Motos

Vai levar alguém na garupa? Confira dicas e cuidados a serem tomados

Mario Villaescusa/Infomoto
Imagem: Mario Villaescusa/Infomoto

Cicero Lima

Da Infomoto

09/09/2017 04h00

Muitos motociclistas levam pessoas na garupa na moto. O ato de camaradagem ou necessidade de transportar outra pessoa exige atenção e responsabilidade. 

Porém, muita coisa muda o comportamento da motocicleta e, por isso, ajustes devem ser feitos. Por isso, há cuidados a serem tomados na pilotagem. O básico: o garupa deve estar equipado, com o corpo próximo ao piloto e segurando as alças da moto.

Infomoto
De acordo com a lei é infração gravíssima transportar crianças com menos de 7 anos na garupa Imagem: Infomoto

Elaboramos algumas dicas para levá-lo sem dor de cabeça, confira.

Cuidados com a carona

  • Pilotagem

    É preciso não se "esquecer" que há alguém além de você na moto. Portanto, você tem que adaptar sua forma de pilotagem. Evite acelerações e frenagens bruscas: o ideal é soltar a embreagem e acelerar gradativamente em partidas, frenagens e até mesmo em curvas.

    O garupa deve segurar-se firme no piloto ou nas alças de apoio, mas não pode ficar tenso. Também é preciso ficar atento para que o corpo dele não se desloque para a frente em frenagens mais bruscas. Além disso, por conta do medo, alguns passageiros jogam o corpo para o lado oposto da curva, como se tentassem levantar a moto inclinada. Isso pode levar o piloto a perder o controle.

  • Ajuste sua motocicleta

    O aumento de peso altera a geometria da moto. Fachos dos faróis e retrovisores precisam ser ajustados. Como a carga é maior, os pneus devem ser calibrados com a pressão sugerida conforme o manual para evitar maior desgaste e consumo de combustível -- pneus murchos com peso excessivo podem "sair" da roda em curvas.

    A maioria das motos oferece regulagem da pré-carga da mola na suspensão traseira para manter o conforto e suportar o aumento de peso sem chegar ao fim de curso. Fique atento: em alguns casos, é necessário conferir a tensão da corrente de transmissão, que pode ficar mais esticada por conta do peso extra.

    Outro item importante para a segurança e conforto do garupa é a perfeita fixação das pedaleiras: elas não podem estar tortas ou "balançando".

  • Garupa equipada

    Da mesma forma que o piloto, quem estiver na garupa deve estar vestindo os equipamentos de segurança: calça, jaqueta, botas, luvas e, claro, capacete. Se não houver todo o equipamento disponível, pelo menos, que use calça longa e calçados apropriados. Nada de rodar de chinelo.

    Outro detalhe importante: embora seja comum em cidades pequenas, transportar crianças com menos de sete anos em motocicletas é infração gravíssima.

  • Oriente o garupa

    Caso o passageiro nunca tenha andado de moto, converse com ele antes de rodar. Oriente-o a sentar o mais próximo de você para não desequilibrar a moto. Caso ele fique muito afastado, a dianteira tende a ficar leve, o que dificulta o controle em baixa velocidade. Garupas sem experiência tendem a querer colocar os pés no chão quando a moto para -- avise-o que isso pode derrubar vocês dois.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Motos

Topo