Topo

Salão de Frankfurt

Salão de Frankfurt 2017 será quente; veja os destaques de cada marca

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/09/2017 12h55

Vai começar o maior salão automotivo do mundo. Por ser tão grandiosa, a mostra de Frankfurt é tradicionalmente conhecida por ditar as grandes tendências globais da indústria de carros. Por isso a edição de 2017 promete muitas novidades em relação a condução autônoma e propulsão elétrica.

Surpreende que algumas fabricantes tenham decidido se ausentar do evento: grupo FCA (com as marcas Fiat e Jeep), Peugeot, Nissan, Mitsubishi e Volvo são algumas das que não estarão presentes. Talvez seja o primeiro sinal de que os salões não sejam mais tão importantes assim para a estratégia de marketing das companhias.

Todavia, outras dezenas de fabricantes vão participar. Confira abaixo quais serão os destaques do evento, que terá cobertura in loco da equipe de UOL Carros:

SIGA UOL CARROS NO YOUTUBE

+ Inscreva-se no canal: https://goo.gl/B4mHyi

+ Instagram: https://www.instagram.com/uolcarros/

As promessas de Frankfurt

  • Albergou Gea/Reuters

    Audi

    A grande estrela da Audi será a nova geração do sedã grande A8, considerado o primeiro veículo de produção da história com capacidade de condução autônoma. Além dele a marca local apresentará as novas gerações da perua RS4 Avant e do sedã-cupê RS5 Sportback.

  • BMW/Highsnobiety.com/Divulgação

    BMW

    Outra anfitriã do evento terá no inédito crossover X2 uma de suas novidades mais importantes (inclusive para o Brasil). Também serão apresentados: a nova geração do SUV médio X3; o conceito do novíssimo (e grandalhão) X7; o Série 6 GT (substituto do antigo Série 5 GT); o facelift do elétrico i3 (incluindo a chegada de uma versão esportiva chamada "i3S"); e o novo M5. Já a subsidiária inglesa Mini vai apostar num protótipo que antecipa sua futura configuração elétrica.

  • Divulgação

    Chery

    Após apresentar grande evolução no mercado chinês (progresso que, infelizmente, ainda não foi sentido no Brasil), a Chery se considera pronta para ingressar no exigente mercado europeu. O escolhido para ser seu cartão de visitas será o conceito M31T, que deve dar origem a uma nova marca especializada em SUVs.

  • Murilo Góes/UOL

    Ford

    Chegou a vez de a Europa conhecer a reestilização do EcoSport, já exibida antes em Estados Unidos, China e, claro, Brasil.

  • Divulgação

    Honda

    Vai apresentar o conceito Urban EV, que pelo nome já indica ser o esboço de um futuro compacto movido 100% a eletricidade e talhado para uso em grandes cidades. Também estarão no estande a nova geração do CR-V e o facelift do Jazz (o nosso Fit).

  • Divulgação

    Hyundai-Kia

    O grupo coreano preparou uma lista boa de atrações para Frankfurt. A Hyundai revelará o suvinho Kona, a nova geração do i30 na carroceria sedã e sua recém-criada divisão esportiva, a N, que nasceu para rivalizar com os Volkswagen GTI. A Kia também terá um SUV compacto, o Stonic, além do protótipo Proceed (que antecipa a futura geração do Cee'd), o hot hatch Picanto X-Line e uma renovação de meia-vida do Sorento.

  • Divulgação

    Jaguar Land Rover

    Toda a aposta do grupo JLR estará nas mãos do pequeno utilitário esportivo Jaguar E-Pace, surgido para encarar Audi Q2/Q3, BMW X1/X2, Mercedes-Benz GLA e até o primo Range Rover Evoque. A boa notícia é que ele será vendido no Brasil em 2018, embora sem previsão de fabricação local.

  • UOL Carros

    Mercedes-Benz

    Mais uma montadora "da casa" e, justamente por isso, uma das terão mais produtos a apresentar: a versão de produção da aguardada picape Classe X; a nova geração do brutal Classe G; o hiperesportivo AMG Project One, que usa o trem-de-força híbrido da F1; o protótipo EQ A Concept, que traz a base eletrificada da futura família Classe A; um conceito movido a pilha de hidrogênio do SUV GLC; e as derivações cupê e conversível do novo Classe S preparadas pela AMG. A subsidiária smart também terá um estudo de modelo elétrico, o Vision EQ fortwo.

  • Divulgação

    PSA (Citroën e Opel)

    O grupo Peugeot-Citroën elegeu somente duas de suas marcas, a francesa Citroën e a alemã Opel, para compor o salão. A primeira terá como grande novidade a segunda geração do C3 Aircross, descolando-o do atual Aircross feito no Brasil. Já a segunda levará o SUV (só para variar um pouco) Grandsland X, além de novas configurações da família Insignia e de um facelift para a van Vivaro Tourer.

  • Renault

    No estande oficial da Renault estarão presentes o novíssimo Mégane RS e também o conceito Symbioz, que prevê o primeiro veículo autônomo da marca. Para nós, porém, a atração mais importante estará em outro espaço: o da Dacia. Trata-se da forte renovação do Duster.

  • Reprodução

    Volkswagen

    A sexta geração do Polo já não é mais tão novidade assim, mas será uma das grandes estrelas da Volkswagen em Frankfurt e começará a ser vendida na Europa logo após o fim da mostra. Inédita mesmo será a revelação do T-Roc, SUV compacto-médio baseado no Golf e já descartado para o Brasil. Por quê? Porque para cá está sendo preparado outro utilitário, chamado Tharu, que será produzido na Argentina e terá como "coirmãos" dois produtos também a serem mostrados em Frankfurt: o Seat Arona e o Skoda Karoq.

  • ROBYN BECK/AFP

    Subaru

    Destaque para a versão de produção da nova geração do Impreza.

  • Murilo Góes/UOL

    Toyota

    O crossover C-HR, cada vez mais perto do Brasil, ganhará uma nova configuração em Frankfurt, denominada Hy-Power (acredita-se que seja totalmente elétrica). O utilitário Land Cruiser passará por atualização, enquanto a subsidiária premium Lexus exibirá novos representantes das famílias CT e NX.

  • Thomas Kienzle/Reuters

    Superluxo

    As marcas de luxo querem roubar as atenções em Frankfurt: a Porsche com a segunda geração do Cayenne; a Ferrari com o GT Portofino, que chega para o lugar da California T; a Lamborghini com o Aventador S Roadster; a Bentley com o renovadíssimo Continental GT; e a Rolls Royce com um Phantom novinho em folha.

Mais Salão de Frankfurt