! Star Wars inspira fabricantes e designers de carro, até no Brasil - 16/12/2015 - UOL Carros

Carros

Star Wars inspira fabricantes e designers de carro, até no Brasil

Divulgação
Carros da Dodge ganharam pintura "Stormtrooper" em Los Angeles (EUA) nesta semana Imagem: Divulgação

André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

16/12/2015 08h00

A série Star Wars, que estreia mais um episódio nos cinemas nesta semana, se passa "em uma galáxia e tempo muito, muito distantes" da nossa realidade.

Por conta disso, os veículos da obra não têm relação com os nossos -- são quase sempre espaçonaves ou transportes flutuantes bem mais desenvolvidos tecnologicamente que carros, motos e aviões que estamos acostumados a ver.

Isso não impede que montadoras, designers e fãs de carros tentem vincular sua imagem ao filme. Conheça, abaixo, exemplos de carros e motos inspirados na trama. Tem até modelo brasileiro pegando carona.

Veículos e propagandas oficias das fabricantes

  • Fiat Toro

    Aproveitar o "frenesi" causado pela estreia do novo episódio da saga "Star Wars" é a justificativa oficial da Fiat do Brasil para lançar o teaser de sua primeira picape média (na verdade, médio-compacta) no dia de estreia de "O Despertar da Força" -- o vídeo feito para o Brasil é idêntico a uma versão feita pela Jeep norte-americana, onde o carro da gravação é, na verdade, um Renegade. Além dos cinemas, TV por assinatura e internet receberão o comercial que mostrará imagens da picape pela primeira vez. Nas cenas, um casal acompanha uma noite estrelada sem saber o que se passa numa galáxia muito, muito distante. Leia mais

  • Imagem: Divulgação/Dodge
    Divulgação/Dodge
    Imagem: Divulgação/Dodge

    Dodge Charger, Challenger e Viper ACR

    A marca norte-americana, para celebrar a estreia do sétimo filme da saga, "Star Wars - O despertar da Força", exibiu nos últimos dias nas ruas de Los Angeles, na Califórnia (EUA), os três carros com pinturas inspiradas na obra.

  • Volkswagen Passat americano

    Para promover o lançamento da sétima geração do Passat nos EUA, a Volkswagen fez um comercial onde um garoto, vestido de Darth Vader, utilizava seus poderes para ligar o motor do carro psiquicamente. Jedi? A questão aqui, de novo, tem ligação com o pai... Assista.

  • Greenpeace contra-ataca

    Rapidamente, a entidade ambiental fez um paródia em resposta ao vídeo da Volkswagen americana. A ONG propôs uma 'aliança rebelde' contra a fabricante alemã e isso ainda em 2011, em tempos muito, muitos distantes dos escândalos de fraude dos motores a diesel -- a alegação era de que empresa financiava lobbies para evitar metas mais rígidas para a emissão de gás carbônico na Europa.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Nissan Juke

    O Nissan Juke já é polêmico pelo seu desenho original, amado por alguns, odiado por outros. Para acirrar ainda mais a discussão, a marca desenvolveu para o mercado japonês, em 2013, um pacote de personalização visual baseado em um... stormtrooper, tradicional soldado da tropa oficial do "Império Galático" na saga. Leia mais

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Toyota Prius

    Para promover o lançamento da antiga geração do Prius PHV (atual no Brasil) no Japão, versão plug-in (recarregável na tomada) do híbrido, a Toyota escolheu o humanoide C-3PO e o pequeno robô R2D2, amigos cibernéticos que se "trollam" em todos os episódios da saga. Na propaganda, o androide dourado perguntava ao pequeno e baixinho robô: "você quer recarregar também?" Leia mais

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Toyota Celica 1977

    Durante a época das gravações dos primeiros três filmes da série, a 20th Century Fox escolheu um Toyota Celica para receber uma pintura especial e promover a obra. De acordo com o blog oficial de "Star Wars", a arte foi feita sobre um Celica GT Liftback, que seria sorteado para fãs depois. O carro, porém, nunca mais foi visto -- sua última aparição foi em janeiro de 1978. Nem a concessionária onde ele foi faturado ou o nome do cliente foram encontrados.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Ural cT

    Até moto faz homenagem: a empresa russa Ural apresentou, na semana de estreia do sétimo episódio do filme, uma versão especial do modelo cT, chamada de "Dark Force". A marca fez questão de frisar que o modelo traz, de série, um sabre de luz retrátil fixado ao sidecar, acessório mais tradicional da empresa. Leia mais

Criações virtuais

  • Imagem: Carwow/Reprodução
    Carwow/Reprodução
    Imagem: Carwow/Reprodução

    Darth Vader BMW Z4 Estrela da Morte

    Com o cenário fictício de Star Wars em mente, a Carwow, uma concessionária online de carros baseada no Reino Unido, previu oito prótótipos de carro baseados nos personagens mais queridos e odiados da franquia. O 'Darth Vader BMW Z4 Estrela da morte' é este conversível que tem capô que imita o distintivo eletrônico e teto inspirado no capacete do vilão. Confira, abaixo, as outras criações de empresa.

  • Imagem: Carwow/Reprodução
    Carwow/Reprodução
    Imagem: Carwow/Reprodução

    Luke Skywalker Mazda MX-5 Land Speeder Edition

  • Imagem: Carwow
    Carwow
    Imagem: Carwow

    Honda NSX 2016 Darth Maul

  • Imagem: Carwow/Reprodução
    Carwow/Reprodução
    Imagem: Carwow/Reprodução

    Alfa Romeo Giulia Stormtrooper Edition

  • Imagem: Carwow/Reprodução
    Carwow/Reprodução
    Imagem: Carwow/Reprodução

    Han Solo Millennium Falcon Hellcat

  • Imagem: Carwow/Reprodução
    Carwow/Reprodução
    Imagem: Carwow/Reprodução

    Jar Jar Binks Nissan Juke

  • Imagem: Carwow/Reprodução
    Carwow/Reprodução
    Imagem: Carwow/Reprodução

    Boba Fett Mercedes-Benz Classe G

  • Imagem: Carwow/Reprodução
    Carwow/Reprodução
    Imagem: Carwow/Reprodução

    Wedge Antilles Lamborghini A-wing

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo