro

    Gaste um bom tempo programando a viagem. Pesquise rotas e informações sobre as condições de todas as estradas que te levarão ao destino: praças de pedágio, postos de gasolina e até o SOS Usuário. Use a internet a seu favor.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Pilotagem

    Primordial fazer paradas para alongar o corpo, hidratar-se e tomar café. O ideal é parar pelo menos a cada duas horas, ou cerca de 150 a 200 quilômetros rodados. Se possível, evite refeições pesadas, já que elas dão sono. Mas se a preguiça falar mais alto, não hesite em procurar um local seguro para descansar. Tente também pilotar no máximo 600 km por dia -- em trechos de asfalto ruim, pista simples e/ou lentas ou estradas de terra, a média pode ser menor: 400 km diários.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Horário

    Viaje sempre de dia. O ideal é sair cedo e rodar enquanto houver luz solar suficiente. Evite pilotar quando o sol está se pondo: este período conhecido como "lusco-fusco" confunde a visão. Trata-se de um horário que pode ser mais perigoso do que pilotar a noite.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Roupa

    Pilotar pede traje adequado. O mínimo recomendável são: capacete fechado, luvas, jaqueta com proteções para ombros, cotovelos e costas, e calça de cordura -- na pior das hipóteses, um jeans reforçado. Botas também são importantes. Além disso, mantenha a capa de chuva. No verão, você certamente vai precisar.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Bagagem

    Em função do pouco espaço, a sugestão é levar o mínimo possível. De acordo com a viagem, monte um kit com o que realmente será utilizado: trocas de roupa, tênis, celular, carregador, protetor solar, água etc. Fixe a bagagem com tiras elásticas (a famosa aranha) ou acomode em maleiros rígidos -- há opções disponíveis para várias motos. Como as chuvas são comuns, convém "ensacar" a bagagem.

  • Imagem: Infomoto
    Infomoto
    Imagem: Infomoto

    Documentação

    Os documentos da moto e do condutor devem estar rigorosamente em dia -- DPVAT, licenciamento, CNH etc. Em uma viagem, não esqueça de levar também o cartão do plano de saúde e de crédito. Detalhe: um documento desatualizado pode encerrar, prematuramente, uma divertida aventura.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Revisão

    Verifique todo sistema de iluminação e mantenha a manutenção em dia: nível de óleo, embreagem, freios e o kit de relação (coroa, corrente e pinhão) ajustado. Pneus em boas condições e calibrados de acordo com a carga são alguns dos itens básicos a serem checados. Não esqueça também de verificar nível do líquido de arrefecimento do motor e o estado das velas.

Fonte: Infomoto

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Motos

Topo